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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940765 - Ludoterapia de Orientação Psicanalítica II
PSYCHOANALYTIC PSYCHOTHERAPY II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Dar continuidade à experiência da prática em ludoterapia, iniciada na disciplina I, propiciando a continuidade também da prática de orientação de pais sob a perspectiva psicanalítica.

Específicos: 
- Dar continuidade aos objetivos indicados na Disciplina de Ludoterapia de Orientação Psicanalítica I.
- Compreender e avaliar a evolução do processo terapêutico.
- Realizar orientação de pais numa perspectiva psicanalítica.
- Treinar a elaboração de relatórios de casos clínicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
173205 - Carmen Lucia Cardoso
 
Programa Resumido
As atividades serão desenvolvidas através de uma perspectiva psicanalítica, tendo como referencial o modelo teórico proposto por Melanie Klein, Wilfred Bion e Donald Winnicott, importantes expoentes da psicanálise quanto ao atendimento infantil e de pacientes mais regredidos. Serão atendidas crianças que buscam o serviço de atendimento psicológico do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA) do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP.
 
 
 
Programa
CONCEITOS TEORICOS BÁSICOS:
1. Evolução do tratamento ludoterapêutico.
1.1   Avaliação do processo terapêutico os casos de interrupção.
1.2 Critérios de alta
1.3 Reações à separação do terapeuta: a "síndrome do final do ano".

2. Orientação de pais
2.1 Conselhos x Esclarecimentos
2.2 A questão da transferência na relação com os pais

3. A formação da mente e do aparelho psíquico 
3.1 A posição autística-contígua
3.2 A mente do analista
3.3  Identificação adesiva 

4. Elaboração de relatórios de casos clínicos
4.1 Roteiro
4.2 Questões éticas
 
 
 
Avaliação
     
Método
- sessões de atendimento ludoterápico - sessões de orientação de pais das crianças atendidas em ludoterapia - discussões, em grupo com base nas sessões de atendimento realizadas pelos alunos (supervisão) - reuniões de supervisão e discussão de casos - discussões em grupo com base nos textos básicos - realização dos trabalhos escritos propostos - entrega do relatório final Atividades discentes: - Atividades de prestação de serviços: atendimento clínico individual de crianças, atendimento de orientação de pais das crianças atendidas na disciplina/estágio; participação em aulas de teoria e técnica psicanalítica. - Atividades subsidiárias: leituras de textos, transcrição de sessões, elaboração de estudo teórico e relatórios de estudos de caso, supervisão com os supervisores responsáveis.
Critério
Os alunos/estagiários serão avaliados: 1. Através dos relatórios de atendimento, levando-se em conta o empenho, responsabilidade e interesse na realização do atendimento, bem como a qualidade da participação nas discussões de casos e textos; 2. Através de uma nota de autoavaliação do aluno e; 3. Do relatório final do atendimento, após discussão com os supervisores. O item 1 terá peso 2, o item 2 terá peso 1 e o item 3 terá peso 2. A nota final será a média ponderada das notas parciais.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo da disciplina e/ou um trabalho prático que pode assumir as seguintes formas: Análise de material clínico; Pesquisa Bibliográfica; Relatório de entrevista realizada; Estudo de caso.
 
Bibliografia
     
Bibliografias Básicas:
Aberastury, A.(1982). Psicanálise da Criança: teoria e técnica. Porto Alegre. Ed. Artes Médicas.
Caper, R. (2002). Tendo mente própria: uma visão kleiniana do self e do objeto. Rio de Janeiro: Imago. 
Feldman, M., & Spillius, E. B.(1992). Equilíbrio psíquico e mudança psíquica. Rio de Janeiro: Imago. 
Ferro, A. (1995). A técnica da psicanálise infantil. Rio de Janeiro: Imago. 
Furtado, A. M.A.P., & Melgaço, R. G. (1983). O atendimento dos pais de crianças em psicoterapia. IEPSI, 4.
Guignard, F. (2011). Reflexões de uma psicanalista sobre a criança na sociedade ocidental de hoje. Revista de Psicanálise da SPPA, 18(2), 255. 
Klein, M. (2011). A psicanálise de hoje. Parte I. Rio de Janeiro: Imago Ed.
Klein, M. (1973). A educação de crianças. Rio de Janeiro: Imago Ed.
Mannoni, M.  (1988). A criança retardada e a mãe. São Paulo: Martins Fontes.
Meltzer, D. (1986). Identificação adesiva. Jornal de Psicanálise, 19(38). 
Ogden, T. (1996). Sobre o conceito de uma posição autística-contígua. Revista Brasileira de Psicanálise, 30(2). 
Zimerman, D. E. (1999). Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artmed.

Bibliografia Complementar:

Alvarez, A. (1994). Companhia Viva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Klein, M. (1981). Contribuições à Psicanálise. (M. Maillet, Trad.). São Paulo: Mestre Jou.
Klein, M., Heimann, P., Isaacs, S., & Riviere, J. (Orgs) (1982). Os Progressos da Psicanálise (pp. 216-255). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Revista Brasileira de Psicanálise, vol. 38, 2004.
 

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