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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940742 - Atendimento às Dificuldades na Aprendizagem II
CLINICAL CARE FOR LEARNING DIFFICULTS II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Oferecer ao aluno formação teórica e prática na área da Psicologia Clínica a partir de uma proposta de intervenção psicopedagógica.

Específicos: levar os alunos a:
- Desenvolver intervenção sobre as dificuldades na aprendizagem;
- Orientar pais/responsáveis em como lidar e auxiliar seus filhos/dependentes quanto às queixas na aprendizagem apresentadas, de forma a reduzir situações adversas e aumentar os recursos de proteção e;
  - 	- Orientar professores quanto às dificuldades na aprendizagem do indivíduo e possíveis formas de suporte dentro da instituição educacional, com foco na inclusão escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1075420 - Luciana Carla dos Santos Elias
 
Programa Resumido
Intervenção Psicopedagógica clínica. Orientação de pais/responsáveis. Orientação a escola frente a queixa escolar. Inclusão escolar.
 
 
 
Programa
PARTE TEÓRICA:
1. Intervenção nas dificuldades de aprendizagem- caminhos e possibilidades.
2. Oficinas de linguagem.
3. Treinamento de habilidades.
4. Orientação a família e escola- processos a serem construídos conjuntamente.
5. Inclusão escolar: direitos do indivíduo do estado e deveres do estado.

PARTE PRÁTICA:
1. Desenvolvimento da intervenção com o indivíduo com dificuldades na aprendizagem.
2. Orientação de pais.
3. Visitas e reuniões na escola a qual o indivíduo foco de atendimento frequenta.
4. Elaboração de encaminhamentos e relatórios.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- A parte teórica: aulas expositivas, discussão de textos, seminários e discussão de vídeos e documentário. - A parte prática: atividades de estágio profissionalizante desenvolvidas pelos alunos junto ao Centro de psicologia Aplicada- CPA. Todas estas atividades serão supervisionadas passo a passo pelo responsável da disciplina, semanalmente. Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos em sala de aula; - Elaboração e apresentação de seminários sobre temas levantados como prioritários no caso em atendimento; - Atividades de estágios no Centro de psicologia Aplicada- CPA; - Elaboração de transcrição semanal das atividades realizadas na escola; - Supervisão semanal com o docente responsável e; - Elaboração de Relatório Final da disciplina-estágio.
Critério
- Entrega das transcrições semanais; - Engajamento nas atividades realizadas (frequência, participação, iniciativa...); - Entrega do relatório Final ao término do estágio. O relatório deverá ser circunstanciado, compreendendo os seguintes itens: * Apresentação do caso: aspectos desenvolvimentais, familiares e pessoais no que tange a recursos e dificuldades. * Atividades realizadas: descrição de todas as atividades e justificativas. * Discussão final: resultados obtidos com a intervenção frente aos objetivos traçados, estratégias escolhidas e recursos e adversidades no processo.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina estágio, não haverá possibilidade de recuperação, uma vez que a avaliação é somativa.
 
Bibliografia
     
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Marturano, E.M., Linhares, M.B.M., & Loureiro, S. R. (Orgs) (2004). Vulnerabilidade e proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo; FAPESP.
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Scoz, B. J. L. et al. (Orgs.) (1991). Psicopedagogia: contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas.
Weiss, M. L. L. (1994). Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica. 2a. ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
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