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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940740 - Atuação do Psicólogo em Instituições Educacionais II
PSYCHOLOGICAL INTERVENTION IN EDUCATIONAL CONTEXTS II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Proporcionar aos alunos estagiários a oportunidade de continuarem e ampliarem sua atuação em instituições educacionais, através do desenvolvimento de um trabalho de intervenção psicoeducacional junto a educandos, professores e  pais.

Específicos: Capacitar o aluno para:
- Analisar de forma abrangente, situações de dificuldade escolar e/ou de problemas de/na aprendizagem
- Constituir grupos de intervenção para lidar com alunos portadores de queixa escolar
- Constituir grupos de professores para reflexão e análise das concepções e práticas desenvolvidas pela escola para lidar com as queixas escolares.
 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2054050 - Sylvia Domingos Barrera
 
Programa Resumido
A disciplina foca-se mais na parte prática, buscando fornecer subsídios para uma atuação mais autônoma dos estagiários nas propostas de intervenção iniciadas na instituição educacional no semestre anterior. Procura também  abordar temas e propor intervenções em função das peculiaridades da escola onde o estágio está sendo  desenvolvido. 
 
 
 
Programa
I- Formação em serviço de professores
II – Violência escolar
III – Interação família x escola
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Discussão de textos - orientação e supervisão das atividades de estágio Atividades discentes: 1 Leitura e discussão de textos e elaboração de relatórios do trabalho desenvolvido 2 Observações de alunos em situação escolar 3 Entrevistas com professores e pais 4 Atendimento (por dupla de estagiários) a grupos de crianças com queixa escolar 5 Atividades de orientação e/ou reflexão com professores, funcionários e pais
Critério
- Frequência e participação nas atividades de estágio, discussões e supervisão - leitura da bibliografia indicada - Transcrições semanais das atividades desenvolvidas - Relatório final das atividades de estágio incluindo a fundamentação teórico metodológica das atividades desenvolvidas
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, que inclui prática de estágio supervisionado, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Almeida, S. F. C (2006). Psicologia Escolar. Ética e competências na formação e atuação profissional. Campinas: Ed. Alínea
Andrada, E. G. C. (2003) Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente. Psicologia Escolar e Educacional, 7(2), 171-178 
Elias, L. C. S. & Marturano, E. M. (2005).Oficinas de linguagem: proposta de atendimento psicopedagógico para crianças com queixas escolares. Estudos de Psicologia, 10, 53-61.
Maluf, M. R. (2005). Ciência da leitura e alfabetização infantil um enfoque metalinguístico. Boletim da Academia Paulista de Psicologia, 25(2), 55-62.
Meira, M. F. M. & Antunes, M. A. M.(2003) Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Moreira, M. H. C. (1992). Possibilidades e limites do psicólogo educacional. In: Conselho Regional de Psicologia – 4ª. Região. Psicologia: Possíveis olhares, outros fazeres (pp.105 – 138). Belo Horizonte.
Oliveira, M. K., Rego, T. C. & Souza, D. T. R. (2002). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna.
Patto, M.H. (1992). A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. Psicologia-USP, 3.
Paula, F. V., & D’Aurea-Tardelli, D. (2009). Violência na escola e da escola: desafios contemporâneos à Psicologia da Educação. S. B. Campo: Universidade  Metodista
Souza, B. P. (2007). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo.
 

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