Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940746 - Saúde, Ergonomia e Trabalho II
HEALTH, ERGONOMIE AND WORK II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: 
- discutir questões relativas à saúde, ergonomia e trabalho; 
- Realizar diagnósticos, intervenções e avaliações na subárea de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). - Atuar em equipes multidisciplinares nos casos de afastamento e retorno ao trabalho, contribuindo com uma visão sobre o trabalho e seus impactos para o trabalhador.  

Específicos:
- Discutir teorias e conceitos da Psicologia Organizacional e do Trabalho, com ênfase no campo de atuação em ergonomia, e saúde do trabalhador.
- Realizar análises ergonômicas de locais de trabalho, junto com a equipe interdisciplinar, visando levantar informações gerais sobre o trabalho e seus impactos para melhoria das condições laborais e identificação de funções compatíveis às limitações dos trabalhadores reabilitados. 
- Realizar análise de tarefas: identificar tarefas (o que faz, como faz e para que faz); levantar informações referentes à ficha do cargo (documento formal sobre o cargo ou ocupação); 
- identificar condições de trabalho; descrever o ambiente social; identificar requisitos psicológicos e requisitos físicos do cargo.
- Oferecer subsídios, na forma de sugestões, para a implementação de medidas que eliminem e/ou minimizem as eventuais sobrecargas de trabalho identificadas.
- Participar e desenvolver ações educativas de promoção à Saúde do Trabalhador e de capacitação dos recursos humanos da rede pública e privada. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6870169 - Marina Greghi Sticca
 
Programa Resumido
Nesta disciplina os alunos terão consolidados os conhecimentos teóricos e práticos relacionados à intervenção nas organizações e no trabalho, com foco na saúde do trabalhador.
 
 
 
Programa
PARTE TEÓRICA:
1.	Aspectos relacionados à ergonomia e saúde do trabalhador.
2.	O trabalho dos psicólogos na área de Psicologia do Trabalho em instituições públicas.

PARTE PRÁTICA:
•	Aplicação de Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) 
•	Elaboração e aplicação de instrumentos de análise e intervenção, de acordo com as características gerais da organização-alvo.
•	Coleta de dados: 
o	Análise de documentos relativos ao caso analisado;
o	Análise das características do trabalho (tarefa, atividade, diagnóstico e recomendações);
o	Oficinas de trabalho.
•	Analise de dados.
•	Elaboração de relatórios parciais e finais.
•	Acompanhamento individual de casos de reabilitação e retorno ao trabalho. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
A parte teórica do conteúdo acima será desenvolvida através de aulas teóricas, supervisão, discussão de textos em grupo com os alunos e realização de seminários. A parte prática constará de atividades de estágio profissionalizante desenvolvidas pelos alunos. Todas estas atividades serão supervisionadas passo a passo pelo responsável da disciplina, semanalmente. Atividades discentes: - Atendimento em reabilitação profissional e retorno ao trabalho. - Planejamento de sessões, interpretação das técnicas aplicadas e elaboração de relatórios. - Organização e arquivo dos documentos relativos aos atendimentos. - Realização de intervenções psicossociais
Critério
1. Entrega dos relatórios parciais, semanais, das atividades realizadas em grupo ou atendimento individualizado 2. Relatório Final, ao término das atividades práticas compreendendo os seguintes itens: - Introdução: breve fundamentação teórica do referencial adotado, - Descrição das Estratégias Realizadas, justificando-as segundo o referencial teórico adotado, - Discussão dos Resultados obtidos com a intervenção, em termos dos objetivos colocados, das estratégias escolhidas, dos Acontecimentos e eventos que atravessaram a sua efetivação.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina estágio, não haverá possibilidade de recuperação, uma vez que a avaliação é somativa.
 
Bibliografia
     
Abrahão, I. J., & Pinho, D. L. M. (2002). As transformações do trabalho e desafios teóricos e metodológicos da e desafios teóricos e metodológicos da  ergonomia. Estudos de Psicologia, 7, n esp.
Abrahão, J. et al. (2009). Método. In: Abrahão, J. I., Sznelwar, L. I., Silvino, A. M. D., Samet, M. M. & Pinho, D. M. (Orgs.), Introdução Ergonomia: da prática à teoria (pp. 179-233). São Paulo: Editora Blucher.
Borges, L. O., & Mourão, L. (2013). Ergonomia da Atividade: uma alternativa teórico-metodológica no campo de Psicologia aplicada aos contextos de trabalho. In: O Trabalho e as organizações (pp. 558-580).  Porto Alegre: Editora Artmed.
Dejours, C. (1986). Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 14(54).
Falzon, P. (2004). Os objetivos da Ergonomia. In: Daniellou, F. (Org.), A ergonomia em busca de seus princípios: debates epistemológicos. São Paulo: Edgard Blucher. 
Ferreira, M. C. (2003). O sujeito forja o ambiente, o ambiente “forja” o sujeito: mediação indivíduo ambiente em ergonomia da atividade. In: Ferreira, M.C. & Dal Rosso, S. (Org), A regulação social do trabalho (pp. 21-38). Brasília: Paralelo 15.
Franco, T., Druck, G., & Seligmann-Silva, E. (2010). As novas relações de trabalho, o desgaste mental do trabalhador e os transtornos mentais no trabalho precarizado. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 35(122), 229-48.
Guérin, F. et al. (2001). Compreender o trabalho para transformá-lo. A prática da Ergonomia. Editora Edgard Blucher. In: Castillo, J.J., & Villena, J. (2005). Ergonomia: conceitos e métodos. Lisboa: Ed. Dinalivro.
Leplat, J., Hoc, J-M. Tarefa e actividade na análise psicológica de situações.
Merlo, A. R. C. & Mendes, A. M. (2009). Perspectivas do uso da psicodinâmica do trabalho no Brasil: teoria, pesquisa e ação.
Wisner, A. (1994). Inteligência no trabalho: textos selecionados de ergonomia. a)  Organização do trabalho, carga mental e sofrimento psíquico (Cap.1 pp. 11-20). b) A metodologia na ergonomia: ontem e hoje (Cap. 8, pp. 87-107). São Paulo: Ed Fundacentro.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940746

Clique para consultar o oferecimento para 5940746

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP