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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940690 - Métodos projetivos IV
PROJECTIVE METHODS IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os métodos projetivos baseados em fábulas e técnicas lúdicas, assim como suas possíveis consequências sociais.

Específicos: 
Ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:
- Compreender o histórico e evolução dos métodos projetivos baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.
- Caracterizar os tipos de métodos projetivos baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas, em especial Teste das Fábulas, Teste do Conto de Fadas, Questionário Desiderativo e Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister.
- Planejar o uso de métodos projetivos baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos.
- Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54202 - Sonia Regina Pasian
 
Programa Resumido
Métodos projetivos baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas: princípios e desenvolvimento histórico, no Brasil e no mundo. Teste das Fábulas, Teste do Conto de Fadas, Questionário Desiderativo e Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister: suas características técnicas, uso e consequências sociais. 
 
 
 
Programa
a) Caracterização e definição de métodos projetivos baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas
b) Histórico dos métodos projetivos baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas no Brasil e no mundo (contextualização geral)
c) Diferentes métodos baseados em fábulas, contos e técnicas lúdicas e suas possibilidades de aplicação.
d) Teste das Fábulas
e) Teste do Conto de Fadas
f) Questionário Desiderativo
g) Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister
- Exercícios de classificação de protocolos (casos-modelo)
- Exercícios de interpretação de protocolos (casos-modelo).
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas, com discussão das temáticas das aulas com a turma. - Treinamentos práticos (role playing). 11) Atividades discentes: - Leituras de referências bibliográficas, com discussão do material em sala de aula. - Treinamentos práticos nas atividades de aplicação, codificação e interpretação dos materiais de avaliação psicológica. - Elaboração de relatórios de avaliação psicológica (atividades práticas)
Critério
Prova escrita (peso 2, nota máxima = 10). Participação das atividades e exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula (peso 1, nota máxima = 10).
Norma de Recuperação
Dado o caráter teórico e prático da disciplina, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Ambiel, R.A.M., Rabelo, I.S., Pacanaro, S.V., Alves, G.A.S., & Leme, I.F.A.S. (2011). Avaliação psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Anzieu, D. (1981). Os métodos projetivos. Tradução de Maria Lúcia do Eirado Silva. 4a. ed. Rio de Janeiro: Campus.
Arzeno, M.E.G. (1995). Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed. 
Brêga, F.M.P., Frazatto, L., & Loureiro, S. R. (2001). Pacientes com características paranóides: funcionamento defensivo. Psico-USF, 6, 85-94. 
Cabrera, A.M. (1999). O Questionário Desiderativo. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Chabert, C. (2004) Psicanálise e Métodos Projetivos. Tradução de Álvaro José Lelé e Eliane Maria Almeida Costa e Silva. São Paulo: Vetor, 2004.
Conselho Federal de Psicologia (2010). Avaliação psicológica: Diretrizes na regulamentação da profissão. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2011) Ano da Avaliação psicológica: textos geradores. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Orgs.) (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed.
Franco, R. R. C. (2009). Ensaios de convergência entre provas de personalidade: Zulliger- SC e Pfister. (Tese de Doutorado). Universidade de São Francisco, Itatiba, SP. 
Grassano, E. (1996) Indicadores psicopatológicos nas técnicas projetivas. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Guimarães, N. M. & Pasian, S. R. (2009). Adequação ao Real de adolescentes: possibilidades informativas do Questionário Desiderativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(3), 347-355. 
Guimarães, N. M., Pasian, S. R., & Loureiro, S. R. (2008). O Questionário Desiderativo: Possibilidades teóricas e empíricas na atualidade. In: Villemor-Amaral, A.E. & Werlang, B.S.G. (Org.), Atualizações em Métodos Projetivos para Avaliação Psicológica (pp. 391-414). São Paulo: Casa do Psicólogo.
MANUAIS dos vários testes psicológicos referidos no conteúdo da disciplina, publicados por diferentes editoras, parte do acervo clínico do Centro de Psicologia Aplicada desta Faculdade.
Nijamkim, G. C. & Braude, M. G. (2000). O Questionário Desiderativo (L.S.L.P.C. Tardivo, trad.). São Paulo: Vetor (Trabalho original publicado em 1996). 
Nunes, M.L.T. (2010) Técnicas projetivas com crianças. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Ocampo, M. L. S., Piccolo, E.G., & Arzeno, M. E. G. (Eds.) (2001). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes.
Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed.
Sisto, F. F., Santos, A. A. A., & Noronha, A. P. P. (2008) Facetas do fazer em avaliação psicológica. São Paulo: Vetor.
Urbina, S. (2007). Fundamentos da Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artmed
Villemor-Amaral, A.E., & Werlang, B. S. G. (2008). Atualizações em Métodos Projetivos para Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
Werlang, B. S. G. & Oliveira, M. S. (Eds.) (2006). Temas em Psicologia Clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo.
 

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