Geral: Promover o desenvolvimento de habilidades de observação em diferentes contextos. Específicos: Ao final da disciplina, o aluno deve estar apto a: a) Definir métodos de observação; b) Identificar e utilizar diferentes técnicas de observação; c) Compreender a importância da observação para a atuação em Psicologia; d) Utilizar métodos de registro de observação de forma adequada; e) Refletir sobre o fenômeno ou contexto observado para pensar a atuação psicológica a partir dele; f) Refletir sobre os aspectos éticos envolvidos nos processos de observação.
Tipos de observação. Definição de eventos comportamentais. Técnicas de registro. Observação e sua importância na atuação do profissional psicólogo. Aspectos éticos nos processos de observação.
1 – A observação e sua importância na atuação do psicólogo. 2 – Discussão dos diferentes contextos de observação e dos diferentes tipos de observação. 3 - Técnicas de registro e técnicas de observação. 4 – Definição dos objetivos de uma observação, em diferentes contextos. 5 – A ética na observação. 6 – Atividades práticas de observação em diferentes contextos.
Básicas: Cano, D. S. & Sampaio, I. T. A. (2007). O método de observação na psicologia: considerações sobre a produção científica. Interação em psicologia, 11(2), 199-210. Carvalho, A. M. A., Bergamasco, N. H. P., Lyra, M.C. D. P., Pedrosa, M. I. P. C., Rubiano, M. R. B., Rosseti-Ferreira, M. C. T., Oliveira, Z. M. R., & Vasconcellos, V. M. R.(1996). Registro em vídeo na pesquisa em psicologia: reflexões a partir de relatos de experiência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 12(3), 261-267. Danna, M. F. (1999). Ensinando Observação. São Paulo: Edicon. Dessen, M. A .C. & Borges, L. M. (1998). Estratégias de observação do comportamento em psicologia do desenvolvimento. In: G. Romanelli e Z. M .M. Alves (Orgs.), Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa (pp. 31-50). Ribeirão Preto: Regis Summa LTDA/CAPES. Fagundes, A. J. M. (1999). Descrição, definição e registro de comportamento. São Paulo: EDICOM. Complementares: Artigos científicos recentes sobre os temas de pesquisa definidos em supervisão, publicados em periódicos indexados da área de Psicologia.