Geral: Apresentar ao aluno conceitos centrais de neurociência e as relações entre tópicos específicos dessa disciplina com a Psicologia. Discutir a interface entre estudos sobre o cérebro e a prática profissional do psicólogo. Específicos: - Apresentar os conceitos centrais de neurociências - Discutir as relações entre achados das neurociências e a atuação profissional do psicólogo, especialmente em relação aos seguintes tópicos: percepção e reconhecimento de faces; transtornos nutricionais, funcionamento do cérebro e comportamento; aspectos cerebrais da apreciação artística; psicofarmacologia e os transtornos de humor; envelhecimento e memória. - Contribuir com a discussão da importância da interdisciplinariedade na atuação do psicólogo.
Relação entre as neurosciências e a Psicologia. Percepção e reconhecimento de faces em humanos. Nutrição, cérebro e comportamento. Psicofarmacologia e transtornos de humor. Cérebro e apreciação artística. Envelhecimento e memória.
- Neurociências: Definições e fundamentos. Relação entre as neurociências e a Psicologia - Percepção e reconhecimento de faces em humanos: A percepção da face humana e suas relações com estruturas corticais. Abordagens teóricas em percepção e reconhecimento de faces. Investigações sobre expressões faciais das emoções. Percepção de faces e suas aplicações em áreas psicológicas e afins. - Nutrição, cérebro e comportamento: Desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC). Desnutrição e obesidade no desenvolvimento do SNC e comportamento. Variáveis nutricionais e ambientais relacionadas aos transtornos alimentares e imagem corporal. Instrumentos de avaliação. - Psicofarmacologia e transtornos de humor - Cérebro e apreciação artística: A estética experimental como uma abordagem experimental da experiência estética. A neurobiologia da apreciação musical. Programas de intervenção psicológica com música. - Envelhecimento e memória: Sistemas de memória. Diferenças individuais na capacidade de armazenamento e no processamento na memória de trabalho. Instrumentos de avaliação.
Almeida, S. S., Braga Costa, T. M, Laus, M. F., & Straatmann, G. (Orgs.) (2013). Psicobiologia do Comportamento Alimentar. Rio de Janeiro: Rubio. Berlyne, D. (1974). Studies in the new experimental aesthetics. Washington, C.D.: Hemisphere. Brandão, M. L., & Graeff, F.G. (2014). Neurobiologia dos transtornos mentais. Ribeirão Preto: Atheneu. Bruce, V. & Young, A. (2012). Face perception. New York (USA): Psychology Press. Ekman, P., & Friesen, W.V. (2003). Unmasking the face: A guide to recognizing emotions from facial expressions. Cambrigde (USA): ISHK. Hole, G., & Bourne, V. (2010). Face processing: Psychological, neuropsychological, and applied perspectives. Wiltshire (UK): Oxford University Press. Laus, M. F., Kakeshita, I. S., Braga Costa, T. M., Ferreira, M. E. C., Fortes, L. S., & Almeida, S. S. (2014). Body image in Brazil: Recent advances in the state of knowledge and methodological issues. Revista de Saúde Pública, 48, 331-346. Perret, D. (2012). In your face: The new science of human attraction. Hampshire (UK): Palgrave Macmillan. Além disso, serão utilizados artigos científicos com pesquisas atuais sobre os conteúdos da disciplina.