Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940694 - Psicologia Ambiental: Sujeito, Espaço e Território I
ENVIRONMENTAL PSYCHOLOGY: SUBJECT, SPACE AND TERRITORY I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Formar o(a) aluno(a) para analisar criticamente as relações sujeito-ambiente em instituições públicas ou programas comunitários e propor um projeto de atuação orientado por referenciais teórico-metodológicos da Psicologia Ambiental.

Específico: 
Levar o(a) aluno(a) a:
1. Definir o objeto da Psicologia Ambiental e conhecer sua relação intrínseca com outras áreas que investigam e atuam na interface sujeito-ambiente.
2.  Identificar correntes e métodos da Psicologia Ambiental.
3. Conhecer os aportes da Psicologia Ambiental que contribuem para o enfrentamento de problemáticas da relação sujeito-ambiente em instituições e comunidades. 
4. Desenvolver habilidades para a realização da leitura socioambiental de uma instituição ou um programa comunitário, de forma a considerar a constituição socioespacial e territorializada dos sujeitos. 
5. Desenvolver habilidades para a busca de instrumentos de avaliação de espaços e programas institucionais e comunitários.
6. Desenvolver habilidades para a elaboração de projeto de atuação em instituição ou comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
458821 - Ana Paula Soares da Silva
 
Programa Resumido
O programa da disciplina abrange a contextualização histórica, os princípios e a atuação da Psicologia Ambiental, além de suas vertentes e das interfaces com outras áreas. Os principais conceitos abordados são: território, espaço, apropriação do espaço e identidade de lugar. Propõe-se o estudo de instrumentos de avaliação externa e de avaliação participativa de espaços e programas institucionais e comunitários.
 
 
 
Programa
•	Conceituação, histórico, princípios e atuação da Psicologia Ambiental.
•	Transdisciplinaridade nos estudos da relação pessoa-ambiente.
•	Correntes e perspectivas da Psicologia Ambiental: arquitetural; orientada para a sustentabilidade; ecológica; socioambiental ou crítica; gestão integral dos riscos (emergências e desastres).
•	Interfaces entre Psicologia Ambiental e Psicologia Comunitária.
•	Espaço, território, paisagem e lugar.
•	Cognição ambiental, emoção e ambiente. 
•	Apropriação do espaço, identidade e apego ao lugar.
•	Pesquisas e métodos de investigação da relação pessoa-ambiente.
•	Problemáticas na relação pessoa-ambiente e a atuação do(a) psicólogo(a).
•	Modelos de avaliação externa de espaços e programas comunitários e modelos autoavaliativos e participativos.
•	Fontes para o conhecimento de instrumentos e para a construção de procedimentos de avaliação de espaços e programas institucionais e comunitários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aula expositiva dialogada. • Leitura, apresentação e discussão de textos indicados. • Oficinas de construção de formas de avaliação de espaços/programas institucionais ou comunitários. Atividades discentes: • Leitura, apresentação e participação nas discussões dos textos indicados. • A parte prática consiste em trabalho semanal em um bairro e uma instituição/programa comunitário, visando: a) a elaboração coletiva da leitura socioambiental da relação pessoa-ambiente, com base em metodologias participativas; b) escolha justificada de um tipo de instituição ou programa no bairro de referência da disciplina; c) busca de fontes de instrumentos e de documentos já produzidos sobre o tipo de espaço ou programa escolhido; d) inserção e construção de vínculos no espaço escolhido; e) análise da relação entre a instituição/programa escolhida(o) e o território; f) construção de uma proposta de avaliação e promoção das relações sujeito-ambiente, incluindo procedimentos e instrumentos; g) construção conjunta com a instituição ou programa comunitário sobre as possibilidades de desenvolvimento da proposta.
Critério
A avaliação será feita pela média obtida na participação de um conjunto de atividades, articuladas em dois produtos: • Leitura socioambiental do bairro e das instituições ou programas comunitários onde serão desenvolvidas as atividades práticas. As informações serão construídas por um movimento de apreensão da experiência dos sujeitos na escala do bairro e da instituição/programa, através da aplicação de métodos da Psicologia Ambiental que permitem o mapeamento do território. Espera-se a composição de uma narrativa documentada da experiência socioespacial dos sujeitos, de modo a contemplar: a) a história da localidade; b) o conhecimento das condições socioambientais (exposição e crítica, dentre outros aspectos: habitação; mobilidade urbana; serviços oferecidos à população; cultura e lazer; áreas verdes); c) levantamento de instituições e programas comunitários; d) relações cognitivo-afetivas dos sujeitos com o bairro e com as instituições e programas; e) principais problemáticas; f) orientações para políticas públicas, para a melhoria da relação pessoa-ambiente e para a atuação da Psicologia. (peso 5) • Proposta de avaliação de uma instituição/programa comunitário e de atuação na promoção das relações sujeito-ambiente, produzida em duplas ou em pequenos grupos e por meio de uma pedagogia ativa. (peso 5)
Norma de Recuperação
Por se tratar de uma disciplina-estágio, não há possibilidades de recuperação.
 
