Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: - Aplicar as noções básicas de estatísticas descritivas, paramétrica e não-paramétrica às pesquisas em Psicologia; - Interpretar os resultados provenientes dos procedimentos estatísticos adotados em artigos científicos de diferentes áreas da Psicologia.
Análises descritivas; Limpeza dos dados: casos omissos, outliers univariados e multivariados, multicolinearidade, singularidade, linearidade; Estatística paramétrica: Correlação bivariada; Regressão Múltipla padrão, stepwise e hierárquica; ANOVA e Teste t; Análise Fatorial Exploratória; Introdução à estatística não-paramétrica.
- Análises descritivas (medidas de tendência central e dispersão) - Diferenças entre testes paramétricos e não-paramétricos. - Correlações bivariadas. - Regressões múltiplas padrão, stepwise e hierárquica. - ANOVA e Teste t. - Análise Fatorial Exploratória. - Introdução à estatística não-paramétrica: Testes de qui-quadrado; Wilcoxon, Mann-Whitney, Coeficiente de correlação de Spearman.
Borges-Andrade, J. E. e Zanelli, J. C. (2014). Psicologia e Produção de Conhecimento em Organizações e Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 492-517). Porto Alegre: Artmed. Günther, H. (2004). Como elaborar um relato de pesquisa. (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Socias, N° 02). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. Günther, H. (2006). Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2), 201-210. Hair, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman. Moore, D. S. (2005). A estatística básica e sua prática. Rio de Janeiro: LTC. Pasquali, L. (2004). Análise fatorial para pesquisadores. Petrópolis: Vozes. Tabachnick, B.G., & Fidell, L.S. (2007). Using multivariate statistics. New York, NY: Harper-Collins College Publishers.