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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940684 - Métodos Projetivos II
PROJECTIVE METHODS II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os princípios dos processos projetivos de Avaliação Psicológica, assim como suas possíveis consequências sociais.

Específicos: 
Ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:
- Compreender o histórico e evolução dos métodos projetivos de avaliação psicológica considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.
- Caracterizar os tipos de métodos projetivos de avaliação psicológica, com base na definição e operacionalização de seus principais conceitos.
- Planejar o uso de métodos projetivos de avaliação psicológica (sobretudo no campo afetivo e de personalidade) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos.
- Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica por meio de métodos projetivos gráficos.
- Desenvolver o senso crítico em relação aos métodos projetivos de avaliação psicológica: seus limites e suas possibilidades. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2054050 - Sylvia Domingos Barrera
 
Programa Resumido
Métodos projetivos de avaliação psicológica: princípios e desenvolvimento histórico. Diferentes tipos de métodos projetivos de avaliação psicológica, suas características técnicas, uso e suas consequências sociais, com ênfase nos instrumentos gráficos de avaliação afetiva e de personalidade.
 
 
 
Programa
- Histórico e evolução dos métodos projetivos de avaliação psicológica, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo afetivo e de personalidade, por meio do grafismo
- Fundamentação teórica de métodos projetivos de avaliação psicológica
- Métodos projetivos para avaliação afetiva e de personalidade, em diferentes contextos e para diferentes públicos-alvo
- Administração, correção, interpretação e redação de resultados de métodos projetivos gráficos de avaliação psicológica: 
a) DFH – Desenho de Figura Humana 
b) HTP – House, Tree, Person
c) Bateria do Grafismo de Hammer
d) Desenhos-Estória 
e) Desenhos-Estória com Família
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas, com discussão das temáticas das aulas com a turma. - Treinamentos práticos (role playing). 11) Atividades discentes: - Leituras de referências bibliográficas, com discussão do material em sala de aula. - Treinamentos práticos nas atividades de aplicação, codificação e interpretação dos materiais de avaliação psicológica. - Elaboração de relatórios de avaliação psicológica (atividades práticas)
Critério
Prova escrita (peso 2, nota máxima = 10). Participação das atividades e exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula (peso 1, nota máxima = 10).
Norma de Recuperação
Dado o caráter teórico e prático da disciplina, não há possiblidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Ambiel, R. A. M., Rabelo, I. S., Pacanaro, S. V., Alves, G.A.S., & Leme, I. F. A. S. (2011). Avaliação psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Anzieu, D. (1981). Os métodos projetivos. Tradução de Maria Lúcia do Eirado Silva. 4a. ed. Rio de Janeiro: Campus.
Arzeno, M. E. G. (1995). Psicodiagnóstico clínico: Novas contribuições. Porto Alegre: Artmed. 
Chabert, C. (2004). Psicanálise e Métodos Projetivos. Tradução de Álvaro José Lelé e Eliane Maria Almeida Costa e Silva. São Paulo: Vetor.
Conselho Federal de Psicologia (2010). Avaliação psicológica: Diretrizes na regulamentação da profissão. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2011). Ano da Avaliação psicológica: textos geradores. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
Campos, D.M.S.C. (1989). O Teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade. Petrópolis: Vozes.
Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Orgs.) (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed.
Grassano, E. (1996). Indicadores psicopatológicos nas técnicas projetivas. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Hutz, C.S. (Org.) (2009). Avanços e polêmicas em Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo.
MANUAIS dos vários testes psicológicos referidos no conteúdo da disciplina, publicados por diferentes editoras, parte do acervo clínico do Centro de Psicologia Aplicada desta Faculdade.
Nunes, M. L. T. (2010). Técnicas projetivas com crianças. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Ocampo, M. L. S., Piccolo, E. G., & Arzeno, M. E. G. (Eds.) (2001). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes.
Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed.
Sisto, F. F., Santos, A. A. A., & Noronha, A. P. P. (2008). Facetas do fazer em avaliação psicológica. São Paulo: Vetor.
Urbina, S. (2007). Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed
Van Kolck, O. L. (1984). Testes projetivos gráficos no diagnóstico psicológico. São Paulo, EPU.
Villemor-Amaral, A. E., & Werlang, B. S. G. (2008). Atualizações em métodos projetivos para avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
Werlang, B. S. G. & Oliveira, M. S. (Eds.) (2006). Temas em psicologia clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo.
 

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