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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940683 - Análise Funcional do Comportamento
FUNCTIONAL ANALYSIS OF BEHAVIOR

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Gerais: 
Discutir a análise funcional do comportamento como ferramenta de trabalho derivada da Análise Experimental do Comportamento e suas aplicações em diferentes ambientes de intervenção.

Específicos: 
Os alunos deverão, no final da disciplina, ser capazes de:
- Discutir as bases filosóficas que fundamentam a Análise do Comportamento, assim como os princípios teóricos que norteiam a sua ação e as práticas decorrentes.
- Conceituar a contingência de três termos e identificar esse conceito como a ferramenta básica para a intervenção dentro desta perspectiva teórica.
- Analisar situações práticas sob a ótica da Análise do Comportamento Aplicada nos diferentes espaços do fazer do Psicólogo.
- Analisar e definir a multideterminação do comportamento em termos de relações funcionais entre o indivíduo e seu ambiente. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3266847 - Andreia Schmidt
 
Programa Resumido
A disciplina discute a aplicação dos princípios de aprendizagem descritos pela Análise do Comportamento na análise funcional de situações práticas. Também propõe a discussão de intervenções com base nesses princípios. 
 
 
 
Programa
- Fundamentos filosóficos da Análise do Comportamento: o Behaviorismo Radical.
- Princípios básicos de aprendizagem operante.
- O conceito de contingência e sua implicação para a análise funcional do comportamento.
- Análise do comportamento aplicada: a análise funcional como ferramenta de intervenção em diferentes contextos aplicados.
- Estudos de caso dentro de uma perspectiva analítico-funcional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Aulas expositivas b) Leitura e discussão de textos (ref. crédito - trabalho) c) Exercícios em classe de análise funcional Atividades discentes: - Leitura e discussão dos textos apresentados - Discussão, em grupo, de estudos de casos de intervenção sob a perspectiva teórica trabalhada.
Critério
A avaliação será feita por meio de provas sobre os conteúdos estudados
Norma de Recuperação
Prova de recuperação
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
Abreu-Rodrigues, J., & Ribeiro, M. R. (2005). Análise do Comportamento: Pesquisa, teoria e aplicação. Porto Alegre: Artmed.
Banaco, R. A. (Org.). (1997). Sobre comportamento e cognição: Aspectos teóricos, metodológicos e de formação em análise do comportamento e terapia cognitivista (Vol. 1). São Paulo: Arbytes.
Carvalho Neto, M. B. (2002). Análise do comportamento: behaviorismo radical, análise experimental do comportamento e análise aplicada do comportamento. Interação em Psicologia, 6(1), 13-18.
Hübner, M. M. C., & Moreira, M. B. (2012). Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Matos, M. A. (1999). Análise funcional do comportamento. Estudos de Psicologia, 16, 8-18.
Sério, T. M. A. P. (1997). Por que sou behaviorista radical? In: R.A. Banaco (Org.), Sobre comportamento e cognição (vol. 1, pp.68-75). São Paulo: ARBytes.
Tourinho, E.Z ., & Luna, S. V. (2010). Análise do comportamento: Investigações históricas, conceituais e aplicadas. São Paulo: Roca.
Zamignani, D. R. (Org.). (1997). Sobre comportamento e cognição: A aplicação da análise do comportamento e da terapia cognitivo-comportamental no hospital geral e nos transtornos psiquiátricos. São Paulo: Arbytes.

Além dessas referências são utilizados artigos científicos recentes para leitura e discussão em sala de aula. 
 

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