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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940751 - Gestão de Pessoas I
PEOPLE MANAGEMENT I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Ao final do estágio, espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Analisar o ambiente organizacional, bem como o comportamento dos trabalhadores, sob a luz das teorias e conceitos da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
- Planejar ações de diagnóstico e de intervenção psicossociais em organizações.
- Propor soluções estratégicas de gestão de pessoas para a organização-alvo.
- Construir instrumentos estratégicos de intervenção em Gestão de Pessoas com base em competências. 
- Implementar, gerenciar e/ou avaliar o modelo de Gestão de Pessoas da organização-alvo.

Específicos:
- Discutir teorias e conceitos da Psicologia Organizacional e do Trabalho, com ênfase no campo de atuação Gestão de Pessoas.
- Realizar análise organizacional junto aos acionistas/ diretores e demais colaboradores, visando levantar informações gerais sobre estrutura e ambiente organizacional, bem como informações referentes ao significado do trabalho, expectativas frente ao trabalho, expectativas frente à empresa e variáveis organizacionais que possibilitam investigar a percepção dos colaboradores da empresa quanto às condições gerais de trabalho.
- Oferecer subsídios, na forma de sugestões à administração da empresa, para a implementação de medidas que eliminem e/ou minimizem os eventuais problemas detectados.
- Elaborar instrumentos para atuação estratégica em gestão de pessoas com base em competências.
- Implementar e gerenciar processos de recrutamento e seleção.
- Implementar e gerenciar processos de avaliação de desempenho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6870169 - Marina Greghi Sticca
6313692 - Thaís Zerbini
 
Programa Resumido
O propósito é preparar o aluno nos aspectos práticos relativos ao comportamento humano nas organizações e no trabalho. A orientação é a de complementar a formação dos alunos do curso que pretendem atuar na subárea de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). A ênfase do estágio é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para a construção de instrumentos de análise e intervenção nas organizações e no trabalho.
 
 
 
Programa
PARTE TEÓRICA:
•	Gestão estratégia de pessoas
•	Recrutamento e Seleção
•	Treinamento, Desenvolvimento e Educação
•	Avaliação de Desempenho
•	Sistemas de Remuneração
•	Comportamento Organizacional
•	Gestão por Competências


PARTE PRÁTICA:
•	Acompanhamento das atividades realizadas na organização-alvo, seguido de um período de observação, entrevista e análise de documentos que configurem o funcionamento do seu cotidiano;
•	 Entrevistas com gestores e funcionários de acordo com a demanda especifica do estágio;
•	Definição de ações a serem implementadas, implementação e avaliação dos resultados;
 
 
 
Avaliação
     
Método
A parte teórica do conteúdo acima será desenvolvida através de aulas teóricas, discussão de textos em grupo com os alunos e realização de seminários. A parte prática constará de atividades de estágio profissionalizante desenvolvidas pelos alunos em organizações. Todas estas atividades serão supervisionadas passo a passo pelo responsável da disciplina, semanalmente. Instrumentos ou procedimentos/técnicas utilizados: - Elaboração e aplicação de instrumentos de análise e intervenção, de acordo com as características gerais da organização-alvo. - Coleta de dados: o Análise de documentos relativos às características gerais da organização (missão, valores, metas, diretrizes, etc.); o Análise das características das tarefas; o Entrevistas semiestruturadas e observações; o Oficinas de trabalho. - Analise de dados. - Elaboração de relatórios parciais e finais. 12. Atividades discentes: - Reuniões de supervisão - Leituras de artigos relacionados às atividades do estágio - Coleta de dados - Análises de dados coletados - Elaboração de relatórios parciais e finais
Critério
1. Entrega dos relatórios parciais, semanais, das atividades realizadas na organização-alvo. 2. Relatório Final, ao término das atividades práticas compreendendo os seguintes itens: - Introdução: breve fundamentação teórica do referencial adotado, - Descrição das Estratégias Realizadas, justificando-as segundo o referencial teórico adotado, - Discussão dos Resultados obtidos com a intervenção, em termos dos objetivos colocados, das estratégias escolhidas, dos Acontecimentos e eventos que atravessaram a sua efetivação.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina estágio, não haverá possibilidade de recuperação, uma vez que a avaliação é somativa.
 
Bibliografia
     
Almeida, F. A. (2009). Perspectivas e desafios da avaliação psicológica nas organizações. In: Pereira, D. F., & Badeira, D. R. (Orgs.), Aspcetos Práticos da avaliação psicológica nas organizações (pp. 11-22). São Paulo: Vetor.
Fleury, et al. (2002). A gestão estratégica de pessoas. In: As pessoas na organização. (pp. 35-50). São Paulo: Editora Gente.
Fleury, et al. (2002). A gestão de competência e a estratégia organizacional. In: As pessoas na organização. (pp. 51-60). São Paulo: Editora Gente.
Gondim, S. M. G. et al. (2013). Gestão de Pessoas. In: Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 343-375). Porto Alegre: Editora Artmed. 
Gondim, S. M. G., & Queiroga, F. (2013). Recrutamento e Seleção de Pessoas. In: Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Editora Artmed, 376-405.
Lacombe, B. M. B., & Tonelli, M. J. (2001). O discurso e a prática: o que nos dizem os especialistas e o que nos mostram as práticas das empresas sobre os modelos de gestão de recursos humanos. Revista de Administração Contemporânea, 5(2), 157-174. 
Peixoto, A. L. A., & Caetano, A. (2013). Avaliação de desempenho. In: Borges, L., Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 528-556). Porto Alegre: Editora Artmed. 
Plothow, C. B., & Hipólito, J. A. (2008). Remuneração por competências. In: Dutra, J. S., Fleury, M. T., Ruas, R. (Org). Competências: conceitos, métodos e experiências (pp. 127-150). São Paulo: Editora Atlas.
Santos, S. C. G. (2009). Entrevista comportamental aliada aos testes psicológicos na avaliação por competências. In: Pereira, D. F., Badeira, D. R. Aspcetos Práticos da avaliação psicológica nas organizações (pp. 23-38). São Paulo: Vetor.
Serafini, et al. (2009). Avaliando habilidades cognitivas específicas. In: Pereira, D. F., Badeira, D. R. (Orgs.), Aspectos Práticos da avaliação psicológica nas organizações (pp. 39-55). São Paulo: Vetor.
 

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