Dar continuidade a proposta de: - Propiciar ao aluno a oportunidade de entrar em contato com a atuação profissional em intervenções psicológicas inovadoras, capazes de abranger a diversidade sexual e de gênero a partir de uma perspectiva não-patologizante e não estigmatizante. - Fornecer subsídios para o desenvolvimento da identidade profissional do(a) psicólogo(a) que irá atuar junto a comunidades específicas, como os segmentos vulneráveis da população, utilizando habilidades clínicas tradicionais e desenvolvendo formas criativas de intervir. Específicos: - oferecer ao aluno oportunidade de aplicação de conhecimentos da psicoterapia – individual e grupal – de orientação psicanalítica aplicada ao contexto de vida de pessoas com expressões de gênero e sexualidades divergentes; - contribuir para uma melhor compreensão dinâmica e clínica dos aspectos emocionais, sociais e familiares envolvidos na diversidade sexual e de gênero; - estimular a reflexão crítica sobre a natureza da tarefa, o papel e as funções do psicólogo que atua junto à comunidade LGBT; - evidenciar as aplicações, as potencialidades e o alcance do atendimento psicoterapêutico de orientação psicanalítica em populações que vivenciam a estigmatização, discriminação e intolerância social. - estimular a reflexão e discussão dos princípios éticos envolvidos no atendimento psicológico junto aos segmentos LGBT, como as noções de sigilo profissional, intimidade psíquica e respeito à singularidade e às diferenças ao se lidar com a subjetividade alheia, bem como a necessidade de se assumir um posicionamento ético frente aos modelos de atenção psicológica voltados para a população LGBT que busca assistência em nossa realidade. - desenvolver capacidade de avaliar demandas sociais e desenvolver ações comprometidas com a melhoria da qualidade de vida das pessoas assistidas.
A disciplina oferece uma introdução ao conhecimento das questões de gênero e sexualidade. Introduz elementos da teoria e técnica psicanalítica, complementado com a experiência de atendimento clínico em psicoterapia de abordagem psicanalítica, a partir da definição do método psicanalítico, caracterização da situação psicoterapêutica, entrevista inicial, concepção de psiquismo e aliança terapêutica.
Unidade 1: a) População LGBT: identificando necessidades e especificidades do atendimento psicológico b) Homofobia e transfobia c) Novas configurações familiares: a família homoafetiva Unidade 2 Particularidades dos atendimentos no contexto da saúde que envolvem questões de diversidade sexual e de gênero a. Crítica à necessidade de avaliação psicológica compulsória b. Problematizando a exigência de psicoterapia no processo transgenitalizador c. Questões familiares, trajetórias escolares e laborais de pessoas transexuais e travestis d. Trabalho em equipe multidisciplinar na assistência à população LGBT
Bibliografia básica: Kulick, D. (2008). Travesti: Prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz. Leite J. R., & Jorge (2011). Nossos corpos também mudam: A invenção das categorias “travesti” e “transexual” no discurso científico. São Paulo: Annablume/FAPESP. Souza, E. R. (2006). Família e parentalidade homossexual: Revendo teorias, repensando práticas. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, 17(2), 283-298. 16.2. Bibliografia Complementar: Tavares, F. H., Souza, I. A., Ferreira, I. E. V., & Bomtempo, T. V. (2010). Apontamentos para o reconhecimento das uniões homossexuais face ao paradigma do estado democrático de direito. Revista Direito GV, 6(2), 443-468. Zambrano, E. (2006). Parentalidades “impensáveis”: Pais/mães homossexuais, travestis e transexuais. Horizonte Antropológico, 12(26), 123-147.