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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940754 - Ludoterapia de Orientação Psicanalítica I
PSYCHOANALYTIC PSYCHOTHERAPY I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Gerais: 
- Propiciar ao aluno/estagiário a vivência da prática de ludoterapia analítica, levando-o a estabelecer relações entre conceitos teóricos e esta prática clínica. 
- Favorecer ao aluno/estagiário a percepção das atitudes e posturas esperadas dos profissionais que atuam em atendimento clínico infantil.
- Propiciar ao aluno/estagiário a experiência de realizar orientação de pais dentro da abordagem analítica. 

Específicos: 
- Reconhecer os conceitos básicos teóricos e técnicos da abordagem de ludoterapia analítica.
- Aprender a realizar um diagnóstico dentro da abordagem psicanalítica, em sua aplicação à psicoterapia infantil.
- Vivenciar o papel de ludoterapeuta em sessões de atendimento à criança.
- Vivenciar o papel de orientador dos pais em sessões de orientação de pais.
Incentivar e orientar o aluno/estagiário na preparação de textos para apresentação em palestras, encontros, congressos, etc., além de publicações em revistas especializadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
173205 - Carmen Lucia Cardoso
 
Programa Resumido
As atividades serão desenvolvidas através de uma perspectiva psicanalítica, tendo como referencial o modelo teórico proposto por Melanie Klein, WilfredBion e Donald Winnicott, importantes expoentes da psicanálise quanto ao atendimento infantil e de pacientes mais regredidos. Serão atendidas crianças que buscam o serviço de atendimento psicológico do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA) do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP.
 
 
 
Programa
1. CONCEITOS TEORICOS BASICOS:
1.1. Consciência - Inconsciência
1.2. Fantasia
1.3. Relações de objeto
1.4. Formação de sintomas
1.5. Angústias e defesas relacionadas e diferentes fases do desenvolvimento

2. CONCEITOS TECNICOS BASICOS:
2.1. Transferência
2.2. Contratransferência
2.3. Interpretação

3. DIAGNOSTICO EM LUDOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO PSICANALITICA
3.1. Anamnese
3.2. Sessões de ludodiagnóstico
3.3. Sessão de devolução aos pais
3.4. O contrato com os pais

4. O TRATAMENTO LUDOTERAPEUTICO
4.1. O material utilizado nas sessões
4.2. O "setting' terapêutico
4.3. O contrato com a criança
4.4. O papel do terapeuta
 
 
 
Avaliação
     
Método
- sessões de atendimento ludoterápico - sessões de orientação de pais das crianças atendidas em ludoterapia - discussões, em grupo com base nas sessões de atendimento realizadas pelos alunos (supervisão) - reuniões de supervisão e discussão de casos - discussões em grupo com base nos textos básicos - realização dos trabalhos escritos propostos - entrega do relatório final Atividades discentes: - Atividades de prestação de serviços: atendimento clínico individual de crianças, atendimento de orientação de pais das crianças atendidas na disciplina/estágio; participação em aulas de teoria e técnica psicanalítica. - Atividades subsidiárias: leituras de textos, transcrição de sessões, elaboração de estudo teórico e relatórios de estudos de caso, supervisão com os supervisores responsáveis.
Critério
Avaliação da atuação profissional no atendimento clínico por meio da apresentação dos casos atendidos (vistos em supervisão por meio das sessões transcritas), nível de responsabilidade e ética. Ao final, o aluno elaborará um relatório do caso, com embasamento teórico, a ser entregue para o docente.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo da disciplina e/ou um trabalho prático que pode assumir as seguintes formas: Análise de material clínico; Pesquisa Bibliográfica; Relatório de entrevista realizada; Estudo de caso.
 
Bibliografia
     
Bibliografias Básicas:
Aberastury, A. (1982). Psicanálise da Criança: teoria e técnica. Porto Alegre. Ed. Artes Médicas, 1982.
Alves Lima, A. (coord.) (1987). Psicanálise da Criança. São Paulo: Vértice Ed..
Ferro, A. (1998). Na sala de análise. Rio de Janeiro: Imago. 
Ferro, A., & Molinari, E.(2011). "O quanto ainda é necessário interpretar o brincar na análise infantil?" Revista de Psicanálise de Porto Alegre. XVIII, 295. 
Klein, M. (1981). Psicanálise da criança. São Paulo: Mestre Jou.
Ocampo, M. L. S., Arzeno, M. E. G., & Piccolo, E. G. (1979). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. (M. Felzenswalb, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.
Segal, H. (1975). Introdução à Obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago Ed.
Winnicott, D. W. (2000). Textos selecionados: da Pediatria à Psicanálise. (J. Russo, Trad., pp. 427-435). Rio de Janeiro: Francisco Alves.
Zimerman, D. E. (1999). Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artmed, 1999.


Bibliografia Complementar:

Grünspun, H. (2000). Distúrbios psiquiátricos da criança. São Paulo: Atheneu.
Klein, M. (1981). Contribuições à Psicanálise. (M. Maillet, Trad.). São Paulo: Mestre Jou.
Klein, M., Heimann, P., Isaacs, S., & Riviere, J. (Orgs) (1982). Os progressos da psicanálise (A. Cabral, Trad.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.
 

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