Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940758 - Atendimento em Aconselhamento Psicológico I
COUNSELLING PSYCHOLOGY PRACTICE I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Proporcionar a prática supervisionada de atendimento em aconselhamento psicológico (adultos e adolescentes) que buscam atendimento psicológico no Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA), segundo os fundamentos teóricos, técnicos e éticos das propostas pós-modernas ou construcionistas sociais em psicologia – com destaque às práticas narrativas, colaborativas, da terapia focada na solução e da terapia social.

Específicos: 
Ao final da disciplina estágio, o/a aluno/a deve estar apto/a a:
- Conhecer os fundamentos teóricos e técnicos das abordagens pós-modernas ou construcionistas sociais em aconselhamento psicológico,
- Compreender os fundamentos das práticas narrativas, colaborativas, focadas na solução e da terapia social, seus principais conceitos e recursos para ação.
- Compreender demandas terapêuticas e intervir clinicamente, com base nos princípios dessas práticas, 
- Compreender as questões técnicas e éticas envolvidas no atendimento em aconselhamento psicológico de indivíduos (adultos e adolescentes), manejando-as adequadamente, com base no código de ética do profissional do psicólogo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3154706 - Laura Vilela e Souza
 
Programa Resumido
Aconselhamento psicológico como construção social. Teorias pós-modernas em aconselhamento psicológico. Atendimento clínico supervisionado.
 
 
 
Programa
Módulo 1. Construção social e postura terapêutica
1.	Dos fundamentos à flexibilidade;
2.	Do essencialismo à consciência da construção;
3.	Da crença na especialidade à colaboração;
4.	Da neutralidade à relevância de valores;
5.	Da singularidade à polivocalidade;
6.	Do déficit às potencialidades.

Módulo 2. Aconselhamento psicológico como construção social: 
1.	Abordagem narrativa em aconselhamento;
2.	Aconselhamento focado na solução;
3.	Aconselhamento sociodinâmico;
4.	Terapia de sessão única.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas teóricas para discussão da bibliografia básica indicada; - Simulações de atendimento. - Supervisão semanal para discussão das atividades práticas do estágio. Atividades discentes: Atividades principais: - Realização de atendimento na modalidade de aconselhamento psicológico; - Participação como membro de “equipe reflexiva”; - Participação nas aulas e supervisões semanais. Atividades subsidiárias: - Transcrição dos atendimentos para supervisão e registros de prontuário, conforme orientações do serviço; - Realização das leituras programadas e discussão de textos; - Elaboração de relatório de atividades de estágio.
Critério
A avaliação da aprendizagem será feita ao longo de todo o desenvolvimento da disciplina-estágio, a partir dos seguintes critérios individuais de avaliação: Cumprimento de todas as atividades práticas do estágio, incluindo: - Realização dos atendimentos, de maneira a explicitar o uso dos conteúdos teóricos e técnicos desenvolvidos na disciplina; - Confecção de relatórios de atendimentos; - Trabalho final escrito, envolvendo articulação teórico-prática; - Desempenho individual nas aulas e supervisão. Desempenho ético nas atividades do estágio, conforme Código de Ética Profissional do Psicólogo, demonstrado na relação com o supervisor, com os clientes e demais estudantes que frequentam o CPA.
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina-estágio, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Andersen, T. (1999). Processos reflexivos. Tradução Rosa Maria Bergallo. Rio de Janeiro: Instituto Noos / ITF.
Anderson, H. (2010). Conversação, linguagem e possibilidades: uma abordagem pós-moderna para a terapia. São Paulo: Roca.
Bobele, M., & Slive, A. (2011). When one hour is all you have: Effective therapy for walk-in clients. Zeig: Tucker & Theisen.
Gonçalves, M.M. & Gonçalves, O.F. (Eds.) (2001). Psicoterapia, discurso e narrativa: a construção conversacional da mudança. Coimbra: Quarteto Editora.
Grandesso, M.A. (2012). Dizendo olá novamente: a presença de Michael White entre nós, terapeutas familiares. Nova perspectiva sistêmica, 41 (1): s/p.
Guanaes-Lorenzi, C., Moscheta, S.., Corradi-Webster, C., & Souza, L.V. (Org). (2014). Construcionismo social: discurso, prática e produção do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Instituto Noos. 
Martins, P. P. S, Santos, C. P., & Rasera, E. F. (2013). A terapia focada na solução e suas aproximações ao discurso construcionista social. Estudos de Psicologia (Campinas), 30(1), 111-120. 
McNamee, S., & Gergen, K. (1998). A terapia como construção social. Tradução Cláudia Oliveira Dornelles. Porto Alegre: Artes Médicas.
Peavy, V. (2004). Socio dynamic counselling: A practical approach to meaning making. Taos: Taos Institute Publications.
Rasera, E. F., & Japur, M. (2004). Desafios da aproximação do construcionismo social ao campo da psicoterapia. Estudos de Psicologia (Natal), 9(3), 431-439.
Schmidt, M. L. S. (2012). O nome, a taxonomia e o campo do Aconselhamento Psicológico. In H. T. P. Morato, C. L. B. T. Barreto, & A. P. Nunes. Aconselhamento Psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial: Uma introdução (pp. 1-20). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Scorsolini-Comin, F. (2015). Aconselhamento psicológico: Aplicações em gestão de carreiras, educação e saúde. Ribeirão Preto: Atlas. 
Souza, L.V., McNamee, S., & Santos, M.A. (2010). Avaliação como construção social: investigação apreciativa. Psicologia & Sociedade, 22 (3), 598-607.
White, M (2007). Mapas da prática terapia narrativa. Porto Alegre: Editora Pacarte.
White, M., & Epston, D.  (1990). Medios narrativos para fines terapéuticos. Buenos Aires: Paidós.
Young, K., Dick, M., Herring, K., & Lee, J. (2008). From waiting lists to walk-in: Stories from a walk-in therapy clinic. Journal of Systemic Therapies, 27(4), 23-39.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940758

Clique para consultar o oferecimento para 5940758

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP