Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940724 - O Psicólogo em uma Equipe do Programa de Saúde da Família: Desenvolvendo Programa de Promoção de Saúde na Comunidade I
THE PSYCHOLOGIST AS PART OF THE STAFF IN A FAMILY HEALTH PROGRAM: DEVELOPING A HEALTH PROMOTION PROGRAM IN THE COMMUNITY I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Oferecer ao estagiário a oportunidade conhecer e atuar junto ao Programa de Saúde da Família (PSF) que fundamenta o trabalho em uma equipe multidisciplinar, voltado para a promoção da saúde, a prevenção da doença e a melhora da qualidade de vida da população.

Específicos: 

De formação teórica 
- Oferecer conhecimentos básicos sobre a promoção da saúde e prevenção da doença no contexto de um Centro de Saúde.
- Oferecer conhecimentos a respeito do Programa de Saúde da Família e do trabalho em equipe multidisciplinar.
- Oferecer conhecimentos a respeito do trabalho do psicólogo na atenção primária

De formação prática 
- Proporcionar ao estagiário a oportunidade de realizar, inicialmente, observação das atividades desenvolvidas no PSF, visando se familiarizar com as rotinas, metas e pessoas (profissionais e clientela).
- Proporcionar ao estagiário a oportunidade de participar das reuniões de equipe multidisciplinar do programa de saúde da família, como membro da equipe, juntamente com médicos, enfermeira, estagiários e agentes comunitários, detectando necessidades da população atendida pela Unidade e podendo oferecer propostas de assistência.
- Proporcionar ao estagiário a oportunidade de coordenar juntamente com outros profissionais da equipe de saúde grupos de promoção de saúde na comunidade.
- Proporcionar ao estagiário a oportunidade de acompanhar algumas famílias da área de abrangência da Unidade de Saúde para atuar tanto no âmbito da comunidade como da equipe de saúde.

De formação ética
- Desenvolver uma atitude adequada na relação profissional – paciente, respeitando os preceitos éticos envolvidos nesta situação, como, o sigilo profissional, o respeito ao sofrimento dos pacientes e da família, necessidade de assumir uma postura profissional ética frente à instituição e a equipe multidisciplinar em que se insere o estágio
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
173205 - Carmen Lucia Cardoso
 
Programa Resumido
A disciplina oferece um espaço para que os alunos possam conhecer o campo da saúde em especial da atenção primária à saúde e atuar nesse contexto
 
 
 
