Geral: Ao final do estágio, espera-se que os alunos sejam capazes de: - Analisar o ambiente organizacional, bem como o comportamento dos trabalhadores, sob a luz das teorias e conceitos da Psicologia Organizacional e do Trabalho. - Planejar ações de diagnóstico e de intervenção psicossociais em organizações. - Propor soluções estratégicas de gestão de pessoas para a organização-alvo. - Construir instrumentos estratégicos de intervenção em Gestão de Pessoas com base em competências. - Implementar, gerenciar e/ou avaliar o modelo de Gestão de Pessoas da organização-alvo. Específicos: - Discutir teorias e conceitos da Psicologia Organizacional e do Trabalho, com ênfase no campo de atuação Gestão de Pessoas. - Realizar análise organizacional junto aos acionistas/ diretores e demais colaboradores, visando levantar informações gerais sobre estrutura e ambiente organizacional, bem como informações referentes ao significado do trabalho, expectativas frente ao trabalho, expectativas frente à empresa e variáveis organizacionais que possibilitam investigar a percepção dos colaboradores da empresa quanto às condições gerais de trabalho. - Oferecer subsídios, na forma de sugestões à administração da empresa, para a implementação de medidas que eliminem e/ou minimizem os eventuais problemas detectados. - Elaborar instrumentos para atuação estratégica em gestão de pessoas com base em competências. - Implementar e gerenciar processos de recrutamento e seleção. - Implementar e gerenciar processos de avaliação de desempenho.
O propósito é preparar o aluno nos aspectos práticos relativos ao comportamento humano nas organizações e no trabalho. A orientação é a de complementar a formação dos alunos do curso que pretendem atuar na subárea de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). A ênfase do estágio é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para a construção de instrumentos de análise e intervenção nas organizações e no trabalho.
PARTE TEÓRICA: • Gestão estratégia de pessoas • Recrutamento e Seleção • Treinamento, Desenvolvimento e Educação • Avaliação de Desempenho • Sistemas de Remuneração • Comportamento Organizacional • Gestão por Competências PARTE PRÁTICA: • Acompanhamento das atividades realizadas na organização-alvo, seguido de um período de observação, entrevista e análise de documentos que configurem o funcionamento do seu cotidiano; • Entrevistas com gestores e funcionários de acordo com a demanda especifica do estágio; • Definição de ações a serem implementadas, implementação e avaliação dos resultados;
Almeida, F. A. (2009). Perspectivas e desafios da avaliação psicológica nas organizações. In: Pereira, D. F., & Badeira, D. R. (Orgs.), Aspcetos Práticos da avaliação psicológica nas organizações (pp. 11-22). São Paulo: Vetor. Fleury, et al. (2002). A gestão estratégica de pessoas. In: As pessoas na organização. (pp. 35-50). São Paulo: Editora Gente. Fleury, et al. (2002). A gestão de competência e a estratégia organizacional. In: As pessoas na organização. (pp. 51-60). São Paulo: Editora Gente. Gondim, S. M. G. et al. (2013). Gestão de Pessoas. In: Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 343-375). Porto Alegre: Editora Artmed. Gondim, S. M. G., & Queiroga, F. (2013). Recrutamento e Seleção de Pessoas. In: Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Editora Artmed, 376-405. Lacombe, B. M. B., & Tonelli, M. J. (2001). O discurso e a prática: o que nos dizem os especialistas e o que nos mostram as práticas das empresas sobre os modelos de gestão de recursos humanos. Revista de Administração Contemporânea, 5(2), 157-174. Peixoto, A. L. A., & Caetano, A. (2013). Avaliação de desempenho. In: Borges, L., Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 528-556). Porto Alegre: Editora Artmed. Plothow, C. B., & Hipólito, J. A. (2008). Remuneração por competências. In: Dutra, J. S., Fleury, M. T., Ruas, R. (Org). Competências: conceitos, métodos e experiências (pp. 127-150). São Paulo: Editora Atlas. Santos, S. C. G. (2009). Entrevista comportamental aliada aos testes psicológicos na avaliação por competências. In: Pereira, D. F., Badeira, D. R. Aspcetos Práticos da avaliação psicológica nas organizações (pp. 23-38). São Paulo: Vetor. Serafini, et al. (2009). Avaliando habilidades cognitivas específicas. In: Pereira, D. F., Badeira, D. R. (Orgs.), Aspectos Práticos da avaliação psicológica nas organizações (pp. 39-55). São Paulo: Vetor.