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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940723 - Psicologia Hospitalar II
HOSPITAL PSYCHOLOGY II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Propiciar ao aluno conhecimento teórico e técnico sobre a atuação profissional no âmbito hospitalar, em programas de caráter multi e interdisciplinar, visando desenvolver a identidade do psicólogo que irá atuar na área de saúde, em especial no contexto hospitalar.

Específicos: 
Os alunos deverão nessa disciplina:
- Explicitar conceitos centrais de intervenções psicológicas de tempo e objetivos limitados
- Discutir criticamente questões relacionadas à bioética e terminalidade
- Atentar para as dimensões éticas envolvidas nos atendimentos
- Compreender os aspectos psicológicos relacionados ao processo saúde-doença-cuidado
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53802 - Manoel Antonio dos Santos
 
Programa Resumido
A disciplina dá continuidade ao oferecimento de conhecimento teórico e técnico sobre a atuação profissional do psicólogo no âmbito hospitalar, em programas de caráter multi e interdisciplinar, explicitando conceitos centrais de intervenções psicológicas de tempo e objetivos limitados, e discutindo criticamente questões relacionadas à bioética e terminalidade.
 
 
 
Programa
Unidade 1:
Psicoterapia breve e focal (ou de objetivos limitados)
Intervenções em grupo
Atendimento psicológico infantil e do adulto
Discussão de situações da prática clínica

Unidade 2:
O atendimento psicológico na urgência
O atendimento psicológico a pacientes com câncer 
A filosofia dos Cuidados Paliativos
Cuidados no final da vida: o atendimento psicológico na terminalidade
Atuação do psicólogo junto às famílias dos pacientes: o atendimento familiar

Unidade 3:
Cuidados éticos no atendimento hospitalar: a Bioética
Produção de conhecimento: elaboração de artigos e estudos de caso
 
 
 
Avaliação
     
Método
As unidades serão desenvolvidas por intermédio de aulas expositivas e discussão de textos e casos clínicos em sala de aula, combinando-se o esquema de discussão em pequenos grupos com o de discussão em grupo geral. Também poderão ser programadas algumas aulas ministradas por profissionais experientes nas abordagens estudadas, nas quais deverão ser apresentados casos clínicos para ilustrar os aspectos teóricos. Poderão, ainda, ser exibidos vídeos (documentários, filmes, entre outros) que ilustrem os tópicos a serem trabalhados. A disciplina tem ainda uma carga de prática (estágio profissionalizante), com atendimento psicológico a pacientes e/ou familiares no contexto hospitalar. Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos em sala de aula - Participação em reuniões com a equipe multiprofissional - Atendimentos individuais - Atendimentos grupais - - Supervisão semanal com o docente responsável - Elaboração de Relatório Final da disciplina-estágio - Seminários
Critério
Os alunos serão avaliados por intermédio de: (1) um trabalho escrito, individual, contendo os principais tópicos estudados no programa da disciplina ou relatório de atendimento realizado; (2) seminário referente a conteúdos incluídos no programa; (3) assiduidade, de acordo com a presença e participação do aluno durante as atividades. Cada uma dessas atividades será avaliada com notas de zero a dez, sendo a nota final a média aritmética simples das três avaliações realizadas.
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, que inclui prática de estágio supervisionado, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografias Básicas:
Cardoso-Oliveira, E. A. & Santos, M. A. (2013). Luto antecipatório em pacientes com indicação para o Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas. Ciência e Saúde Coletiva, 18(9), 2567-2575.
Conselho Federal de Psicologia (2005). Código de Ética do Psicólogo. Brasília, DF: CFP.
Kovács, M. J. (2003). Bioética nas questões da vida e da morte. Psicologia USP, 2(14), 115-167.
Ocampo, M. S. L. e cols. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
Osorio, L. C. (2007). Grupoterapias: Abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed.
Peres, R. S. & Santos, M. A. (2005). Considerações gerais e orientações práticas acerca do emprego de estudos de caso na pesquisa científica em Psicologia. Interações, 10(20), 109-126.
Pierre, C. (1998). A arte de viver e morrer. São Paulo, SP: Ateliê Editorial.
Quayle, J. & Lucia, M. C. S. (2003). Adoecer: As interações do doente com sua doença. São Paulo: Atheneu.
Rezende, V. L. (Org.) (2000). Reflexões sobre a vida e a morte: Abordagem interdisciplinar do paciente terminal (pp. 95-104). Campinas, SP: Editora da Unicamp.
Santos. F. S. (Org.) (2009). Cuidados paliativos: Discutindo a vida, a morte e o morrer. São Paulo: Atheneu.
Torres, W. C. (2003). A bioética e a Psicologia da Saúde: Reflexões sobre questões de vida e morte. Psicologia: Reflexão e Crítica, 3(16), 475-482.
Zimerman, D. E., Osorio, L. C. e cols. (1997). Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre, RS: Artes Médicas. Capítulos: 1, 2, 3, 9, 12, 13 e 37.

Bibliografia complementar:
Chizzotti, A. (2000). Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, SP: Cortez. 
Cunha, J. e cols. (2000). Psicodiagnóstico V. Porto Alegre, RS: Artmed. Módulos I, II e VII (inteiros), módulo III (caps. 5 e 6); caps. 10, 15, 25 e 36.
Schramm, F. R. (1999). Cuidados paliativos: aspectos filosóficos. Revista Brasileira de Cancerologia, 45(4), 57-63.
Zimerman, D. E. (1999). Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica – Uma abordagem didática. Porto Alegre, RS: ArtMed.
 

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