Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940680 - Teorias e Práticas em Psicologia Clínica: A Psicologia Analítica de Jung
THEORIES AND PRACTICES IN CLINICAL PSYCHOLOGY: JUNG'S ANALYTICAL PSYCHOLOGY

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar as principais contribuições da escola Junguiana, em termos de teoria sobre funcionamento mental e das práticas psicoterápicas que derivam dessas concepções. Específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá: - Conhecer as condições históricas contextuais e da biografia de Jung que facilitaram a criação da Psicologia Analítica - Conhecer o percurso da prática Junguiana, partindo do trabalho com experimentos de associação de palavras até o desenvolvimento da técnica terapêutica própria. - Conhecer práticas terapêuticas utilizadas no campo da saúde mental derivadas da contribuição da Psicologia Analítica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90714 - Regina Helena Lima Caldana
 
Programa Resumido
A emergência da teoria Junguiana. A estrutura e o funcionamento mental na concepção Junguiana. Práticas em Psicologia fundamentadas no pensamento Junguiano.
 
 
 
Programa
• A biografia de Jung e o contexto da época • Contribuições e contraposições à teoria freudiana • A tipologia Junguiana • A estrutura da personalidade: inconsciente coletivo • A dimensão energética da teoria: símbolos e o processo de individuação • A prática psicoterapêutica contemporânea: as escolas Clássica, Desenvolvimentista e Arquetípica. • Novas perspectivas propostas para o campo da saúde mental: a contribuição de Nise da Silveira no Brasil.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas e exercícios em grupo com base em vídeos, obras literárias e relatos de prática. Atividades discentes: Leitura prévia e discussão de textos em sala de aula, e realização de exercícios e trabalhos em grupo.
Critério
Média aritmética entre duas provas individuais com peso 4 cada, e a nota pelo conjunto dos exercícios realizados em grupo, com peso 2.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e uma prova oral, sobre o conteúdo da Disciplina no prazo previsto pela regulamentação. O aluno deverá entrar em contato com o docente para marcação das datas.
 
Bibliografia
     
Jung, C.G. (1981). Estudos sobre Psicologia Analítica. Petrópolis. Vozes, Vol. VII, 1981. Jung, C.G. (1985). Fundamentos de Psicologia Analítica. Petrópolis, Vozes, Vol XVIII (1). Jung, C.G. (1995). Memórias, sonhos e reflexões. RJ, Nova Fronteira. Jung, C.G. (1975). O homem e a descoberta da sua alma. Porto: Brasília Editora. Jung, C.G. (1998). O homem e seus símbolos. RJ, Nova Fronteira. Silveira, N. (1994). Jung: vida e obra. SP, Paz e Terra. Storr, A. (1973). As idéias de Jung. SP, EDUSP/Cultrix. Young-Eisendrath, P., & Dawson, T. (2002). Manual de Cambridge para estudos Junguianos Porto Alegre, Artmed.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940680

Clique para consultar o oferecimento para 5940680

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP