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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940766 - Psicodiagnóstico
PSYCHODIAGNOSTIC

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Introduzir o aluno no conhecimento dos principais métodos de exploração e diagnóstico psicológico empregados na prática profissional, de modo a complementar sua formação com a experiência de atendimento clínico em psicodiagnóstico.

Específico: 
- Capacitar o aluno a realizar a avaliação psicológica de pacientes adultos e adolescentes, articulando-a com uma prática clínica específica, dentro de um referencial teórico psicodinâmico;
- Oferecer subsídios para a orientação e encaminhamento, visando ao planejamento de estratégias clínicas de intervenção terapêutica;
- Oferecer oportunidades de aplicação dos conhecimentos relativos aos diferentes instrumentos de exame psicológico já aprendidos no contexto de outras disciplinas, bem como o conhecimento de técnicas e métodos alternativos de avaliação da personalidade;
- Proporcionar fundamentos teóricos e técnicos relativos ao processo psicodiagnóstico, de modo a favorecer o desenvolvimento de uma atitude profissional e de uma posição crítica do aluno em face da prática clínica;
- Propiciar condições ao aluno para o exercício do papel profissional enquanto psicólogo clínico em instituições de atendimento público e gratuito à população, mediante o treinamento supervisionado em atendimento na área de diagnóstico psicológico;
- Introduzir o aluno no contexto de um modelo de trabalho clínico-institucional, fomentado a discussão e análise crítica acerca do seu funcionamento geral, objetivos e rotina de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54202 - Sonia Regina Pasian
 
Programa Resumido
Caracterização do processo psicodiagnóstico. Operacionalização do processo psicodiagnóstico. Métodos projetivos no contexto do diagnóstico psicológico, com ênfase na avaliação de um indivíduo (criança, adolescente ou adulto). A elaboração do relatório de Avaliação Psicológica. O processo de devolutiva.
 
 
 
Programa
UNIDADE I: Caracterização do processo psicodiagnóstico
 I.1. Definição e sistematização do campo de trabalho
 I.2. Objetivos
 I.3. Momentos do processo psicodiagnóstico
 I.4. Enquadramento
 I.5. A relação psicólogo-cliente: definição, objetivos e limites dentro da situação de psicodiagnóstico

UNIDADE II: Operacionalização do processo psicodiagnóstico
II.1. Estabelecimento do enquadre e contrato de trabalho
II.2. A entrevista psicológica: objetivos, procedimentos e técnicas de exploração e diagnóstico. Tipos de entrevista diagnóstica: a entrevista inicial.
II.3. Entrevista para a aplicação de testes e instrumentos de avaliação psicológica
II.4. Entrevista e sessão ludodiagnóstica
II.5. Métodos de exploração e diagnóstico aplicados em estudos de caso
II.6. Seleção de testes e instrumentos de avaliação psicológica com vistas à composição de um processo psicodiagnóstico.

UNIDADE III: Métodos projetivos no contexto do diagnóstico psicológico, com ênfase na avaliação individual (criança, adolescente ou adulto)
III.1. Manejo clínico 
III.2. Elaboração de sínteses interpretativas de cada instrumento psicológico
III.3. Integração e síntese final 

UNIDADE IV: A elaboração do relatório de Avaliação Psicológica
 IV.1. As normas de elaboração de relatório de avaliação psicológica no Brasil (Diretrizes do Conselho Federal de Psicologia)
 IV.2. Integração das informações obtidas por intermédio de entrevistas, testes psicológicos,  observações  e exames complementares realizados
 IV.3. Modalidades de raciocínio clínico 
 IV.4. A elaboração do relatório de avaliação psicológica, incluindo: índices de produtividade e ritmo, capacidade cognitiva, funcionamento lógico e teste do real, avaliação afetiva, adaptação social e afetiva, defesas psicológicas, estrutura e funcionamento psicodinâmico e síntese interpretativa.

