Geral: Oferecer ao aluno formação teórica e prática em Psicologia Escolar a partir de teorias psicológicas que articulam as práticas escolares aos processos de ensino, de aprendizagem e da instituição escolar, considerando as diferenças socioculturais e focando os aspectos relacionais e institucionais. Específicos: levar os alunos a: - Problematizar a ação da psicologia nas instituições educativas; - Desenvolver, com o aluno, o pensar sobre acontecimentos nas instituições educacionais de maneira a compreender o processo de produção social, político e histórico dos mesmos; - Identificar as demandas escolares e avalia-las considerando as diferentes variáveis envolvidas e; - Construir um plano de atuação em psicologia escolar embasada teoricamente e justificada nas demandas existentes na instituição.
Aspectos teórico-práticos da psicologia escolar. O sentido das condutas individuais e coletivas de alunos, professores, pais e comunidade escolar. As diferentes leituras da queixa escolar e as possibilidades da atuação do psicólogo no contexto escolar. Formação de professores e educadores. Participação da comunidade na escola- possibilidades. A escuta da criança em situação escolar.
PARTE TEÓRICA: 1. A psicologia escolar em contexto. 2. Produção social na escola- os diferentes olhares. 3.Formação de professores – conteúdos, formação pessoal e relacional. 4. A criança e suas vivências- significativas. 5. Intervenções possíveis no contexto escolar- elaboração e construção conjunta com a comunidade escolar. PARTE PRÁTICA: 1. Visitas às escolas, seguida de um período de observação, entrevista e análise de documentos que configurem o funcionamento do seu cotidiano; 2. Entrevistas com os professores e dirigentes da escola com o objetivo de investigar aspectos, temas e questões a serem eleitos para atuação no seu cotidiano; 3. Devolutiva a toda a comunidade sobre as observações e discussão de propostas de atuação, através de reuniões e assembleias com os diferentes grupos da comunidade escolar.
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