Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940681 - Informação Profissional e Acesso à Universidade
VOCATIONAL EXPLORATION AND ACCESS TO UNIVERSITY

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: apresentar a Informação Profissional (exploração vocacional) como estratégia relevante para as decisões de carreira. Específicos: ao final da disciplina os alunos deverão estar aptos a: - Identificar diferentes caminhos para a formação educacional e profissional; - Identificar as estratégias de divulgação de informações sobre cursos e carreiras (técnicos, tecnológicos e universitários); - Conhecer os diferentes processos de seleção em cursos de técnicos, tecnológicos e universitários, com ênfase em instituições públicas; - Conhecer políticas públicas de acesso e permanência na universidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5737842 - Fabiana Maris Versuti
2917740 - Lucy Leal Melo Silva
 
Programa Resumido
Informação Profissional com vistas ao acesso à formação técnica, tecnológica e universitária: Exploração vocacional. Métodos e técnicas para Informação Profissional: (a) modelos de recursos impressos, (b) programas e sistemas de informação e (c) sites na internet. Trabalho de campo para divulgação do acesso à universidade pública.
 
 
 
Programa
 A Informação Profissional como conteúdo essencial para o processo de tomada de decisões sobre estudos, carreira e preparação para a vida e o trabalho.  A “exploração vocacional” como processos de procura, de interpretação e de integração de informação (pessoal e do mundo profissional) na resolução de problemas ou dilemas sobre a escolha da profissão.  Estratégias tradicionais de informação e programas mediados pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).  Feiras de profissões.  Programas e sistemas de informação.  Preparação de material sobre políticas públicas de acesso e permanência na universidade.  Ações afirmativas e cotas universitárias.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas ministradas pelos professores e convidados. - Discussão de textos e vídeos. - Supervisão da preparação das apresentações sobre o acesso à formação técnica, tecnológica e universitária, destinadas aos alunos do ensino fundamental (anos finais) e médio público. Atividades discentes - Leitura de referências bibliográficas, com discussão em sala de aula. - Realização de trabalho de campo. Preparação das apresentações destinadas aos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública. Agendamento com escolas. - Apresentação oral do trabalho sobre a experiência no campo em sala de aula. - Resenhas e avaliações individuais
Critério
A nota final será a média aritmética das seguintes avaliações: - Avaliação da preparação da atividade de campo e da apresentação - Relatório da atividade
Norma de Recuperação
Domínio do conteúdo básico verificado por meio da realização da atividade de campo e do relatório escrito. Os alunos em situação de recuperação da aprendizagem realizarão outra atividade a ser estabelecida com a docente responsável pela disciplina com o estabelecimento de uma agenda em comum acordo, respeitando o prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
Esbrogeo, M. C., & Melo-Silva, L. L. (2012). Informação profissional e orientação para a carreira mediadas por computador: uma revisão da literatura. Psicologia. USP, 23(1), pp.133-155. Guarnieri, F. V., & Melo-Silva, L. L. (2007). Ações afirmativas na educação superior: rumos da discussão nos últimos cinco anos. Psicologia & Sociedade, 19(2), 70-78. Guarnieri, F. V., & Melo-Silva, L.L. (2010). Perspectivas de estudantes em situação de vestibular sobre as cotas universitárias. Psicologia & Sociedade, 22(3), 486-498. Inácio, P., & Gamboa, V. (2008). A autoeficácia na utilização da internet para a pesquisa de informação escolar e profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 9(1), 13-28. Piotto, D.C. [Org.] (2014). Camadas populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares. São Carlos: Pedro & João Editores. Siebiger, R. H. (n.d.). Orientação e informação profissional via internet: Uma proposta. Universidade de Brasília, s.d. Retirado em 20 fevereiro 2007, de http://www.abed.org.br Taveira, M. C. (2000). Exploração e desenvolvimento vocacional de jovens. Braga: Lusografe.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940681

Clique para consultar o oferecimento para 5940681

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP