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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940695 - Gênero e Sexualidade I
GENDER AND SEXUALITY I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
- Propiciar ao aluno a oportunidade de entrar em contato com a atuação profissional em intervenções psicológicas inovadoras, capazes de abranger a diversidade sexual e de gênero a partir de uma perspectiva não-patologizante e não estigmatizante. 
- Fornecer subsídios para o desenvolvimento da identidade profissional do(a) psicólogo(a) que irá atuar junto a comunidades específicas, como os segmentos sociais vulneráveis, utilizando habilidades clínicas tradicionais e desenvolvendo formas criativas de intervir.

Específicos:
- oferecer ao aluno oportunidade de aplicação de conhecimentos da psicoterapia – individual e grupal – de orientação psicanalítica aplicada ao contexto de vida de pessoas com expressões de gênero e sexualidades divergentes; 
- contribuir para uma melhor compreensão dinâmica e clínica dos aspectos emocionais, sociais e familiares envolvidos na diversidade sexual e de gênero;
- estimular a reflexão crítica sobre a natureza da tarefa, o papel e as funções do psicólogo que atua junto à comunidade LGBT;
- evidenciar as aplicações, as potencialidades e o alcance do atendimento psicoterapêutico de orientação psicanalítica em populações que vivenciam estigmatização, discriminação ou intolerância social.
- estimular a reflexão e discussão dos princípios éticos envolvidos no atendimento psicológico junto aos segmentos LGBT, como as noções de sigilo profissional, intimidade psíquica e respeito à singularidade e às diferenças ao se lidar com a subjetividade alheia, bem como a necessidade de se assumir um posicionamento ético frente aos modelos de atenção psicológica voltados para a população LGBT que busca assistência em nossa realidade.
- desenvolver capacidade de avaliar demandas sociais e desenvolver ações comprometidas com a melhoria da qualidade de vida das pessoas assistidas. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53802 - Manoel Antonio dos Santos
 
Programa Resumido
A disciplina oferece uma introdução ao conhecimento das questões de gênero e sexualidade. Introduz elementos da teoria e técnica psicanalítica, complementado com a experiência de atendimento clínico em psicoterapia de abordagem psicanalítica, a partir da definição do método psicanalítico, caracterização da situação psicoterapêutica, entrevista inicial, concepção de psiquismo e aliança terapêutica.
 
 
 
Programa
Unidade 1
a) Teorias que questionam as polarizações e categorizações sexuais, permitindo uma abordagem mais arejada das diferentes expressões da sexualidade e do gênero.
b) Noções de direitos humanos, cidadania e saúde (incluindo o direito à saúde sexual e reprodutiva).

UNIDADE 2: Diversidade sexual e de gênero
a) Noção de gênero
b) Teorias de gênero: teoria Queer 
c)  Crítica ao modelo binário e à heteronormatividade
d) Identidade sexual e identidade de gênero
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Discussões em grupo dos atendimentos realizados pelos alunos (seminários clínicos, supervisão dos casos atendidos). - Discussões teóricas em grupo com base nos textos relacionados na bibliografia. - Supervisão de casos individual (quando necessária). Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos em sala de aula - Atendimentos clínicos individuais - Supervisão semanal com o docente responsável - Elaboração de Relatório Final da disciplina-estágio
Critério
Cumprimento das atividades propostas, a saber: 1a. Atendimento de clientes. 1b. Confecção de relatórios de atendimento. 1c. Entrega de um trabalho escrito, com articulação teórico-clínica referente a um tópico do programa a ser definido junto ao docente. 2. Comparecimento a, no mínimo, 70% das supervisões 3. Obtenção da nota mínima 5,0 (cinco) no trabalho escrito
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, que inclui prática de estágio supervisionado, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
Borges, L. S., Canuto, A., Oliveira, D., & Vaz, R. (2013). Abordagens de gênero e sexualidade na Psicologia: Revendo conceitos, repensando práticas. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(3), 730-745.
Butler, J. (1999). Corpos que pesam: Sobre os limites discursivos do sexo. In G. L. Louro (Org.), O corpo educado: Pedagogias da sexualidade (pp. 153-172). Belo Horizonte: Autêntica.
Louro, G. L. (2001). Teoria queer: Uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas, 9(2), 124-135. 
Teixeira Filho, F. S., Peres, W. S., Rondini, C. A., & Souza, L. L. (Orgs.), Queering: Problematizações e insurgências na psicologia contemporânea (pp. 55-63). Cuiabá: UFMT. 

16.2. Bibliografias complementares:
Miskolci, R. A. (2009). Teoria Queer e a sociologia: O desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, 11(21), 150-182. 
 

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