Geral: - assimilar criticamente os principais paradigmas de análise de instituições e se apoderar dos métodos de intervenção do psicólogo junto aos grupos, instituições e comunidades. Específicos: - aprender o manejo dos diferentes instrumentos e estratégias de intervenção em Análise Institucional e Psicologia Comunitária: Dinâmica de Grupo, Grupo Operativo, Oficina de Criação e Expressão, Sociodrama, Arte e Educação.
A disciplina discute os principais paradigmas e métodos de análise e intervenção em instituições e comunidades, propondo, além de estudos teóricos, uma inserção prática em instituição.
Parte teórica: Os paradigmas e métodos de análise e intervenção junto às instituições e comunidades. As técnicas grupais de intervenção: a dinâmica de grupo de Kurt Lewin, o grupo operativo de Jose Bleger e Pichon-Rivière. A Análise Institucional de Lourau e Lapassade; instituição, transversalidade, analisador, transferência e contratransferência institucional. A Pedagogia Institucional, as Oficinas de Expressão e Criatividade, a Arte-Educação de Sara Pain. O Psicodrama Público de Levy Moreno, o Teatro Invisível de Augusto Boal e a Multiplicação Dramática e Literária de Pavlovsky. Parte prática: Observação participante em instituições educativas, de saúde e serviço social, bem como comunidades do entorno. Diagnóstico sumário da instituição e análise da distribuição do tempo, do espaço no cotidiano, das atividades de rotina e terapêuticas. Entrevistas com profissionais e/ou clientela para análise das relações institucionais e demandas. Planejar, executar e avaliar estratégias e dispositivos de intervenção psicossocial, no sentido de melhores condições de vida e trabalho institucional.
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