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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940764 - Aconselhamento de Carreira Individual II
INDIVIDUAL CAREER COUNSELING II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Gerais:
-	Propiciar a continuidade da prática da intervenção individual em questões de orientação profissional no âmbito da Psicologia.
-	Distinguir problemas e temáticas relevantes no domínio da intervenção de carreira em diferentes situações.
-	Distinguir situações de aconselhamento de carreira e das demandas por psicoterapia
-	Prestar um serviço especializado de atendimento à comunidade.
Específico: 	
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: 
- Identificar variáveis individuais e contextuais que influenciam nas decisões de carreira relativas aos estudos e/ou trabalho (conhecimentos).
- Planejar, criar e aplicar estratégias e técnicas de intervenção e de avaliação individual, no domínio da carreira, visando ao atendimento às demandas do público-alvo (habilidades)
- Assumir postura profissional como psicólogo na função de orientador profissional (atitudes).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90714 - Regina Helena Lima Caldana
 
Programa Resumido
A disciplina objetiva desenvolver habilidades e competências para a realização de: entrevista de triagem, aconselhamento individual, planejamento, criação e aplicação de estratégias e técnicas de intervenção e de avaliação, no domínio da carreira, e no campo da Psicologia.
 
 
 
Programa
1.	Fases do processo de orientação profissional e de carreira.
2.	Entrevista de triagem: identificação da necessidade da clientela que busca o serviço. Prognóstico e diagnóstico de orientabilidade.
3.	O Aconselhamento de Carreira como porta de entrada para a Psicoterapia.
4.	Interface do Aconselhamento de Carreira e o Pessoal.
5.	Eixos temáticos da orientação profissional e de carreira: autoconhecimento, escolha (influências familiares e contextuais), estudos e vestibular, informações sobre as profissões e mundo do trabalho.
6.	Ingredientes críticos para a eficácia do processo de orientação. 
7.	Planejamento, intervenção e avaliação da pessoa, dos problemas, e dos processos e resultados.
8.	A adequação das técnicas e instrumentos utilizados em cada intervenção.
9.	A resolutividade da orientação profissional e a avaliação ao término.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aconselhamento individual de dois clientes inscritos no SOP. - Leitura e discussão de textos que subsidiam a intervenção. - Aplicação e apuração de técnicas de avaliação da maturidade e dos interesses. - Supervisão semanal dos atendimentos. - Registros das sessões, organização dos prontuários e relatório dos atendimentos.
Critério
Será avaliado o desempenho do aluno no atendimento aos clientes e nas supervisões. Além disso, a avaliação individual consistirá na verificação dos registros dos atendimentos a cada sessão e nos prontuários. A avaliação será processual e realizada no decorrer do semestre letivo, compreendendo a participação efetiva observada por meio de: - domínio do conteúdo (embasamento teórico, coerência e consistência), - proatividade na busca de informações técnicas disponíveis na biblioteca, além de outras possibilidades de exploração vocacional (ampliação de fontes informativas),capacidade de argumentação (assimilação de conhecimentos, capacidade de utilização dos mesmos de forma ética, crítica e criativa), - responsabilidade na relação com os clientes, a equipe e o Serviço de Orientação Profissional.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina-estágio, exigindo a realização de atividades de atendimento durante todo o período.
 
Bibliografia
     
Bleger, J. (1998). Temas de Psicologia: entrevista e grupos. Trad. Rita Maria M. de Moraes; rev. Luis Lorenzo Rivera; 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes.
Ação Educativa (2014). Guia Tô no rumo (www.acaoeducativa.org).
Bohaslavsky, R. (1999) Orientação Vocacional a estratégia clínica trad. de José Maria V. Bojart São Paulo: Martins Fontes.
Dias, M. L. (2002). Profissão: no rumo da vida. São Paulo: Ática.
Jacquemin, A. (2000). O BBT-Br: Teste de Fotos de Profissões: normas, adaptação brasileira, estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.
Jacquemin, A., Okino, E. T. K., Noce, M. A., Assoni, R. F., & Pasian, S. R. (2006). O BBT-Br feminino: Teste de Fotos de Profissões: adaptação brasileira, normas e estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.
Lassance, M. C. P. (1999). Técnicas para o trabalho de Orientação Profissional. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 
Levenfus, R. S., & Bandeira, D. R. (2009). Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). São Paulo: Vetor.
Melo-Silva, L. L., & Jacquemin, A. (2001). Intervenção em orientação vocacional / profissional: avaliando resultados e processos. São Paulo: Vetor.
Melo-Silva, L. l. (2011) Intervenção e avaliação em orientação profissional. In M. A. Ribeiro; & L. L. Melo-Silva, L. L. (Orgs.), Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira: Enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção (vol. 2). São Paulo: Vetor.
Neiva, K. M. C. (2014). Manual:  Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP).  2ª. ed. São Paulo: Vetor Editora.
Ribeiro, M.A & Melo-Silva, L. L. (2011). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira: Perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos, vol. 1. São Paulo: Vetor.
Rappaport, C. R. (1998). Escolhendo a profissão. São Paulo: Ática.
Savickas, M. L., & Hartung, P. (2012). A Minha História de Carreira a (versão portuguesa de  y Career Story). Lisboa, Portugal: Instituto de Orientação Profissional. Acesso em maio de 2014, disponível em http://www.vocopher.com/CSI/Portuguese/MCS_Portuguese.pdf
Serrão, M. & Baleeiro, M. C. (1999). Aprendendo a ser e a conviver (2a ed). São Paulo: FTD.
Soares-Lucchiari, D.H. P. (1993). Pensando e vivendo a orientação profissional. São Paulo, Summus.

- Pesquisas em Bases de dados, em geral, e em especial a Revista Brasileira de Orientação Profissional (textos completos disponíveis em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iso
 

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