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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940665 - Aconselhamento Psicológico
COUNSELLING PSYCHOLOGY

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar o histórico, a definição, as bases epistemológicas, as teorias e práticas  do campo do Aconselhamento Psicológico.

Específico: Espera-se que, ao final da disciplina, os alunos possam:
1. Compreender o surgimento histórico do Aconselhamento Psicológico;
2. Apresentar de forma crítica as diferentes definições de Aconselhamento Psicológico, reconhecendo suas bases epistemológicas;
3.  Identificar as principais teorias em Aconselhamento Psicológico;
4. Reconhecer as particularidades das práticas de Aconselhamento Psicológico nos contextos institucionais no campo da saúde, educação, assistência social e psicologia jurídica.
5. Ter uma postura ética e de constante problematização sobre os potenciais, limites e desafios na construção de teorias e práticas em Aconselhamento Psicológico. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3154706 - Laura Vilela e Souza
 
Programa Resumido
A disciplina Aconselhamento Psicológico apresenta o histórico do campo de Aconselhamento Psicológico; discute suas definições e esforços de diferenciação das demais disciplinas psicológicas ao longo do tempo; apresenta as principais teorias e práticas do campo e as discute a partir da sua aplicação em diferentes contextos. Ênfase é dada às teorias contemporâneas em Aconselhamento Psicológico e às práticas delas derivadas.
 
 
 
Programa
1. Histórico do campo do Aconselhamento Psicológico, sua definição e bases epistemológicas;
2. Teorias de Aconselhamento Psicológico;
3. Aconselhamento Psicológico e habilidades interpessoais do profissional;
4. Plantão Psicológico como prática de Aconselhamento Psicológico em diferentes contextos;
5. Aconselhamento Psicológico em instituições;
6. Aconselhamento Psicológico em situações específicas na área da saúde, educação, assistência social e psicologia jurídica;
7. Questões éticas na prática em Aconselhamento Psicológico;
8. Aconselhamento Psicológico na atualidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Construção do contexto conversacional, aulas expositivas breves e dialogadas, discussão de texto em pequenos grupos, discussão de casos, palestras com profissionais da área, simulações de atendimento, dramatizações, exercícios de interação interpessoal, análise de filmes, de documentários, de entrevistas e de atendimentos clínicos. Atividades discentes: Leitura de textos, construção de resenhas críticas sobre os textos lidos, trabalho teórico sobre os diferentes conteúdos da disciplina, participação nas atividades práticas envolvidas na realização do trabalho em grupo.
Critério
Leitura dos textos indicados. Participação nas atividades práticas da disciplina. Realização de trabalho teórico individual. Realização e apresentação de trabalho em grupo.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina, exigindo a realização de atividades avaliativas durante todo o semestre.
 
Bibliografia
     
Altmaier, E. M., & Hansen, J. I. C. (2011). The Oxford Handbook of Counseling Psychology. Oxford: Oxford University Press.
Bobele, M., & Slive, A. (2011). When one hour is all you have: Effective therapy for walk-in clientes. Zeig, Tucker & Theisen.
Clarkson, P. (1998). Counselling Psychology: Integrating theory, research and supervised practice. New York: Routledge.
Hill, C. E. (2012). Shopping around for theories for counseling psychology practice: Reaction. The Counseling Psychologist, 40(7), 1061-1069.
Mahfoud, M. (Org.). (2012). Plantão psicológico: novos horizontes (2ª ed.). São Paulo: Companhia Ilimitada.
Morato, E. F. M., Barreto, C. L. B. T., & Nunes, A. P. (Org.). (2012). Aconselhamento psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial: Uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Patterson, L. E., & Eisenberg, S. (2013). O processo de aconselhamento (4ª ed.) (M. Alonso, Trad.). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.
Peavy, V. (2004). SocioDynamic Counselling: A Practical Approach to Meaning Making. Taos: Taos Institute Publications.
Scheel, M. J., Berman, M., Friedlander, M. L., Conoley, C. W., Duan, C., & Whiston, S. C. (2011). Whatever happened to counseling in counseling psychology? The Counselling Psychologist, 39(5), 673-692.
Schmidt, M. L. S. (2006). Continuidade e ruptura: Interpretação da história do serviço de aconselhamento psicológico do Instituto de Psicologia da USP. Mnemosine, 2(2), 3-32.
Scorsolini-Comin, F. (2015). Aconselhamento psicológico: Aplicações em gestão de carreiras, educação e saúde. São Paulo: Editora Atlas.
Tassinari, M. A., Cordeiro, A. P. S., & Durange, W. T. (Org.). (2013). Revisitando o plantão psicológico centrado na pessoa. Curitiba: CRV.
Woolfe, R., Strawbridge, S., Douglas, B., & Dryden, W. (2010). Handbook of Counselling Psychology (3rd ed.). London: Sage.
Young, K., Dick, M., Herring, K., & Lee, J. (2008). From Waiting Lists to Walk-In: Stories from a Walk-In Therapy Clinic. Journal of Systemic Therapies, 27(4), 23-39.

Artigos científicos recentes e publicados em revistas científicas indexadas da área poderão ser incluídos nas referências do programa da disciplina.
 

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