Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940731 - Psicologia Escolar e Práticas I
SCHOOL PSYCHOLOGY AND PRACTICES I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 135 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Oferecer ao aluno formação teórica e prática em Psicologia Escolar a partir de teorias psicológicas que articulam as práticas escolares aos processos de ensino, de aprendizagem e da instituição escolar, considerando as diferenças socioculturais e focando os aspectos relacionais e institucionais.

Específicos: levar os alunos a:
- Problematizar a ação da psicologia nas instituições educativas; 	
- Desenvolver, com o aluno, o pensar sobre acontecimentos nas instituições educacionais de maneira a compreender o processo de produção social, político e histórico dos mesmos; 
- Identificar as demandas escolares e avalia-las considerando as diferentes variáveis envolvidas e;
- Construir um plano de atuação em psicologia escolar embasada teoricamente e justificada nas demandas existentes na instituição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1075420 - Luciana Carla dos Santos Elias
 
Programa Resumido
Aspectos teórico-práticos da psicologia escolar. O sentido das condutas individuais e coletivas de alunos, professores, pais e comunidade escolar. As diferentes leituras da queixa escolar e as possibilidades da atuação do psicólogo no contexto escolar. Formação de professores e educadores. Participação da comunidade na escola- possibilidades. A escuta da criança em situação escolar.
 
 
 
Programa
PARTE TEÓRICA:

1. A psicologia escolar em contexto.
2. Produção social na escola- os diferentes olhares.
3.Formação de professores – conteúdos, formação pessoal e relacional.
4. A criança e suas vivências- significativas.
5. Intervenções possíveis no contexto escolar- elaboração e construção conjunta com a comunidade escolar.

PARTE PRÁTICA:
1. Visitas às escolas, seguida de um período de observação, entrevista e análise de documentos que configurem o funcionamento do seu cotidiano;
2. Entrevistas com os professores e dirigentes da escola com o objetivo de investigar aspectos, temas e questões a serem eleitos para atuação no seu cotidiano;
3. Devolutiva a toda a comunidade sobre as observações e discussão de propostas de atuação, através de reuniões e assembleias com os diferentes grupos da comunidade escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- A parte teórica: aulas expositivas, discussão de textos, seminários e discussão de vídeos e documentário. - A parte prática: atividades de estágio profissionalizante desenvolvidas pelos alunos em estabelecimentos de ensino. Todas estas atividades serão supervisionadas passo a passo pelo responsável da disciplina, semanalmente. Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos em sala de aula; - Elaboração e apresentação de seminários sobre temas levantados como prioritários na instituição de ensino; - Atividades de estágios no estabelecimento de ensino (dupla ou trios de alunos), a partir do planejamento estabelecido nas supervisões com o docente; - Elaboração de transcrição semanal das atividades realizadas na escola; - Supervisão semanal com o docente responsável e; - Elaboração de Relatório Final da disciplina-estágio.
Critério
1. Entrega das transcrições semanais (duplas ou trios); 2. Engajamento nas atividades realizadas na escola (frequência, participação, iniciativa...); 3. Entrega do relatório Final ao término do estágio. O relatório deverá ser circunstanciado, compreendendo os seguintes itens: * Introdução: breve fundamentação teórica do referencial adotado. * Apresentação da instituição: descrição do espaço físico, corpo de funcionários, população discente, projeto pedagógico, dados do IDEB... * Atividades realizadas: descrição de todas as atividades e justificativas. *Re-apresentação das transcrições semanais com as discussões realizadas em supervisão. 4. Discussão final: resultados obtidos com a avaliação inicial, planejamento de intervenção, estratégias escolhidas e recursos e adversidades no processo.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina estágio, não haverá possibilidade de recuperação, uma vez que a avaliação é somativa.
 
Bibliografia
     
Almeida, S.F.C. (2010). Psicologia escolar: ética e competência na formação e atuação profissional. 3ª Ed. Campinas, SP: Ed. Alínea.
Cruz, S. H. V. (Org.) (2008). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisa. SãoPaulo: Cortez.
Del Prete, Z.A.P. (2003); Psicologia escolar e educacional, saúde e qualidade de vida: explorando fronteiras. Campinas, SP: Alínea.
Del Prete, Z.A.P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância. Petrópolis: Vozes, 2005.
Ferraro, A.R. (2004). Escolarização no Brasil na ótica da exclusão. In: Marchesi, A., Gil, C.H. et al. (Orgs.), Fracasso escolar uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Francischini, R, & Viana, M.N. (2016). Psicologia Escolar: que fazer é esse? Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP.
Gusso, R.S.L. (2007). Psicologia Escolar: LDB e educação hoje. 3ª. Ed. Campinas, SP: Ed. Alínea.
Ide, S. M. (2001). O jogo e o fracasso escolar. In: Kishimoto, T. M. (Org.), Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (pp. 89-17). São Paulo: Cortez.
Macedo, L. A questão da inteligência: todos podem aprender? In: Oliveira, M. K; Souza, D.T.R; Rego, T.C. Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2008.
Machado, A.M., & Souza, M.P.R. (Orgs.) (2006). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. Casa do Psicólogo.
Marturano, E.M., Linhares, M.B.M., & Loureiro, S.R. (Orgs) (2004).. Vulnerabilidade e proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo; FAPESP.
Martinez, A. M. (2007). Psicologia escolar e compromisso social: novos discursos, novas práticas. 2ª Ed. Campinas, SP: Ed. Alínea.
Patto, M.H.S. (2010). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo. 
Sawaya, S.M. (2000). Alfabetização e fracasso escolar: problematizando alguns pressupostos da concepção construtivista. Educação e Pesquisa, 26(1), 67-81.
Souza, B.P. et al. (Orgs) (2007). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Silva, M.B. et al. (Orgs) (2009). Consultoria em Psicologia Escolar/Educacional. Curitiba: Juruá.
Williams, L. C. A & Stelko-Pereira, A. C. (2013). Violência nota zero- como aprimorar as relações na escola. São Carlos: Edufscar. 
 

Clique para consultar os requisitos para 5940731

Clique para consultar o oferecimento para 5940731

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP