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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940745 - Psicoterapia de Orientação Psicanalítica II
PSYCHOANALYTIC PSYCHOTHERAPY II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Dar continuidade à proposta da disciplina anterior no sentido de introduzir o aluno no conhecimento da teoria e técnica psicanalítica, complementando sua formação profissional com a experiência de atendimento clínico em psicoterapia sob a abordagem analítica.

Específicos:
- Propiciar condições ao aluno para o exercício do papel profissional como psicoterapeuta de orientação psicanalítica, mediante treinamento supervisionado em atendimento psicoterápico de clientes no contexto da clínica-escola.
- Familiarizar-se com a teoria e a técnica que definem o atendimento psicoterápico de orientação psicanalítica, em seus aspectos básicos e referenciais históricos.
- Aprimorar a percepção, sensibilidade e técnica do aluno no manejo psicoterápico de casos clínicos, por meio de sessões de supervisão com profissional experiente na área clínica.
- Favorecer o contato com o modelo de trabalho clínico-institucional, fomentando a discussão acerca do funcionamento e dinâmica particular de uma instituição de atendimento público e gratuito à comunidade.
- Fomentar a discussão de aspectos éticos envolvidos nesses atendimentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53802 - Manoel Antonio dos Santos
 
Programa Resumido
A disciplina dá continuidade à introdução em relação ao conhecimento da teoria e técnica psicanalítica, complementado com a experiência de atendimento clínico em psicoterapia sob abordagem psicanalítica, a partir da delimitação de conceitos-chave como transferência/contratransferência, resistência, interpretação e terminação em psicoterapia.
 
 
 
Programa
UNIDADE 5: RESISTÊNCIA: PONTO DE ANCORAGEM DO TRATAMENTO PSICANALÍTICO
a. O conceito de resistência e sua evolução na obra de Freud
b. Diferentes modalidades de resistência
c. Interpretação e elaboração das resistências
d. Repetição, lembrança e elaboração

UNIDADE 6: INTERPRETAÇÅO NA PRÁTICA CLÍNICA
a. O conceito de interpretação: os diferentes elementos da interpretação
b. Modus operandi das interpretações
c. Outras modalidades de intervenções verbais na situação terapêutica
d. Mais além da transferência e da interpretação

UNIDADE 7: MAIS ALÉM DA TRANSFERÊNCIA E DA INTERPRETAÇÃO: APORTES RECENTES À TECNICA PSICANALITICA
a. A relação "real" entre o paciente e o psicanalista
b. Mais além da técnica do "somente interpretar"

UNIDADE 8: O SINTOMA: SUA GÊNESE E SUA DISSOLUÇAO
a. O significado dos sintomas neuróticos
b. Os sintomas na neurose obsessiva e na neurose histérica
c. Gênese dos sintomas: a "formação de compromisso"

UNIDADE 9: NEUROSE E PSICOSE 
a. Caracterização e diferenciação dos quadros neuróticos e psicótico
b. O paradigma da neurose: impulso, repressão e sintoma
c. A perda da realidade (desinvestimento) na neurose e na psicose: diferenças fundamentais
d. Os mecanismos específicos da psicose
e. As duas etapas na formação da neurose e da psicose

UNIDADE 10 ATITUDES BÁSICAS DO PSICOTERAPEUTA DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA: ATENÇÃO FLUTUANTE, MEMÓRIA E DESEJO, A DIMENSÃO DO ACOLHIMENTO
a. Significado de "associação" e sua relação com a memória
b. O encadeamento do discurso e o "método" da associação livre, em sua origem histórica
c. O conceito de atenção flutuante: gênese e construção do conceito na obra de Freud
d. Questionando a memória e o desejo na perspectiva do analista
e. O desenvolvimento de um espaço de acolhimento na mente do analista

UNIDADE 11: SOBRE O TÉRMINO DA RELAÇÃO ANALÍTICA
a. Os critérios para conclusão de uma análise
b. Reativação de situações primitivas de separação e elaboração do luto
c. Mudanças no nível da relação do paciente com seus objetos internos
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Discussões em grupo dos atendimentos realizados pelos alunos (supervisão dos casos clínicos). - Discussões teóricas em grupo com base nos textos referidos na bibliografia. - Supervisão de casos individual (quando necessária). Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos em sala de aula; - Atendimentos individuais - Supervisão semanal com o docente responsável - Elaboração de Relatório Final da disciplina-estágio
Critério
1. Cumprimento das atividades propostas, a saber: 1.a. Atendimento de no mínimo dois clientes 1.b. Confecção de relatórios de atendimento 1.c. Entrega de um trabalho escrito, referente a um tópico do programa a ser definido junto ao docente 2. Comparecimento em, no mínimo, 70% das supervisões 3. Obtenção da nota mínima 5,0 (cinco) no trabalho escrito
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, que inclui prática de estágio supervisionado, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografias Básicas:
Freud, S. (1976). Obras completas. Coleção Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago.
Greenson, R. R. (1982). Investigações em psicanálise. Vol. I e II. Rio de Janeiro: Imago.
Laplanche, J., & Pontalis, J.B. (1983). Vocabulário de psicanálise. Trad. Pedro Tamem. São Paulo: Martins Fontes.
Menninger, K., & Holzman, P. (1982). Teoria da técnica psicanalítica. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

Bibliografias complementares:
Sandler, J., Dare, C., & Holder. A. (1976). O paciente e o analista: Fundamentos do processo psicanalítico. Trad. de José Luis Meurer. Rio de Janeiro: Imago.
Trinca, W. (1988). A arte interior do psicanalista. São Paulo: EPU/EDUSP.
 

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