Geral: Apresentar as principais contribuições da escola Junguiana, em termos de teoria sobre funcionamento mental e das práticas psicoterápicas que derivam dessas concepções. Específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá: - Conhecer as condições históricas contextuais e da biografia de Jung que facilitaram a criação da Psicologia Analítica - Conhecer o percurso da prática Junguiana, partindo do trabalho com experimentos de associação de palavras até o desenvolvimento da técnica terapêutica própria. - Conhecer práticas terapêuticas utilizadas no campo da saúde mental derivadas da contribuição da Psicologia Analítica.
A emergência da teoria Junguiana. A estrutura e o funcionamento mental na concepção Junguiana. Práticas em Psicologia fundamentadas no pensamento Junguiano.
• A biografia de Jung e o contexto da época • Contribuições e contraposições à teoria freudiana • A tipologia Junguiana • A estrutura da personalidade: inconsciente coletivo • A dimensão energética da teoria: símbolos e o processo de individuação • A prática psicoterapêutica contemporânea: as escolas Clássica, Desenvolvimentista e Arquetípica. • Novas perspectivas propostas para o campo da saúde mental: a contribuição de Nise da Silveira no Brasil.
Jung, C.G. (1981). Estudos sobre Psicologia Analítica. Petrópolis. Vozes, Vol. VII, 1981. Jung, C.G. (1985). Fundamentos de Psicologia Analítica. Petrópolis, Vozes, Vol XVIII (1). Jung, C.G. (1995). Memórias, sonhos e reflexões. RJ, Nova Fronteira. Jung, C.G. (1975). O homem e a descoberta da sua alma. Porto: Brasília Editora. Jung, C.G. (1998). O homem e seus símbolos. RJ, Nova Fronteira. Silveira, N. (1994). Jung: vida e obra. SP, Paz e Terra. Storr, A. (1973). As idéias de Jung. SP, EDUSP/Cultrix. Young-Eisendrath, P., & Dawson, T. (2002). Manual de Cambridge para estudos Junguianos Porto Alegre, Artmed.