Geral: - Propiciar ao aluno a oportunidade de entrar em contato com a atuação profissional em intervenções psicológicas inovadoras, capazes de abranger a diversidade sexual e de gênero a partir de uma perspectiva não-patologizante e não estigmatizante. - Fornecer subsídios para o desenvolvimento da identidade profissional do(a) psicólogo(a) que irá atuar junto a comunidades específicas, como os segmentos sociais vulneráveis, utilizando habilidades clínicas tradicionais e desenvolvendo formas criativas de intervir. Específicos: - oferecer ao aluno oportunidade de aplicação de conhecimentos da psicoterapia – individual e grupal – de orientação psicanalítica aplicada ao contexto de vida de pessoas com expressões de gênero e sexualidades divergentes; - contribuir para uma melhor compreensão dinâmica e clínica dos aspectos emocionais, sociais e familiares envolvidos na diversidade sexual e de gênero; - estimular a reflexão crítica sobre a natureza da tarefa, o papel e as funções do psicólogo que atua junto à comunidade LGBT; - evidenciar as aplicações, as potencialidades e o alcance do atendimento psicoterapêutico de orientação psicanalítica em populações que vivenciam estigmatização, discriminação ou intolerância social. - estimular a reflexão e discussão dos princípios éticos envolvidos no atendimento psicológico junto aos segmentos LGBT, como as noções de sigilo profissional, intimidade psíquica e respeito à singularidade e às diferenças ao se lidar com a subjetividade alheia, bem como a necessidade de se assumir um posicionamento ético frente aos modelos de atenção psicológica voltados para a população LGBT que busca assistência em nossa realidade. - desenvolver capacidade de avaliar demandas sociais e desenvolver ações comprometidas com a melhoria da qualidade de vida das pessoas assistidas.
A disciplina oferece uma introdução ao conhecimento das questões de gênero e sexualidade. Introduz elementos da teoria e técnica psicanalítica, complementado com a experiência de atendimento clínico em psicoterapia de abordagem psicanalítica, a partir da definição do método psicanalítico, caracterização da situação psicoterapêutica, entrevista inicial, concepção de psiquismo e aliança terapêutica.
Unidade 1 a) Teorias que questionam as polarizações e categorizações sexuais, permitindo uma abordagem mais arejada das diferentes expressões da sexualidade e do gênero. b) Noções de direitos humanos, cidadania e saúde (incluindo o direito à saúde sexual e reprodutiva). UNIDADE 2: Diversidade sexual e de gênero a) Noção de gênero b) Teorias de gênero: teoria Queer c) Crítica ao modelo binário e à heteronormatividade d) Identidade sexual e identidade de gênero
Bibliografia básica: Borges, L. S., Canuto, A., Oliveira, D., & Vaz, R. (2013). Abordagens de gênero e sexualidade na Psicologia: Revendo conceitos, repensando práticas. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(3), 730-745. Butler, J. (1999). Corpos que pesam: Sobre os limites discursivos do sexo. In G. L. Louro (Org.), O corpo educado: Pedagogias da sexualidade (pp. 153-172). Belo Horizonte: Autêntica. Louro, G. L. (2001). Teoria queer: Uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas, 9(2), 124-135. Teixeira Filho, F. S., Peres, W. S., Rondini, C. A., & Souza, L. L. (Orgs.), Queering: Problematizações e insurgências na psicologia contemporânea (pp. 55-63). Cuiabá: UFMT. 16.2. Bibliografias complementares: Miskolci, R. A. (2009). Teoria Queer e a sociologia: O desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, 11(21), 150-182.