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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940752 - Grupo de Orientação Profissional I
CAREER COUNSELING GROUP I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Gerais:
-	Propiciar a prática da coordenação de grupos de orientação profissional no âmbito da Psicologia.
-	Distinguir problemas e temáticas relevantes no domínio da intervenção de carreira.
-	Prestar um serviço especializado de atendimento à comunidade.
Específico: 	
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: 
- Identificar variáveis individuais e contextuais que influenciam nas decisões de carreira relativas aos estudos e/ou trabalho (conhecimentos).
- Planejar, criar e aplicar estratégias e técnicas de intervenção e de avaliação em grupo, no domínio da carreira, visando ao atendimento às demandas do público-alvo (habilidades)
-	Assumir postura profissional como psicólogo na função de orientador profissional (atitudes).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5317214 - Fernanda Aguillera
 
Programa Resumido
A disciplina objetiva desenvolver habilidades e competências para a realização de: entrevista de triagem, coordenação de grupo, planejamento, criação e aplicação de estratégias e técnicas de intervenção e de avaliação, no domínio da carreira, e no campo da Psicologia.
 
 
 
Programa
1.	Fases do processo de orientação profissional e de carreira.
2.	Entrevista de triagem: identificação da necessidade da clientela que busca o serviço. Prognóstico e diagnóstico de orientabilidade.
3.	Eixos temáticos da orientação profissional e de carreira: autoconhecimento, escolha (influências familiares e contextuais), estudos e vestibular, informações sobre as profissões e mundo do trabalho.
4.	Ingredientes críticos para a eficácia do processo de orientação. 
5.	Planejamento, intervenção e avaliação da pessoa, dos problemas, e dos processos e resultados.
6.	A adequação das técnicas e instrumentos utilizados em cada intervenção.
7.	A resolutividade da orientação profissional e a avaliação ao término.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Atendimento de um grupo de orientação por uma dupla de estagiários. 2. Leitura e discussão de textos que subsidiam a intervenção. 3. Aplicação e apuração de técnicas de avaliação da maturidade e dos interesses. 4. Supervisão semanal dos atendimentos. 5. Registros das sessões, organização dos prontuários e relatório dos atendimentos.
Critério
Será avaliado o desempenho do aluno no atendimento aos clientes e nas supervisões. Além disso, a avaliação individual consistirá na verificação dos registros dos atendimentos a cada sessão e nos prontuários. A avaliação será processual e realizada no decorrer do semestre letivo, compreendendo a participação efetiva observada por meio de: - domínio do conteúdo (embasamento teórico, coerência e consistência), - proatividade na busca de informações técnicas disponíveis na biblioteca, além de outras possibilidades de exploração vocacional (ampliação de fontes informativas), - capacidade argumentativa (assimilação de conhecimentos, capacidade de utilização dos mesmos de forma ética, crítica e criativa), - assiduidade nas aulas de supervisão, - responsabilidade na relação com os clientes, a equipe e o Serviço de Orientação Profissional.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina-estágio, exigindo a realização de atividades de atendimento durante todo o período.
 
Bibliografia
     
Ação Educativa (2014). Guia Tô no rumo (www.acaoeducativa.org).
Bohaslavsky, R. (1999). Orientação Vocacional - a estratégia clínica - trad. de José Maria V. Bojart. São Paulo: Martins Fontes.
Dias, M. L. (2002). Profissão: no rumo da vida. São Paulo: Ática.
Jacquemin, A. (2000). O BBT-Br: Teste de Fotos de Profissões: normas, adaptação brasileira, estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.
Jacquemin, A., Okino, E. T. K., Noce, M. A., Assoni, R. F., & Pasian, S. R. (2006). O BBT-Br feminino: Teste de Fotos de Profissões: adaptação brasileira, normas e estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.
Lassance, M. C. P. (1999). Técnicas para o trabalho de Orientação Profissional. Editora da UFRGS. 
Levenfus, R. S., & Bandeira, D. R. (2009). Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). São Paulo: Vetor.
Melo-Silva, L. L., & Jacquemin, A. (2001). Intervenção em orientação vocacional / profissional: avaliando resultados e processos. São Paulo: Vetor.
Melo-Silva, L. L. (2011) Intervenção e avaliação em orientação profissional. In M. A. Ribeiro, & L. L. Melo-Silva, L. L. (Orgs.), Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira: Enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção, vol. 2. São Paulo: Vetor.
Neiva, K. M. C. (2014). Manual: Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP).  2ª. ed. São Paulo: Vetor Editora.
Ribeiro, M.A., & Melo-Silva, L. L. (2011). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira: Perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos, vol. 1. São Paulo: Vetor.
Rappaport, C. R. (1998). Escolhendo a profissão. São Paulo: Ática.
Savickas, M. L., & Hartung, P. (2012). A Minha História de Carreira a (versão portuguesa de My Career Story). Lisboa, Portugal: Instituto de Orientação Profissional. Acesso em maio de 2014, disponível em http://www.vocopher.com/CSI/Portuguese/MCS_Portuguese.pdf
Serrão, M., & Baleeiro, M. C. (1999). Aprendendo a ser e a conviver (2a ed). São Paulo: FTD.
Soares-Lucchiari, D.H. P. (1993). Pensando e vivendo a orientação profissional. São Paulo, Summus.
 

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