Gerais: - Propiciar a prática da coordenação de grupos de orientação profissional no âmbito da Psicologia. - Distinguir problemas e temáticas relevantes no domínio da intervenção de carreira. - Prestar um serviço especializado de atendimento à comunidade. Específico: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: - Identificar variáveis individuais e contextuais que influenciam nas decisões de carreira relativas aos estudos e/ou trabalho (conhecimentos). - Planejar, criar e aplicar estratégias e técnicas de intervenção e de avaliação em grupo, no domínio da carreira, visando ao atendimento às demandas do público-alvo (habilidades) - Assumir postura profissional como psicólogo na função de orientador profissional (atitudes).
A disciplina objetiva desenvolver habilidades e competências para a realização de: entrevista de triagem, coordenação de grupo, planejamento, criação e aplicação de estratégias e técnicas de intervenção e de avaliação, no domínio da carreira, e no campo da Psicologia.
1. Fases do processo de orientação profissional e de carreira. 2. Entrevista de triagem: identificação da necessidade da clientela que busca o serviço. Prognóstico e diagnóstico de orientabilidade. 3. Eixos temáticos da orientação profissional e de carreira: autoconhecimento, escolha (influências familiares e contextuais), estudos e vestibular, informações sobre as profissões e mundo do trabalho. 4. Ingredientes críticos para a eficácia do processo de orientação. 5. Planejamento, intervenção e avaliação da pessoa, dos problemas, e dos processos e resultados. 6. A adequação das técnicas e instrumentos utilizados em cada intervenção. 7. A resolutividade da orientação profissional e a avaliação ao término.
Ação Educativa (2014). Guia Tô no rumo (www.acaoeducativa.org). Bohaslavsky, R. (1999). Orientação Vocacional - a estratégia clínica - trad. de José Maria V. Bojart. São Paulo: Martins Fontes. Dias, M. L. (2002). Profissão: no rumo da vida. São Paulo: Ática. Jacquemin, A. (2000). O BBT-Br: Teste de Fotos de Profissões: normas, adaptação brasileira, estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia. Jacquemin, A., Okino, E. T. K., Noce, M. A., Assoni, R. F., & Pasian, S. R. (2006). O BBT-Br feminino: Teste de Fotos de Profissões: adaptação brasileira, normas e estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia. Lassance, M. C. P. (1999). Técnicas para o trabalho de Orientação Profissional. Editora da UFRGS. Levenfus, R. S., & Bandeira, D. R. (2009). Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). São Paulo: Vetor. Melo-Silva, L. L., & Jacquemin, A. (2001). Intervenção em orientação vocacional / profissional: avaliando resultados e processos. São Paulo: Vetor. Melo-Silva, L. L. (2011) Intervenção e avaliação em orientação profissional. In M. A. Ribeiro, & L. L. Melo-Silva, L. L. (Orgs.), Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira: Enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção, vol. 2. São Paulo: Vetor. Neiva, K. M. C. (2014). Manual: Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP). 2ª. ed. São Paulo: Vetor Editora. Ribeiro, M.A., & Melo-Silva, L. L. (2011). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira: Perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos, vol. 1. São Paulo: Vetor. Rappaport, C. R. (1998). Escolhendo a profissão. São Paulo: Ática. Savickas, M. L., & Hartung, P. (2012). A Minha História de Carreira a (versão portuguesa de My Career Story). Lisboa, Portugal: Instituto de Orientação Profissional. Acesso em maio de 2014, disponível em http://www.vocopher.com/CSI/Portuguese/MCS_Portuguese.pdf Serrão, M., & Baleeiro, M. C. (1999). Aprendendo a ser e a conviver (2a ed). São Paulo: FTD. Soares-Lucchiari, D.H. P. (1993). Pensando e vivendo a orientação profissional. São Paulo, Summus.