UNIDADE V: A entrevista devolutiva (princípios e estratégias técnicas)
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas, na forma de palestras proferidas pelo docente, com discussão das temáticas as aulas com a turma. - Leituras de referências bibliográficas, com discussão do material em sala de aula. - Treinamento prático nas atividades de aplicação, codificação e interpretação de instrumentos de avaliação psicológica (selecionados a partir dos objetivos dos estudos de caso). - Realização de “estudo de caso” em grupos de, no máximo, dois alunos, com objetivo de desenvolvimento de um completo processo psicodiagnóstico de um indivíduo (criança, adolescente ou adulto). - Supervisão (em grupo) das atividades de avaliação psicológica desenvolvidas. 11) Atividades discentes: - Participação efetiva nas diversas atividades teóricas e práticas propostas. - Leituras de referências bibliográficas, com discussão do material em sala de aula. - Treinamentos práticos nas atividades de aplicação, codificação e interpretação dos materiais de avaliação psicológica. - Aplicação de técnicas de avaliação psicológica. - Elaboração de relatórios de avaliação psicológica (atividades práticas)
Critério
Participação individual nas atividades e exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula (peso 1, nota máxima = 10) Elaboração, em grupo, de relatório do processo psicodiagnóstico (peso 2, nota máxima = 10)
Norma de Recuperação
Dado o caráter teórico e prático da disciplina, não há possiblidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Ambiel, R. A. M., Rabelo, I. S., Pacanaro, S. V., Alves, G. A. S., & Leme, I. F. A. S. (2011) Avaliação psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Anzieu, D. (1981). Os métodos projetivos. Tradução de Maria Lúcia do Eirado Silva. 4a. ed. Rio de Janeiro: Campus.
Arzeno, M. E. G. (1995). Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed. 
Campos, D.M.S.C. (1989) O Teste do Desenho como Instrumento de Diagnóstico da Personalidade. Petrópolis: Vozes.
Chabert, C. (2004) Psicanálise e Métodos Projetivos. Tradução de Álvaro José Lelé e Eliane Maria Almeida Costa e Silva. São Paulo: Vetor, 2004.
Conselho Federal De Psicologia (2010).  Avaliação psicológica: Diretrizes na regulamentação da profissão. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal De Psicologia (2011).  Ano da Avaliação psicológica: textos geradores. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Orgs.) (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed.
Gabbard, G. O. (1998) Psiquiatria Psicodinâmica: Baseado no DSM-IV. Porto Alegre: ArtMed.
Grassano, E. (1996) Indicadores psicopatológicos nas técnicas projetivas. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Jacquemin, A. (2003). O Teste de Apercepção Temática – T.A.T. Apostila didática revista. Ribeirão Preto (SP).
MANUAIS dos vários testes psicológicos referidos no conteúdo da disciplina, publicados por diferentes editoras, parte do acervo clínico do Centro de Psicologia Aplicada desta Faculdade.
Nunes, M. L. T. (2010) Técnicas projetivas com crianças. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Ocampo, M. L. S., Piccolo, E. G.. & Arzeno, M.E.G. (Eds.) (2001). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes.
Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed.
Shentoub, V. et al. (1990). Manuel d’utilisation du T.A.T. (approche psychanalytique). Paris: Dunod.
Sisto, F.F., Santos, A.A.A., & Noronha, A.P.P. (2008).  Facetas do fazer em avaliação psicológica. São Paulo: Vetor.
Urbina, S. (2007). Fundamentos da Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artmed
Van Kolck, O. L. (1984) Testes Projetivos Gráficos no Diagnóstico Psicológico. São Paulo, EPU.
Villemor-Amaral, A.E., & Werlang, B.S.G. (2008).  Atualizações em Métodos Projetivos para Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Werlang, B.S.G., & Oliveira, M.S. (Eds.) (2006). Temas em Psicologia Clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo.
 

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