Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940670 - Seminários de Pesquisa I
RESEARCH SEMINARS I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
A presente disciplina é de caráter optativo e tem como propósito introduzir o aluno nos aspectos relativos à produção científica em Psicologia. Até o final do presente semestre esperamos que os alunos sejam capazes de: I. Identificar a amplitude e a diversidade de pesquisas desenvolvidas no Departamento de Psicologia e Educação; II. Identificar e discutir as perspectivas teórico-metodológicas das pesquisas produzidas no Departamento de Psicologia e Educação; III. Discutir o modo de produção de conhecimento em Psicologia; IV. Escolher um tema/objeto de pesquisa e discutir sobre a produção científica recente relacionada a esse, a partir de um levantamento e revisão de literatura na área.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1075420 - Luciana Carla dos Santos Elias
2987029 - Patricia Ferreira Monticelli
 
Programa Resumido
Em uma primeira fase (“Abordagens Metodológicas e Ética nas Pesquisas em Psicologia”) a disciplina apresenta o que são ciência, metodologia qualitativa em Psicologia, metodologia quantitativa em Psicologia, ética em pesquisas com seres humanos e animais, como se fazem buscas bibliográficas em bases de dados de natureza científica. Em um segundo bloco (“Linhas de Pesquisa em Psicologia”) apresenta, na forma de seminários proferidos pelos docentes do Departamento de Psicologia (DP) e por pesquisadores de outras unidades ou departamentos da USP, diferentes linhas de pesquisa em Psicologia. Os seguintes tópicos são apresentados nos seminários de cada linha: I. Delimitação do estágio atual de desenvolvimento do campo de pesquisa e do objeto de estudo em questão; II. Contextualização da metodologia utilizada; III. Apresentação sucinta dos projetos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos pelo docente; IV. Informação sobre as possibilidades de inserção de projetos de pesquisa sob sua orientação, como trabalho de conclusão do Programa de Bacharelado.
 
 
 
Programa
Para facilitar o alcance dos objetivos gerais, a disciplina está organizada em 2 unidades: Unidade 1. Abordagens Metodológicas e Ética nas pesquisas em Psicologia. • O que é Ciência? • Metodologia qualitativa em Psicologia. • Metodologia quantitativa em Psicologia. • Ética em pesquisas com seres humanos e animais. • Buscas bibliográficas em bases de dados bibliográficos de natureza científica. Unidade 2. Linhas de Pesquisa em Psicologia do DP e áreas afins.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários organizados a cada aula para a apresentação da linha de pesquisa dos docentes do departamento e de outros pesquisadores com possibilidade de oferecer orientação. Atividades discentes: Serão utilizados seminários, leituras dos textos, resenhas, e ensaio escrito, a saber: - Seminários serão organizados a cada aula para a apresentação de temas relacionados à produção científica em Psicologia, bem como de linhas de pesquisa dos docentes do DPE e de outros pesquisadores com possibilidade de inserção de projetos de pesquisa sob sua orientação. - Espera-se sempre que os alunos façam as leituras dos textos indicados pelos docentes, a fim de facilitar a escolha pelo tema de interesse a ser desenvolvido no Ensaio escrito. - Resenhas: o aluno deverá escolher 4 seminários, dentre os diversos apresentados, para redigir uma resenha sobre o tema apresentado. Cada resenha deverá ser entregue na aula da semana seguinte ao seminário escolhido. - Ensaio escrito: o aluno deverá escolher um tema de sua preferência dentre os apresentados nos seminários para realizar uma revisão de literatura sobre o mesmo. O Ensaio deverá ser entregue no último dia de aula, como consta no cronograma da disciplina.
Critério
Os alunos poderão receber até 10 pontos, distribuídos nas seguintes atividades de avaliação: - Frequência em, no mínimo, 70% das aulas – 1 ponto. - Resenhas de quatro seminários escolhidos pelo próprio aluno – 4 pontos. - Ensaio escrito – 5 pontos. OBS: - A nota final do aluno será a soma das notas nas atividades supracitadas. - As resenhas serão realizadas individualmente. - O trabalho final será realizado individualmente ou em dupla. - O cronograma poderá ser revisto, caso haja necessidade de alterar datas de atividades.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita. Conteúdo: Unidade 1 do programa e tema escolhido pelo aluno para elaboração do Ensaio escrito.
 
Bibliografia
     
Bock, A. M. B. (2003). Psicologia e o compromisso social. São Paulo: Cortez. Cosby, P. C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Editora Atlas. Creswell, J. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed. Goldenberg, M. (2000). A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 4. ed. Rio de Janeiro: Record. Gil, A. C. (1987). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Ed. Atlas. Conselho Federal de Psicologia. Legislação. Resoluções. Disponível em:
 

Clique para consultar os requisitos para 5940670

Clique para consultar o oferecimento para 5940670

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP