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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940691 - Psicobiologia II
PSYCOBIOLOGY II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar ao aluno conceitos centrais de neurociência e as relações entre tópicos específicos dessa disciplina com a Psicologia. Discutir a interface entre estudos sobre o cérebro e a prática profissional do psicólogo.

Específicos: 
- Apresentar os conceitos centrais de neurociências
- Discutir as relações entre achados das neurociências e a atuação profissional do psicólogo, especialmente em relação aos seguintes tópicos: percepção e reconhecimento de faces; transtornos nutricionais, funcionamento do cérebro e comportamento; aspectos cerebrais da apreciação artística; psicofarmacologia e os transtornos de humor; envelhecimento e memória.
- Contribuir com a discussão da importância da interdisciplinariedade na atuação do psicólogo. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58641 - Cesar Alexis Galera
55401 - Sebastião de Sousa Almeida
 
Programa Resumido
Relação entre as neurosciências e a Psicologia. Percepção e reconhecimento de faces em humanos. Nutrição, cérebro e comportamento. Psicofarmacologia e transtornos de humor. Cérebro e apreciação artística. Envelhecimento e memória.
 
 
 
Programa
- Neurociências: Definições e fundamentos. Relação entre as neurociências e a Psicologia
- Percepção e reconhecimento de faces em humanos:  A percepção da face humana e suas relações com estruturas corticais. Abordagens teóricas em percepção e reconhecimento de faces. Investigações sobre expressões faciais das emoções. Percepção de faces e suas aplicações em áreas psicológicas e afins.
- Nutrição, cérebro e comportamento: Desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC). Desnutrição e obesidade no desenvolvimento do SNC e comportamento. Variáveis nutricionais e ambientais relacionadas aos transtornos alimentares e imagem corporal. Instrumentos de avaliação.
- Psicofarmacologia e transtornos de humor
- Cérebro e apreciação artística: A estética experimental como uma abordagem experimental da experiência estética. A neurobiologia da apreciação musical. Programas de intervenção psicológica com música. 
- Envelhecimento e memória: Sistemas de memória. Diferenças individuais na capacidade de armazenamento e no processamento na memória de trabalho. Instrumentos de avaliação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussões em classe sobre textos pré-selecionados. Atividades discentes: leitura de textos selecionados pelo professor, discussão em classe, apresentação de seminário.
Critério
Provas escritas individuais, trabalhos em grupo e apresentação de seminário.
Norma de Recuperação
Será realizada prova de recuperação para os alunos que não atingirem média final igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
Almeida, S. S., Braga Costa, T. M, Laus, M. F., &  Straatmann, G. (Orgs.) (2013). Psicobiologia do Comportamento Alimentar. Rio de Janeiro: Rubio.
Berlyne, D. (1974). Studies in the new experimental aesthetics. Washington, C.D.: Hemisphere.
Brandão, M. L., & Graeff, F.G. (2014). Neurobiologia dos transtornos mentais. Ribeirão Preto: Atheneu.
Bruce, V. & Young, A. (2012). Face perception. New York (USA): Psychology Press.
Ekman, P., &  Friesen, W.V. (2003). Unmasking the face: A guide to recognizing emotions from facial expressions. Cambrigde (USA): ISHK.
Hole, G., & Bourne, V. (2010). Face processing: Psychological, neuropsychological, and applied perspectives. Wiltshire (UK): Oxford  University Press.
Laus, M. F.,  Kakeshita, I. S., Braga Costa, T. M., Ferreira, M. E. C., Fortes, L. S., & Almeida, S. S. (2014). Body image in Brazil: Recent advances in the state of knowledge and methodological issues. Revista de Saúde Pública, 48, 331-346.
Perret, D. (2012). In your face: The new science of human attraction.  Hampshire  (UK): Palgrave Macmillan.

Além disso, serão utilizados artigos científicos com pesquisas atuais sobre os conteúdos da disciplina.
 

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