Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940720 - Psicologia Ambiental: Sujeito, Espaço e Território II
ENVIRONMENTAL PSYCHOLOGY: SUBJECT, SPACE AND TERRITORY II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Formar o(a) aluno(a) para atuar em projetos de promoção de melhoria das relações sujeito-ambiente e de avaliação de espaços e programas institucionais e/ou comunitários, orientados pela Psicologia Ambiental. 

Específicos:
- Possibilitar que o(a) aluno(a), por meio de sua prática, construa uma forma de atuação profissional do(a) psicólogo(a) em instituições e comunidades.
- Formar o aluno para o trabalho com grupos e com processos avaliativos contextualizados.
- Permitir que o(a) aluno(a) conheça e maneje métodos de avaliação participativa e de avaliação externa de espaços ou programas comunitários.
- Formar o aluno para a realização de atividades prático-reflexivas que contribuam para a melhoria das relações sujeito-ambiente em contexto institucional e/ou comunitário, numa perspectiva dialogada com as demandas, a cultura e as práticas dos sujeitos territorializados.
- Formar o aluno para a documentação das ações realizadas e para a escrita de relatórios destinados às instituições ou programas comunitários.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
458821 - Ana Paula Soares da Silva
 
Programa Resumido
O programa da disciplina aborda as relações sujeito-ambiente, com ênfase na avaliação da organização de espaços e tempos, da territorialidade dos grupos e da expressão subjetiva em contexto institucional e comunitário. Planejamento, estruturação, desenvolvimento e avaliação de projetos de atuação, além da escrita de relatórios institucionais e reflexão sobre cuidados éticos, são conteúdos trabalhados concomitantemente à atuação prática.
 
 
 
Programa
•	Atuação do(a) psicólogo(a) informada pela Psicologia Ambiental: limites e possibilidades de sua atuação institucional e/ou comunitária.
•	Relações sujeito-ambiente em contexto institucional e comunitário.
•	Organização de espaços e tempo em instituições e programas comunitários.
•	Espaço e territorialidade.
•	Expressões subjetivas em instituições e em projetos coletivos.
•	Processos de escuta das demandas institucionais e/ou comunitárias.
•	Potencialidades e restrições dos modelos e dos instrumentos de avaliação de espaços.
•	Processos participativos e coletivos de promoção das relações sujeito-ambiente. 
•	Planejamento, estruturação, desenvolvimento e avaliação de projetos de atuação.
•	Desafios éticos e políticos da inserção profissional em instituições e comunidade.
•	Redação de relatórios: cuidados formais, políticos e éticos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aula expositiva dialogada. • Leitura, apresentação e discussão de textos indicados. • Discussão e reflexão das atividades práticas. • Acompanhamento das ações desenvolvidas. Atividades discentes: • Leitura, apresentação e participação nas discussões de textos indicados. • Participação nas discussões e reflexões sobre as atividades de estágio. • A parte prática consiste em trabalho semanal, em uma instituição ou programa comunitário, implantando projeto de atuação construído junto com os sujeitos do espaço.
Critério
A avaliação será feita a partir da média das notas obtidas em dois produtos: a) relatório fundamentado para a disciplina, contemplando reflexões teóricas, descrição das atividades desenvolvidas, leitura socioambiental da instituição e uma reflexão acerca do desenvolvimento do projeto de atuação; b) relatório para a instituição, considerando adequação formal, a mediação dos resultados do projeto e das relações sujeito-ambiente na instituição/programa, os desdobramentos do projeto e os cuidados éticos.
Norma de Recuperação
Por se tratar de uma disciplina-estágio, não há possibilidades de recuperação.
 
Bibliografia
     
Berroeta, H, H. T., & Rodríguez, M. M. (2010). Uma experiência de participación comunitária de regenración del espacio publico. Revista Electrónica de Psicología Política, 8(22). Disponível em http://www.psicopol.unsl.edu.ar/abril2010_Nota1.pdf
Freire, J. C., & Vieira, E. M. (2006). Uma escuta ética de Psicologia Ambiental. Psicologia & Sociedade, 18(2), 32-37.
Gifford, R. (2005). O papel da Psicologia Ambiental na formação da política ambiental e na construção intencional do futuro. Psicologia USP, 16(1/2), 237-247.                                                                                                                         
Kuhnen, A., & Silveira, S. M. (2008). Como crianças percebem, idealizam e realizam o lugar onde moram. Psicologia USP, 19(3), 295-316. 
Kuhnen, A., Felippe, M. L., Luft, C. B., & Faria, J. G. (2010). A importância da organização dos ambientes para a saúde humana. Psicologia & Sociedade, 22(3), 538-547
Lemos, S. M., & Higuchi, M. I. G.. (2011). Compromisso socioambiental e vulnerabilidade. Ambiente & Sociedade, 14(2), 123-138. 
Tassara, E. T. O., Ardans-Bonifacino, H. O., & Nöthen de Oliveira, N. (2013). Psicologia socioambiental: Uma psicologia social articulando psicologia, educação e ambiente. Revista Latinoamericana de Psicología, 45(3), 423-433.
Paúl, C. (2005). Envelhecimento e ambiente. In: L. Soczka (Org.), Contextos Humanos e Psicologia Ambiental (pp. 247-268). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 
Rheingantz, P. A., Azevedo, G. A., Brasileiro, A., Alcântara, D., & Queiroz, M. (Orgs.). (2009). Olhando a qualidade do lugar: procedimentos para avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coleção ProArq – FAU/UFRJ.
Pinheiro, J. Q. (1997). Psicologia Ambiental: a busca de um ambiente melhor. Estudos de Psicologia, 2(2), 377-398.
Silva, A. P. S., Silva, J. B., Rosa, L. A., Carvalho, R. S., Silva, A. C., & Vieira, T. (2016). Prática comunitária e o trabalho do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com crianças e adolescentes em Ribeirão Preto/SP – Brasil. Global Journal of Community Psychology Practice, 7(1s), 1–22.
Sommer, R. (2002). O desenvolvimento e a aplicação dos conceitos de espaço pessoal. Em V. del Rio, C. R. Duarte & P. A. Rheingantz (Orgs.). Projeto do Lugar (pp. 19-29). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / PROARQ. 
Torres, A. L., & Elali, G. V. M. A. (2015). Docilidade ambiental para idosos: condição de qualidade de vida para todos. Cadernos do PROARQ (UFRJ), 24, 174-187.
Valera, S. (2002). Gestão ambiental e intervención psicossocial. Intervención Psicossocial, 11(3), 289-301.
Uzzell, D. (2009). Comentarios críticos para tempos críticos: cuestionando la contribución de la Psicología a una sociedad sostenible. In: García Mira, R. & Marcote. P. (Orgs), Sostenibilidad, valores y cultura ambiental (pp. 147-164). Madrid: Ediciones Pirámide.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940720

Clique para consultar o oferecimento para 5940720

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP