Geral: Desenvolver no aluno a competência de: - caracterizar a construção da psicologia num determinado contexto espaço temporal pela análise de documentos de diversos gêneros e autores. - caracterizar as diferenças entre modalidades de conceber os conhecimentos e as práticas psicológicas ao longo do tempo e em diversas culturas. Específicos: - caracterizar a construção dos saberes psicológicos no Brasil. - caracterizar o processo de institucionalização da psicologia no Brasil - caracterizar as modalidades de apropriação no Brasil das principais perspectivas de Psicologia científica.
A disciplina aborda a história da psicologia no Brasil: desde os os saberes psicológicos na cultura luso brasileira, do século XVI ao século XVIII; até o processo de institucionalização do saber psicológico, no Brasil do século XIX; e a consolidação da psicologia científica no Brasil ao longo do século XX. A perspectiva da disciplina é a de focar passado, presente e futuro da psicologia em sua interação com sociedade, ciência e cultura brasileira.
A história da psicologia em diversos contextos espaço-temporais e as categorias historiográficas utilizadas. A história da historiografia brasileira da psicologia Saberes psicológicos na cultura luso brasileira, do século XVI ao século XVII: 1. Contextualização histórica 2. As cartas e os relatos de viajantes, missionários, moradores como narrativas de vivências psicológicas e sociais e como construções retóricas. 3. Os jesuítas como portadores e transmissores de saberes psicológicos: Antonio Vieira; Alexandre de Gusmão. 4. O uso da teoria medico hipocrático-galênica no Brasil Saberes Psicológicos de pensadores brasileiros no Brasil nos séculos XVII e XVIII: 1. Contextualização histórica 2. A visão de homem e a instabilidade da vida consciente segundo Feliciano Joaquim de Sousa Nunes 3. O compêndio de Nuno Marques Pereira como um regimento para o bem viver 4. Mathias Aires Ramos da Silva de Eça: as noções de temporalidade, vida inconsciente e narcisismo 5. A higiene das emoções segundo o médico Francisco de Mello Franco O processo de institucionalização do saber psicológico, no Brasil do século XIX: 1. Contextualização histórica 2. A concepção mecanicista e os processos psíquicos em autores brasileiros: 3. As investigações de Psicologia de Eduardo Ferreira França 4. A “fisiologia mental” de Luís Pereira Barreto e a introdução do positivismo no Brasil 4. O ensino da “psychologia” nas instituições de segundo e terceiro grau A psicologia no Brasil ao longo do século XX: 1. Contextualização histórica 2. A continuidade das tradições anteriores; 3. O Funcionalismo no Brasil 4. A apropriação da psicanálise no contexto brasileiro 5. A apropriação da perspectiva fenomenológica-existencial no Brasil 6. A apropriação da perspectiva humanista no Brasil 7. A apropriação da teoria da Gestalt no contexto brasileiro 8. A apropriação da análise experimental do comportamento no Brasil 9. A apropriação da psicologia social e da psicologia comunitária no Brasil Passado, presente e futuro da psicologia em sua interação com sociedade, ciência e cultura brasileira
Massimi, M. (1990). História da Psicologia Brasileira, (até 1934). São Paulo, Edição Pedagógica Universitária, 1990. Massimi, M. (Org.) (2004). História da Psicologia Brasileira no Século XX. São Paulo: Edição Pedagógica Universitária, 2004 Massimi, M. (2010). A teoria dos temperamento e suas aplicações nos trópicos. Editora Holos. Massimi, M. (2015). Saberes psicológicos no Brasil: história, psicologia e cultura. Curitiba: Editora Juruá. Artigos da Revista eletrônica Memorandum: memória e história em psicologia