Geral: Introduzir o aluno no conhecimento dos principais métodos de exploração e diagnóstico psicológico empregados na prática profissional, de modo a complementar sua formação com a experiência de atendimento clínico em psicodiagnóstico. Específico: - Capacitar o aluno a realizar a avaliação psicológica de pacientes adultos e adolescentes, articulando-a com uma prática clínica específica, dentro de um referencial teórico psicodinâmico; - Oferecer subsídios para a orientação e encaminhamento, visando ao planejamento de estratégias clínicas de intervenção terapêutica; - Oferecer oportunidades de aplicação dos conhecimentos relativos aos diferentes instrumentos de exame psicológico já aprendidos no contexto de outras disciplinas, bem como o conhecimento de técnicas e métodos alternativos de avaliação da personalidade; - Proporcionar fundamentos teóricos e técnicos relativos ao processo psicodiagnóstico, de modo a favorecer o desenvolvimento de uma atitude profissional e de uma posição crítica do aluno em face da prática clínica; - Propiciar condições ao aluno para o exercício do papel profissional enquanto psicólogo clínico em instituições de atendimento público e gratuito à população, mediante o treinamento supervisionado em atendimento na área de diagnóstico psicológico; - Introduzir o aluno no contexto de um modelo de trabalho clínico-institucional, fomentado a discussão e análise crítica acerca do seu funcionamento geral, objetivos e rotina de trabalho.
Caracterização do processo psicodiagnóstico. Operacionalização do processo psicodiagnóstico. Métodos projetivos no contexto do diagnóstico psicológico, com ênfase na avaliação de um indivíduo (criança, adolescente ou adulto). A elaboração do relatório de Avaliação Psicológica. O processo de devolutiva.
UNIDADE I: Caracterização do processo psicodiagnóstico I.1. Definição e sistematização do campo de trabalho I.2. Objetivos I.3. Momentos do processo psicodiagnóstico I.4. Enquadramento I.5. A relação psicólogo-cliente: definição, objetivos e limites dentro da situação de psicodiagnóstico UNIDADE II: Operacionalização do processo psicodiagnóstico II.1. Estabelecimento do enquadre e contrato de trabalho II.2. A entrevista psicológica: objetivos, procedimentos e técnicas de exploração e diagnóstico. Tipos de entrevista diagnóstica: a entrevista inicial. II.3. Entrevista para a aplicação de testes e instrumentos de avaliação psicológica II.4. Entrevista e sessão ludodiagnóstica II.5. Métodos de exploração e diagnóstico aplicados em estudos de caso II.6. Seleção de testes e instrumentos de avaliação psicológica com vistas à composição de um processo psicodiagnóstico. UNIDADE III: Métodos projetivos no contexto do diagnóstico psicológico, com ênfase na avaliação individual (criança, adolescente ou adulto) III.1. Manejo clínico III.2. Elaboração de sínteses interpretativas de cada instrumento psicológico III.3. Integração e síntese final UNIDADE IV: A elaboração do relatório de Avaliação Psicológica IV.1. As normas de elaboração de relatório de avaliação psicológica no Brasil (Diretrizes do Conselho Federal de Psicologia) IV.2. Integração das informações obtidas por intermédio de entrevistas, testes psicológicos, observações e exames complementares realizados IV.3. Modalidades de raciocínio clínico IV.4. A elaboração do relatório de avaliação psicológica, incluindo: índices de produtividade e ritmo, capacidade cognitiva, funcionamento lógico e teste do real, avaliação afetiva, adaptação social e afetiva, defesas psicológicas, estrutura e funcionamento psicodinâmico e síntese interpretativa. UNIDADE V: A entrevista devolutiva (princípios e estratégias técnicas)
Ambiel, R. A. M., Rabelo, I. S., Pacanaro, S. V., Alves, G. A. S., & Leme, I. F. A. S. (2011) Avaliação psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo. Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. Anzieu, D. (1981). Os métodos projetivos. Tradução de Maria Lúcia do Eirado Silva. 4a. ed. Rio de Janeiro: Campus. Arzeno, M. E. G. (1995). Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed. Campos, D.M.S.C. (1989) O Teste do Desenho como Instrumento de Diagnóstico da Personalidade. Petrópolis: Vozes. Chabert, C. (2004) Psicanálise e Métodos Projetivos. Tradução de Álvaro José Lelé e Eliane Maria Almeida Costa e Silva. São Paulo: Vetor, 2004. Conselho Federal De Psicologia (2010). Avaliação psicológica: Diretrizes na regulamentação da profissão. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. Conselho Federal De Psicologia (2011). Ano da Avaliação psicológica: textos geradores. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Orgs.) (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed. Gabbard, G. O. (1998) Psiquiatria Psicodinâmica: Baseado no DSM-IV. Porto Alegre: ArtMed. Grassano, E. (1996) Indicadores psicopatológicos nas técnicas projetivas. São Paulo: Casa do Psicólogo. Jacquemin, A. (2003). O Teste de Apercepção Temática – T.A.T. Apostila didática revista. Ribeirão Preto (SP). MANUAIS dos vários testes psicológicos referidos no conteúdo da disciplina, publicados por diferentes editoras, parte do acervo clínico do Centro de Psicologia Aplicada desta Faculdade. Nunes, M. L. T. (2010) Técnicas projetivas com crianças. São Paulo: Casa do Psicólogo. Ocampo, M. L. S., Piccolo, E. G.. & Arzeno, M.E.G. (Eds.) (2001). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes. Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed. Shentoub, V. et al. (1990). Manuel d’utilisation du T.A.T. (approche psychanalytique). Paris: Dunod. Sisto, F.F., Santos, A.A.A., & Noronha, A.P.P. (2008). Facetas do fazer em avaliação psicológica. São Paulo: Vetor. Urbina, S. (2007). Fundamentos da Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artmed Van Kolck, O. L. (1984) Testes Projetivos Gráficos no Diagnóstico Psicológico. São Paulo, EPU. Villemor-Amaral, A.E., & Werlang, B.S.G. (2008). Atualizações em Métodos Projetivos para Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo. Werlang, B.S.G., & Oliveira, M.S. (Eds.) (2006). Temas em Psicologia Clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo.