Gerais: - Propiciar ao aluno/estagiário a vivência da prática de ludoterapia analítica, levando-o a estabelecer relações entre conceitos teóricos e esta prática clínica. - Favorecer ao aluno/estagiário a percepção das atitudes e posturas esperadas dos profissionais que atuam em atendimento clínico infantil. - Propiciar ao aluno/estagiário a experiência de realizar orientação de pais dentro da abordagem analítica. Específicos: - Reconhecer os conceitos básicos teóricos e técnicos da abordagem de ludoterapia analítica. - Aprender a realizar um diagnóstico dentro da abordagem psicanalítica, em sua aplicação à psicoterapia infantil. - Vivenciar o papel de ludoterapeuta em sessões de atendimento à criança. - Vivenciar o papel de orientador dos pais em sessões de orientação de pais. Incentivar e orientar o aluno/estagiário na preparação de textos para apresentação em palestras, encontros, congressos, etc., além de publicações em revistas especializadas.
As atividades serão desenvolvidas através de uma perspectiva psicanalítica, tendo como referencial o modelo teórico proposto por Melanie Klein, WilfredBion e Donald Winnicott, importantes expoentes da psicanálise quanto ao atendimento infantil e de pacientes mais regredidos. Serão atendidas crianças que buscam o serviço de atendimento psicológico do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA) do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP.
1. CONCEITOS TEORICOS BASICOS: 1.1. Consciência - Inconsciência 1.2. Fantasia 1.3. Relações de objeto 1.4. Formação de sintomas 1.5. Angústias e defesas relacionadas e diferentes fases do desenvolvimento 2. CONCEITOS TECNICOS BASICOS: 2.1. Transferência 2.2. Contratransferência 2.3. Interpretação 3. DIAGNOSTICO EM LUDOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO PSICANALITICA 3.1. Anamnese 3.2. Sessões de ludodiagnóstico 3.3. Sessão de devolução aos pais 3.4. O contrato com os pais 4. O TRATAMENTO LUDOTERAPEUTICO 4.1. O material utilizado nas sessões 4.2. O "setting' terapêutico 4.3. O contrato com a criança 4.4. O papel do terapeuta
Bibliografias Básicas: Aberastury, A. (1982). Psicanálise da Criança: teoria e técnica. Porto Alegre. Ed. Artes Médicas, 1982. Alves Lima, A. (coord.) (1987). Psicanálise da Criança. São Paulo: Vértice Ed.. Ferro, A. (1998). Na sala de análise. Rio de Janeiro: Imago. Ferro, A., & Molinari, E.(2011). "O quanto ainda é necessário interpretar o brincar na análise infantil?" Revista de Psicanálise de Porto Alegre. XVIII, 295. Klein, M. (1981). Psicanálise da criança. São Paulo: Mestre Jou. Ocampo, M. L. S., Arzeno, M. E. G., & Piccolo, E. G. (1979). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. (M. Felzenswalb, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. Segal, H. (1975). Introdução à Obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago Ed. Winnicott, D. W. (2000). Textos selecionados: da Pediatria à Psicanálise. (J. Russo, Trad., pp. 427-435). Rio de Janeiro: Francisco Alves. Zimerman, D. E. (1999). Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artmed, 1999. Bibliografia Complementar: Grünspun, H. (2000). Distúrbios psiquiátricos da criança. São Paulo: Atheneu. Klein, M. (1981). Contribuições à Psicanálise. (M. Maillet, Trad.). São Paulo: Mestre Jou. Klein, M., Heimann, P., Isaacs, S., & Riviere, J. (Orgs) (1982). Os progressos da psicanálise (A. Cabral, Trad.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.