Programa
- Discussão teórica a respeito da participação do psicólogo na atenção primária a saúde
- Conceito de promoção da saúde e prevenção da doença
- A integralidade da atenção e do cuidado
- O Programa de Saúde da Família como estratégia para viabilizar o Sistema Único de Saúde
- A interface entre a psicologia da saúde e o programa de saúde da família
- A equipe multidisciplinar
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Leitura e discussão de textos a respeito da psicologia da saúde, a inserção e a atuação do psicólogo na atenção primária, a integralidade da atenção e a estratégia saúde da família. - Os alunos desenvolverão o estágio nas Unidades de Saúde, objetivando a investigação e a intervenção no contexto com a posterior discussão em supervisão. As atividades serão supervisionadas em reuniões semanais de supervisão com o docente responsável. Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos. - Participação em equipe multidisciplinar; observação das atividades e desenvolvimento de programa de promoção de saúde na comunidade. - Realização de visitas domiciliares a algumas famílias do PSF, de acordo com a discussão de casos realizadas nas reuniões da unidade. - A partir das observações e da participação nas discussões realizadas com a equipe de saúde buscar-se-á implantar estratégias de promoção de saúde para a população visando uma melhor qualidade de vida. - Realização de trabalhos de prevenção da doença e promoção de saúde com a população das Unidades de Saúde - Coordenação de grupos de promoção de saúde na comunidade. - Realização de transcrição das sessões de grupo coordenadas por ele e das reuniões semanais com a equipe do PSF. - Participação nas supervisões semanais, visando à discussão de aspectos teóricos e práticos das tarefas realizadas. - Elaborar relatório final das atividades desenvolvidas.
Critério
Participação nas supervisões, transcrições realizadas, atividades desenvolvidas na unidade de saúde, relatório final detalhado e circunstanciado.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina, será exigida a realização de atividades práticas em unidade de Saúde durante todo o período.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, M.C.P.; MISHIMA, S.M. O desafio do trabalho em equipe na atenção à Saúde da Família: construindo “novas autonomias” no trabalho. Revista Interface, v.5, n.9, p. 150-153, 2001.
BRASIL, Ministério da Saúde, http://portal.saude.gov.br/portal /saude.
BRASIL. Ministério da Saúde. ABC do SUS: Doutrinas e Princípios, Brasília, 1990.
BRASIL, Ministério da saúde. Humaniza SUS – Política Nacional de humanização. Documento base para gestores e trabalhadores do SUS, 2004. Disponível: www.saude.gov.br
BRASIL, Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção básica. Politica nacional de atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 
BRASIL, Ministério da saúde. A Implantação da Unidade da Família. Caderno 1. Secretaria de Políticas Públicas, Departamento de Atenção Básica
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília, 1998.
CARDOSO, C.L. Grupo Comunitário de Saúde Mental. 2012, 117 p., Tese de Livre-Docência, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, 2012.
CALIL,L.C.; TEIXEIRA,V.P.A.; FIGUEIREDO,M.A.C. A ferida do homem e o homem da ferida. Rev. Bras. Med. V.51, n.1/2, 1994, p.33-35.
CAMARGO-BORGES, C.; CARDOSO, C.L. A Psicologia e a estratégia de Saúde da Família: compondo saberes e fazeres. Psicologia & Sociedade, 17(2):26-32, 2005.
CARDOSO, C.L. Tratamento Odontopediátrico no contexto de uma clínica-escola: avaliação do estresse da criança, do acompanhante e do aluno. (2002) Tese (doutorado) Pós Graduação em Psicologia de Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP.
CASARINI, K.A. Doença grave e internação em terapia intensiva: experiências em longo prazo de pessoas adoecidas e cuidadores. 2013. p.217, Tese (doutorado). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013. 
FARIA, A.M.D.B.; CARDOSO, C.L. Estresse em cuidadores de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.;Psico – PUCRS, v.47 (3), p. 228-237, 2016
FRANCO, T.; MERHY, E.E. Programa de Saúde da Família: contradições e novos desafios. Anais VI Congresso Paulista de Saúde Pública. V.2 , p.145-154, 1999.
FRATESCHI, M.S ; CARDOSO, C.L. Práticas em saúde mental na atenção primária à saúde. Psico / PUCRS, v.47 (2), p. 159-168, 2016. 	
GUIZARDI, F. L.; PINHEIRO, R. Dilemas culturais, sociais e políticos da participação dos movimentos sociais nos Conselhos de Saúde. Ciênc. saúde coletiva, Set 2006, vol.11, no.3, p.797-805. 
GUIZARDI, F. L.; PINHEIRO, R. Novas práticas sociais na constituição do direito à saúde: a experiência de um movimento fitoterápico comunitário. Interface (Botucatu), Mar 2008, vol.12, no.24, p.109-122. 
JATENE, A.D (Org.). Saúde mental e Saúde da família. SaúdeLoucura 7, HUCITEC, São Paulo.
MERHY, E.E. Saúde - a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.
PINHEIRO, ROSENI. Em defesa da vida: modelo do Sistema Único de Saúde de Volta Redonda. Physis, Dez 2001, vol.11, no.2, p.123-166.
PUPIN, V.M. CARDOSO, C.L. Fazer de ‘soldadinho’: as dificuldades no trabalho do agente comunitário de saúde. Psico, Porto Alegre, v.42,n.1,p.41-50,2011.
PUPIN, V.M. CARDOSO, C.L.; FRANCESCHINI, T.R.C. A construção de grupos de promoção de saúde: repensando a pratica profissional do psicólogo. In SIMON, C.P.;MELO-SILVA,L.L.; 
SANTOS, M.A. (orgs). Formação em Psicologia: diversidade na pesquisa e na prática. São Paulo: Vetor, 2005. RIBEIRÃO PRETO, Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto.  http://www.saude.ribeiraopreto.sp.gov.br
SAWAYA, A.L.; SOLYMOS, G.M.B. A aventura do conhecimento. In: A.L. SAWAYA (org.), Desnutrição, Pobreza e Sofrimento psíquico, São Paulo: EDUSP, 2011.
SCHRAIBER, L. B.; NEMES, M. I. B.; MENDES-GONÇALVES, R. B. Saúde do adulto – programas e ações na unidade básica. São Paulo: Hucitec, 2000.
SILVA, N.H.L.P. ; CARDOSO, C.L. Contribuições da Fenomenologia de Edith Stein para a Atuação do Psicólogo nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 16, p. 246-259, 2013.
SILVA, N.H.L.P. ; Cardoso, C.L. Cuidado em saúde mental na Estratégia Saúde da Família: a construção da comunidade. Memorandum: Memória e Historia em Psicologia. V.31, p. 218-236, 2016.
VASCONCELOS, E. M.; A saúde nas palavras e nos gestos – reflexões da rede educação popular e saúde. São Paulo: Hucitec, 2001
 

Clique para consultar os requisitos para 5940724

Clique para consultar o oferecimento para 5940724

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP