Gerais: Discutir a análise funcional do comportamento como ferramenta de trabalho derivada da Análise Experimental do Comportamento e suas aplicações em diferentes ambientes de intervenção. Específicos: Os alunos deverão, no final da disciplina, ser capazes de: - Discutir as bases filosóficas que fundamentam a Análise do Comportamento, assim como os princípios teóricos que norteiam a sua ação e as práticas decorrentes. - Conceituar a contingência de três termos e identificar esse conceito como a ferramenta básica para a intervenção dentro desta perspectiva teórica. - Analisar situações práticas sob a ótica da Análise do Comportamento Aplicada nos diferentes espaços do fazer do Psicólogo. - Analisar e definir a multideterminação do comportamento em termos de relações funcionais entre o indivíduo e seu ambiente.
A disciplina discute a aplicação dos princípios de aprendizagem descritos pela Análise do Comportamento na análise funcional de situações práticas. Também propõe a discussão de intervenções com base nesses princípios.
- Fundamentos filosóficos da Análise do Comportamento: o Behaviorismo Radical. - Princípios básicos de aprendizagem operante. - O conceito de contingência e sua implicação para a análise funcional do comportamento. - Análise do comportamento aplicada: a análise funcional como ferramenta de intervenção em diferentes contextos aplicados. - Estudos de caso dentro de uma perspectiva analítico-funcional.
Bibliografia Básica: Abreu-Rodrigues, J., & Ribeiro, M. R. (2005). Análise do Comportamento: Pesquisa, teoria e aplicação. Porto Alegre: Artmed. Banaco, R. A. (Org.). (1997). Sobre comportamento e cognição: Aspectos teóricos, metodológicos e de formação em análise do comportamento e terapia cognitivista (Vol. 1). São Paulo: Arbytes. Carvalho Neto, M. B. (2002). Análise do comportamento: behaviorismo radical, análise experimental do comportamento e análise aplicada do comportamento. Interação em Psicologia, 6(1), 13-18. Hübner, M. M. C., & Moreira, M. B. (2012). Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Matos, M. A. (1999). Análise funcional do comportamento. Estudos de Psicologia, 16, 8-18. Sério, T. M. A. P. (1997). Por que sou behaviorista radical? In: R.A. Banaco (Org.), Sobre comportamento e cognição (vol. 1, pp.68-75). São Paulo: ARBytes. Tourinho, E.Z ., & Luna, S. V. (2010). Análise do comportamento: Investigações históricas, conceituais e aplicadas. São Paulo: Roca. Zamignani, D. R. (Org.). (1997). Sobre comportamento e cognição: A aplicação da análise do comportamento e da terapia cognitivo-comportamental no hospital geral e nos transtornos psiquiátricos. São Paulo: Arbytes. Além dessas referências são utilizados artigos científicos recentes para leitura e discussão em sala de aula.