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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940693 - Observação da Relação Mãe-Bebê-Família em uma Abordagem Psicanalítica I
OBSERVATION OF THE RELATIONSHIP MOTHER-BABY-FAMILY IN A PSYCHOANALYTIC APPROACH I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Desenvolver, através da observação da relação mãe-bebê-família, uma atitude de disponibilidade e respeito ao outro em sua realidade de vida.

Específico:
- De formação teórica:
Proporcionar ao estagiário a oportunidade de conhecer em nível teórico diferentes abordagens do desenvolvimento infantil nos primeiros seis meses de vida, bem como aspectos ligados à atuação do psicólogo no âmbito da saúde.

- De formação prática:
Proporcionar ao estagiário a oportunidade de observar o desenvolvimento infantil desde o nascimento no seu ambiente e na sua relação imediata com a família. Assim, adquirir em nível teórico/prático conhecimentos necessários ao atendimento psicoterápico de orientação psicanalítica.

- De formação ética:
Desenvolver uma atitude adequada na relação cliente - profissional. Respeitar os preceitos éticos envolvidos na situação de observação da família, bem como a importância do sigilo das situações observadas. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
173205 - Carmen Lucia Cardoso
 
Programa Resumido
A disciplina possibilita que os alunos realizem uma observação longitudinal da relação mãe-bebê-família, desde o seu inicio. E ainda, possibilita a auto-observação, que se constitui em um instrumento fundamental para a formação do futuro profissional, especialmente para a função de psicoterapeuta.
 
 
 
Programa
1. O papel do observador e da importância dessa atividade para o psicoterapeuta;
2. O observador enquanto continente da díade mãe - bebê;
3. Desenvolvimento infantil no primeiro semestre de vida;
4. Teoria psicanalítica do desenvolvimento infantil: Winicott, Klein, Bion;
5. Conhecimentos referentes ao atendimento psicoterápico de orientação psicanalítica;
6. Observação da relação mãe-bebê-família desde o nascimento até os primeiros seis meses de vida.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Leitura e discussão de textos referentes ao método de observação da relação mãe-bebê-família, de orientação psicanalítica, preconizado por Esther Bick, sobre desenvolvimento infantil e sobre a atuação do psicólogo no âmbito da saúde. - Observação semanal da relação mãe-bebe-família, tendo como suposto que o observador não é neutro. - Transcrição das sessões de observação. - Supervisão semanal das observações realizadas, através de seminários clínicos. Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos. - Realização de observações semanais no domicilio da díade; - Transcrições das observações realizadas; - Participação nas supervisões semanais, visando à discussão de aspectos teóricos e práticos das tarefas realizadas. - Elaborar relatório final das atividades desenvolvidas.
Critério
Formação teórica: - Participação nas supervisões e discussão dos textos. Será avaliado o desempenho do aluno na observação, refletindo seu conhecimento de princípios técnicos e teóricos que fundamentem sua forma de atuação. - Avaliação individual, através das transcrições descritas e entregues que reflete os conhecimentos adquiridos. Esta avaliação se realiza no decorrer de todo o semestre letivo e compreende a participação efetiva observada por meio de: 1) Domínio do conteúdo (embasamento teórico, coerência e consistência das colocações); 2) Busca de informação (ampliação de fontes informativas, necessidade de buscar novos conhecimentos e interesse); 3) Capacidade de argumentação (assimilação de conhecimentos, capacidade de utilização dos mesmos de forma crítica); Formação prática: Avaliação de cada aluno individualmente. Os aspectos a serem considerados dizem respeito à conduta responsável nas observações realizadas, apreendida por meio de: 1) Compromisso com o exercício das atividades (presença nas supervisões, disponibilidade para discutir); 2) Conduta responsável com a família observada (respeito à situação de cada família, cumprimento dos horários, não cancelando das observações sem justa causa, zelar por todo o material referente à família); 3) Relatórios dos trabalhos realizados (transparecendo um exercício efetivo de reflexão sobre a atuação); Formação ética: Avaliação de cada aluno na observância dos preceitos do Código de Ética Profissional
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina, será exigida a realização de atividades de observação durante todo o período.
 
Bibliografia
     
Bick, E. (1964). Notas sobre a observação de bebê no treinamento psicanalítico. International Journal of Psychoanalisis, 45.
Bick, E. (1968). A experiência de pele em relações de objeto arcaicas. International Journal of Psychoanalisis, 49, 484-486.
Harris, M. A mãe suficientemente boa: notas sobre a função continente materna. Revista brasileira de Psicanálise, 24 (2).
Harris, M. Crianças e Bebês à luz de Observações Psicanalíticas. Enciclopédia Aberta da Psique.
Klein, M. (1982). Algumas conclusões teóricas sobre a vida emocional do bebê. In: Klein, M., Heiman, P., Isaacs, S., & Rivieri, J. (Orgs.), Os progressos da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
Klein, M. (1982). Sobre a observação do comportamento de bebês. In: Klein, M., Heiman, P., Isaacs, S., & Rivieri, J. (Orgs.), Os progressos da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
Mélega, M. P. (Org.) (1997). Observação da relação mãe bebê. Método Esther Bick. Tendências. 1º Simpósio Brasileiro de Observação da Relação Mãe - Bebê. Coletânea de Artigos, São Paulo: Unimarco.
Rezende, A M. (2000). Elaboração da posição esquiso-paranóide e elaboração da posição depressiva. Aulas ministradas pelo autor em curso para psicoterapeutas em Ribeirão Preto.
Lacroix, M. B., & Monmayrant, M. (Org.) (1997). A observação de bebês, os laços do encantamento. Porto Alegre: Artes médicas.
Winnicott, D. W. (1982). A preocupação materna primária. In: Textos selecionados: Da pediatria a Psicanálise. 2ª edição. Editora Francisco Neves.
Winnicott, D. W. (1982). Recordações do nascimento, trauma do nascimento e ansiedade. In: Textos selecionados: Da pediatria a Psicanálise. Editora Francisco Neves.
 

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