Bibliografia
     
Arcaro, R., & Gonçalves, T. M. (2012). Identidade de lugar: um estudo sobre um grupo de moradores atingidos por barragens no município de Timbé do Sul, Santa Catarina. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, 25, 38-63.
Azambuja Elali, G. A. (2007). Imagem sócio-ambiental de áreas urbanas: um estudo na Ribeira, Natal-RN-Brasil. Psicologia para América Latina, (10).
Bomfim, Z. A. (2010). Cidade e Afetividade: estima e construção dos mapas afetivos de Barcelona e São Paulo. Fortaleza: Edições UFC. 
Campos-de-Carvalho, M., & Souza, T. (2008). Psicologia Ambiental, Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil: integração possível? Paidéia,  18(39), 25-40. 
Carrus, G., Fornara, F., & Bonnes, M. (2005). As origens da Psicologia Ambiental e os “fatores externos”. In L. Soczka (Org.), Contextos Humanos e Psicologia Ambiental (pp. 67-89). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Corraliza, J. A., & Berenguer, J. (2010). Emoción y ambiente. In J. I. Aragonés & M. Amérigo (Coords). Psicología Ambiental (pp. 59-75). Madrid: Ediciones Pirámide.
Speller, G. M. (2005). A importância da vinculação aos lugares. In L. Soczka (Org.), Contextos Humanos e Psicologia Ambiental (p. 133-167). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Higuchi, M. I. G., Kuhnen, A., & Bomfim, Z.A.C. (2011). Cognição ambiental. In S. Cavalcante & G. A. Elali (Orgs), Temas básicos em Psicologia Ambiental (pp. 105-121). Petrópolis, RJ: Vozes.
Mourão, A. R. T., & Cavalcante, S.. (2006). O processo de construção do lugar e da identidade dos moradores de uma cidade reinventada. Estudos de Psicologia (Natal), 11(2), 143-151.
Proshansky, H. M., Fabian, A. K., & Kaminoff, R. (1983). Place-identity: Physical world socialization of the self. Journal of Environmental Psychology, 3, 57-83. 
Rivlin, L. G. (2003). Olhando o passado e o futuro: revendo pressupostos sobre as inter-relações pessoa-ambiente. Estudos de Psicologia (Natal), 8(2), 215-220. 
Silva, A. P. S., & Tassara, E. T. O. (2014). Sistemas agroflorestais: ressignificação de vivências em assentamento rural periurbano. PSICO (Dossiê Psicologia Ambiental), 45(3), 328-339. 
Silva, A. P. S. (2013). Comunas da terra: relações entre sujeitos na paisagem híbrida campo-cidade. Diálogos Possíveis, 14(2), 147-169.
Soczka, L. (2005). As raízes da Psicologia Ambiental. In L. Soczka. Contextos Humanos e Psicologia Ambiental (pp. 39-66). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Valera, S., & Vidal, T. (2010). Privacidad y territorialidade. In J. I. Aragonés & M. Amérigo. Psicología ambiental (pp. 119-140). Madrid: Ediciones Pirámide.
Vidal. T., & Pol, E. (2005). La apropiación del espacio: una propuesta teórica para comprender la vinculación entre las personas y los lugares. Anuario de Psicología, 36(3), 281-297.
Tuan, Y. (2013). Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940694

Clique para consultar o oferecimento para 5940694

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP