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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940741 - Diagnóstico e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem: Uma Abordagem Psicopedagógica II
PSYCHOPEDAGOGICAL DIAGNOSTIC AND INTERVENTION II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Oferecer ao aluno a oportunidade de dar continuidade e aprofundar sua formação profissional na área da Psicologia Escolar/Educacional, a partir da realização de atendimento psicopedagógico a alunos do ensino fundamental com queixas de dificuldades de aprendizagem. 

Específicos: Capacitar o aluno para:
- Refletir criticamente sobre os limites e possibilidades da intervenção psicopedagógica no enfrentamento dos problemas de aprendizagem, levando em conta a multideterminação das dificuldades de aprendizagem seus aspectos biopsicossociais.
- Realizar avaliação psicopedagógica com base em jogos e instrumentos psicológicos padronizados.
- Utilizar jogos e outras técnicas lúdicas e psicoeducativas como forma de intervenção psicopedagógica
- Conhecer e refletir sobre formas de atuação psicopedagógica nos principais transtornos de aprendizagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2054050 - Sylvia Domingos Barrera
 
Programa Resumido
Aprofundamento de temas relacionados a transtornos de aprendizagem tais como: dislexia, TDAH, transtornos do desenvolvimento.
 
 
 
Programa
I – Dislexia
II- TDAH
III- Transtornos do Desenvolvimento
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Discussão de textos - Orientação e supervisão das atividades de estágio Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos e elaboração de relatórios do trabalho desenvolvido - Entrevistas com pais e professores - Atendimento individual a criança(s) com queixa de dificuldade de aprendizagem
Critério
- Frequência e participação nas atividades de estágio, discussões e supervisão - leitura da bibliografia indicada - Transcrições semanais das atividades desenvolvidas - Relatório final das atividades de estágio incluindo a fundamentação teórico metodológica das atividades desenvolvidas
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, que inclui prática de estágio supervisionado, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bossa, N. A. (2000). A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2a. ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
Coll, C., Marchesi, A., Palacios, J. & cols. (2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol.3: Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed.
Hammer, E. F. (1989). Aplicações clínicas dos desenhos projetivos. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Pain, S. (1986). Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 2a. ed.  Porto Alegre: Artes Médicas.
Rotta, N. T., Ohlweiler, L., & Riesgo, R. S. (Orgs.) (2016). Transtornos da Aprendizagem: Abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed.
Rubinstein, E. (1999). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Scoz, B. J. L (Org.) (1991). Psicopedagogia: contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas.
Seabra, A. G. & Dias, N. M. (2012). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva. São Paulo: Memnon.
 

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