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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940725 - Abordagem Cognitivo-Comportamental em Grupos I
COGNITIVE BEHAVIORAL GROUP THERAPY I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Geral: 
O ensino da Abordagem Cognitivo-Comportamental em Grupos tem por objetivo caracterizar e discutir aspectos teóricos e técnicos desta abordagem aplicados para intervenção em grupos com diferentes demandas e formatos metodológicos. 

Específicos:
- Oferecer a oportunidade de conceitualização de demandas grupais, planejamento e intervenção Cognitivo-Comportamental para grupos. 
- Oportunizar ao aluno a intervenção em grupos terapêuticos e de prevenção e promoção de saúde; 
- Prestar um serviço especializado à comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6616283 - Carmem Beatriz Neufeld
 
Programa Resumido
As disciplinas visam caracterizar e discutir aspectos teóricos e técnicos desta abordagem aplicados para intervenção em grupos com diferentes demandas e formatos metodológicos. Por se tratar de disciplinas estágio, tais aspectos serão abordados tanto na teoria quanto na prática do manejo em grupos em TCC.
 
 
 
Programa
I. TCC em grupos
II. THS
III. Orientação de pais
IV. TCC em grupos terapêuticos 
V. TCC em grupos de apoio
VI. TCC em grupos de treinamento
VII. TCC em grupos de promoção e prevenção de saúde
VIII. TCC em instituições e para processos institucionais
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas - Discussões de textos em grupo - Estudos de casos - Seminários teórico-práticos - Observação e acompanhamento de atendimentos e orientações em grupos - Supervisões semanais dos atendimentos Critério de seleção: Apresentação de memorial justificando a identificação do candidato com a área. Análise do Currículo e do Histórico indicando a trajetória acadêmica curricular e extra-curricular do candidato. Entrevista individual com a finalidade de apreciar o grau de motivação e a identificação do aluno com a proposta de trabalho da Terapia Cognitivo-Comportamental desenvolvido nesta disciplina-estágio. Atividades discentes: - Realizar buscas bibliográficas sobre temas vinculados ao programa - Realizar estudos de casos - Assistir e comentar filmes - Acompanhar a elaboração de propostas de intervenção condizentes com a literatura - Realizar observação e acompanhamento de atendimentos e orientações em grupos de diferentes modalidades
Critério
Aspectos teóricos: Desempenho do aluno no atendimento, refletindo seu conhecimento de princípios técnicos e teóricos que fundamentem sua forma de atuação. Avaliação individual, registrada a partir de participação argumentada, consciente e definida por conhecimentos adquiridos por meio de leituras e discussões. Esta avaliação se realiza no decorrer de todo o semestre letivo e compreende a participação efetiva observada por meio de: - domínio do conteúdo (embasamento teórico, coerência e consistência das colocações) - busca de informação (ampliação de fontes informativas, necessidade de buscar novos conhecimentos, interesse) - capacidade de argumentação (assimilação de conhecimentos, capacidade de utilização dos mesmos de forma crítica) Aspectos práticos: Avaliação de cada aluno individualmente. Os aspectos a serem considerados dizem respeito à conduta responsável dos atendimentos apreendida por meio de: - Compromisso com o exercício das atividades (presença nas supervisões, disponibilidade para discutir, participação em discussões que não dizem respeito ao atendimento próprio, mas envolvam seus colegas, desejo de contribuir e colaborar fazendo indagações, propondo reflexão). - Conduta responsável com o cliente (respeito à situação de cada cliente, cumprimento dos horários, não cancelando atendimentos sem justa causa, zelando por todo o material referente ao cliente) - Conduta responsável com os recursos materiais do CPA, da docente e dos colegas - Relatórios dos trabalhos realizados (transparecendo um exercício efetivo de reflexão sobre a atuação) - Aspectos éticos: Avaliação de cada aluno na observância dos preceitos do Código de Ética Profissional.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina, exigindo a realização de atividades de atendimento durante todo o período.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
