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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940769 - Estágio Básico em Investigação Científica
BASIC TRAINING IN SCIENTIFIC RESEARCH

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Promover o desenvolvimento de habilidades de investigação, desde a definição de um problema de pesquisa relevante para a literatura científica de Psicologia, até a elaboração completa de um projeto de pesquisa.
 
Específicos: Ao final da disciplina, o aluno deve estar apto a: 
- Definir um problema de pesquisa a partir de um tema relevante para a literatura científica em Psicologia;
- Revisar a literatura científica pertinente ao problema, fundamentando teoricamente a escolha das variáveis e justificando a relevância do problema de pesquisa;
- Identificar os métodos de pesquisa pertinentes para responder ao problema de pesquisa definido;
- Definir os passos de um processo de coleta e análise de dados, de acordo com a metodologia escolhida;
- Refletir sobre os aspectos éticos envolvidos na condução de uma pesquisa com seres humanos e/ou animais não humanos;
- Redigir um projeto de pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5737842 - Fabiana Maris Versuti
3154706 - Laura Vilela e Souza
55401 - Sebastião de Sousa Almeida
54369 - Sergio Sheiji Fukusima
 
Programa Resumido
A Psicologia como ciência e a produção de conhecimento científico. Etapas de elaboração de um projeto de pesquisa em Psicologia. O processo de tomada de decisões para elaboração de um projeto d e pesquisa. Aspectos éticos envolvidos na pesquisa em Psicologia.
 
 
 
Programa
1- A pesquisa científica e sua importância na produção de conhecimentos na Psicologia.
2- A definição de um problema de pesquisa e sua relevância (científica e/ou social) na Psicologia.
3 – Definição de variáveis que constituem um problema de pesquisa.
4 – A fundamentação teórica e a revisão de literatura em pesquisa.
5 – Métodos de pesquisa em Psicologia: o alcance e os limites de diferentes metodologias na solução de problemas de pesquisa. Escolha de procedimentos de coleta e análise de dados
6 – Aspectos éticos envolvidos em pesquisas em Psicologia.
7 – A redação de um projeto de pesquisa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão usados como recursos de aprendizagem: pesquisas em diferentes bases de dados, leitura e discussão de artigos científicos, discussão/supervisão das atividades referentes às diferentes etapas da elaboração de um projeto de pesquisa
Critério
A avaliação da disciplina será feita considerando-se dois critérios interdependentes: - Desempenho e engajamento do aluno nas atividades práticas propostas ao longo da disciplina. - Relatório final, contendo articulação teórica, prática e vivencial sobre as entrevistas desenvolvidas nos cenários reais de prática.
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, que inclui a elaboração de um projeto de pesquisa em todas as suas etapas ao longo do semestre, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básicas:
Bacharat, A. J. (1969). Introdução à Pesquisa Psicológica. SP: E.P.U.
Baptista, M. N., & Campos, D. C. (2007). Metodologia de pesquisa em ciências: Análises quantitativa e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC.
Campos, L.F.L. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa em Psicologia. Campinas: Editora Alínea, 2008.
Cozby, P. C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Editora Atlas.
Chalmers, A. F. (1993). O que é ciência afinal? SÃO Paulo: Brasiliense. 
D’Oliveira, M. M. H. (1984). Ciência e pesquisa em Psicologia. São Paulo: E.P.U.
Gil, A.C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas.
Günther, H. (2004). Como elaborar um relato de pesquisa. (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Socias, N° 02). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. 
Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to research methods in Psychology (4th edition). Harlow: Pearson Education Limited.
Howitt, D., & Cramer, D. (2000).  First steps in research and statistics: A pratical workbook for psychology students. London: Routledge
Ludke, M., & André, M. E. (1986). Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Luna, S. V. (1997). Planejamento de pesquisa: Uma introdução. São Paulo: Educ.

Complementares:
Artigos científicos recentes sobre os temas de pesquisa definidos em supervisão, publicados em periódicos indexados da área de Psicologia.
 

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