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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940721 - Gênero e Sexualidade II
GENDER AND SEXUALITY II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Dar continuidade a proposta de:
- Propiciar ao aluno a oportunidade de entrar em contato com a atuação profissional em intervenções psicológicas inovadoras, capazes de abranger a diversidade sexual e de gênero a partir de uma perspectiva não-patologizante e não estigmatizante. 
- Fornecer subsídios para o desenvolvimento da identidade profissional do(a) psicólogo(a) que irá atuar junto a comunidades específicas, como os segmentos vulneráveis da população, utilizando habilidades clínicas tradicionais e desenvolvendo formas criativas de intervir.

Específicos:
- oferecer ao aluno oportunidade de aplicação de conhecimentos da psicoterapia – individual e grupal – de orientação psicanalítica aplicada ao contexto de vida de pessoas com expressões de gênero e sexualidades divergentes; 
- contribuir para uma melhor compreensão dinâmica e clínica dos aspectos emocionais, sociais e familiares envolvidos na diversidade sexual e de gênero;
- estimular a reflexão crítica sobre a natureza da tarefa, o papel e as funções do psicólogo que atua junto à comunidade LGBT;
- evidenciar as aplicações, as potencialidades e o alcance do atendimento psicoterapêutico de orientação psicanalítica em populações que vivenciam a estigmatização, discriminação e intolerância social.
- estimular a reflexão e discussão dos princípios éticos envolvidos no atendimento psicológico junto aos segmentos LGBT, como as noções de sigilo profissional, intimidade psíquica e respeito à singularidade e às diferenças ao se lidar com a subjetividade alheia, bem como a necessidade de se assumir um posicionamento ético frente aos modelos de atenção psicológica voltados para a população LGBT que busca assistência em nossa realidade.
- desenvolver capacidade de avaliar demandas sociais e desenvolver ações comprometidas com a melhoria da qualidade de vida das pessoas assistidas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53802 - Manoel Antonio dos Santos
 
Programa Resumido
A disciplina oferece uma introdução ao conhecimento das questões de gênero e sexualidade. Introduz elementos da teoria e técnica psicanalítica, complementado com a experiência de atendimento clínico em psicoterapia de abordagem psicanalítica, a partir da definição do método psicanalítico, caracterização da situação psicoterapêutica, entrevista inicial, concepção de psiquismo e aliança terapêutica.
 
 
 
Programa
Unidade 1: 
a)	População LGBT: identificando necessidades e especificidades do atendimento psicológico
b)	Homofobia e transfobia
c)	Novas configurações familiares: a família homoafetiva

Unidade 2
Particularidades dos atendimentos no contexto da saúde que envolvem questões de diversidade sexual e de gênero
a.	Crítica à necessidade de avaliação psicológica compulsória
b.	Problematizando a exigência de psicoterapia no processo transgenitalizador
c.	Questões familiares, trajetórias escolares e laborais de pessoas transexuais e travestis
d.	Trabalho em equipe multidisciplinar na assistência à população LGBT
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Discussões em grupo dos atendimentos realizados pelos alunos (seminários clínicos, supervisão dos casos atendidos). 2. Discussões teóricas em grupo com base nos textos relacionados na bibliografia. 3. Supervisão de casos individual (quando necessária). 4. Seminários preparados pelos alunos. Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos em sala de aula - Atendimentos clínicos individuais - Supervisão semanal com o docente responsável - Seminários - Elaboração de Relatório Final da disciplina-estágio
Critério
1. Cumprimento das atividades propostas, a saber: 1a. Atendimento de clientes. 1b. Confecção de relatórios de atendimento. 1c. Entrega de um trabalho escrito, com articulação teórico-clínica referente a um tópico do programa a ser definido junto ao docente. 2. Comparecimento a, no mínimo, 70% das supervisões 3. Obtenção da nota mínima 5,0 (cinco) no trabalho escrito
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, que inclui prática de estágio supervisionado, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
Kulick, D. (2008). Travesti: Prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil. Rio de Janeiro:  Fiocruz.
Leite J. R., & Jorge (2011). Nossos corpos também mudam: A invenção das categorias “travesti” e “transexual” no discurso científico. São Paulo: Annablume/FAPESP.
Souza, E. R. (2006). Família e parentalidade homossexual: Revendo teorias, repensando práticas. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, 17(2), 283-298. 

16.2. Bibliografia Complementar:
Tavares, F. H., Souza, I. A., Ferreira, I. E. V., & Bomtempo, T. V. (2010). Apontamentos para o reconhecimento das uniões homossexuais face ao paradigma do estado democrático de direito. Revista Direito GV, 6(2), 443-468.
Zambrano, E. (2006). Parentalidades “impensáveis”: Pais/mães homossexuais, travestis e transexuais. Horizonte Antropológico, 12(26), 123-147.
 

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