Abreu, C. N., & Guilhardi, H. (2004). Terapia comportamental e cognitivo-comportamental: Práticas clínicas. São Paulo: Roca.
Abreu, C. N., & Roso, M. (2003). Terapia cognitivo e construtivista: Novas fronteiras na prática clínica. Porto Alegre: Artmed.
American Psychiatric Association (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: Texto revisado DSM-IV-TR. Porto Alegre: Artmed.
Bandura, A., Azzi, R. G., & Polydoro, S. (2008). Teoria social cognitiva: Conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed.
Beck, A., & Alford, B. (2000). O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.
Beck, A., Freeman, A., & Davis, D. D. (2005). Terapia cognitiva dos transtornos de personalidade. Porto Alegre: Artmed.
Beck, A., Rusch, A., Shaw, B., & Emery, G. (1997). Terapia cognitiva da depressão. Porto Alegre: Artmed.
Beck, J. (1997). Terapia cognitiva: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed.
Caballo V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Livraria Santos Editora.
Caballo, V. E., & Simón, M. A. (2005a). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: Transtornos gerais. São Paulo: Livraria Santos Editora.
Caballo, V. E., & Simón, M. A. (2005b). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: Transtornos específicos. São Paulo: Livraria Santos Editora.
Caminha, R., Wainer, R., Oliveira, M., Piccoloto, N. (2003). Psicoterapias cognitivo-comportamentais. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Cordioli, A. V., & Knapp, P. (2008). A terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos mentais. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30 (supl.2), S51-53.
Cordioli, A. V. (2008). A terapia cognitivo-comportamental no transtorno obsessivo-compulsivo. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30 (supl.2), S65-72.
Crowell, S. E., Beauchain, T. P., & Linehan, M. M. (2009). A biosocial developmental model of borderline personality: Elaborating and extending Linehan´s theory. Psychological Bulletin, 135 (3), 495 – 510.
Dattilio, F. M., & Freedman A. (2004). Estratégias cognitivo-comportamentais de intervenção em situações de crise. Porto Alegre: Artmed.
Freeman, A. (2004). Terapia cognitivo-comportamental em grupo para populações e problemas específicos. São Paulo: Roca.
Friedberg, R. D., & McClure, J. M. (2004). A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed.
Ito, L. M.; Roso, M. C.; Tiwari, S.; Kendall, P. C., & Asbahr, F. R. (2008). Terapia cognitivo-comportamental da fobia social. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30 (supl.2), S96-101.
Knapp, P. (2004). Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica. Porto Alegre: Artmed.
Knapp, P., & Beck, A. T. (2008). Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30 (supl.2), S54-64.
Leahy, R. (2006). Técnicas de terapia cognitiva: Manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed.
Leahy, R. L. (2007). Como lidar com as preocupações. Sete passos para impedir que elas paralisem você. Porto Alegre: Artmed.
Manfro, G. G., Heldt, E., Cordioli, A. V., & Otto, M. W. (2008). Terapia cognitivo-comportamental no transtorno de pânico. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30 (supl.2), S81-87.
McMullin, R. E. (2005). Manual de técnicas em terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.
Miyazaki, M. C. O. S., Domingos, N. A. M., & Valério, N. I. (2006). Psicologia da saúde: Pesquisa e prática. São Paulo: THS/Arantes Editora.
Powell, V. B., Abreu, N., Oliveira, I. R. de, & Sudak, D. (2008). Terapia cognitivo-comportamental da depressão. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30 (supl.2), S73-80.
Rangé, B. P. (2001). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: Um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed.
Rangé, B. P., & Marlatt, G. A. (2008). Terapia cognitivo-comportamental de transtornos de abuso de álcool e drogas. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30 (supl.2), S88-95.
Salkovskis, P. M. (2005). Fronteiras da terapia cognitiva. São Paulo: Casa do psicólogo.
Young, J. (2003). Terapia cognitiva para transtornos de personalidade: Uma abordagem focada no esquema. Porto Alegre: Artmed.
 

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