Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940771 - Estágio Básico em Entrevista
BASIC TRAINING IN INTERVIEW

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Promover o desenvolvimento de habilidades interpessoais através da vivência da situação de entrevista e a reflexão sobre essa vivência, de modo a permitir e explorar o aprendizado sobre a percepção se si mesmos como entrevistadores, suas dificuldades e potencialidades. Específicos: Ao final da disciplina, o aluno deve estar apto a: - Construir vínculo na relação entre entrevistador-entrevistado, demonstrando sensibilidade ao outro e afetividade; - Compreender a dinâmica do diálogo na entrevista considerando as características do processo de comunicação oral (saber escutar o outro e se escutar na interação com o outro); - Compreender a dinâmica do diálogo na entrevista considerando as características do processo de comunicação não verbal (saber reconhecer o corpo do outro e o próprio corpo no momento interativo). - Demonstrar postura ética na relação entrevistador-entrevistado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
458821 - Ana Paula Soares da Silva
93850 - Eucia Beatriz Lopes Petean
3157550 - Marina Simões Flório Ferreira Bertagnoli
90714 - Regina Helena Lima Caldana
 
Programa Resumido
Entrevista psicológica. Relação entrevistador-entrevistado. Habilidades interpessoais. Diálogo. Entrevista com pessoas de grupos etários distintos. Aspectos éticos.
 
 
 
Programa
1- A entrevista psicológica: objetivos, funções, limites e alcances. 2- O contexto da entrevista: usos da entrevista e especificidades dos diferentes contextos 3- O desenvolvimento da entrevista: rapport, técnica de entrevista e processo de comunicação. 4- Vínculo, empatia e alteridade na relação entrevistador-entrevistado: habilidades para a construção da relação interpessoal. 5 - A construção do diálogo: comunicação verbal e não verbal. 6 - Entrevista estruturada e não estruturada 7 - Entrevista com pessoas de grupos etários distintos (criança, adolescente, adulto, idoso – ao menos dois grupos, definidos pelos docentes na disciplina a cada ano). 8 - Aspectos éticos na relação entrevistador-entrevistado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão usados como recursos de aprendizagem: discussão de leituras, aulas expositivas dialogadas, discussão de vídeos, role-playings e discussão/supervisão da prática.
Critério
A avaliação da disciplina será feita considerando-se dois critérios interdependentes: - Desempenho e engajamento do aluno nas atividades práticas propostas ao longo da disciplina. - Relatório final, contendo articulação teórica, prática e vivencial sobre as entrevistas desenvolvidas nos cenários reais de prática.
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, que inclui prática de estágio supervisionado, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básicas: Almeida, N. (2004). A entrevista psicológica como um processo dinâmico e criativo. Psic: revista da Vetor Editora, 5(1), 34-39. Bleger, J. (1998). Temas de psicologia: entrevistas e grupos. São Paulo: Martins Fontes. Carvalho, A. M. A., Beraldo, K. E. A., Pedrosa, M. I., & Coelho, M. T. (2004). O uso de entrevistas em estudos com crianças. Psicologia em Estudo, 9(2), 291-300. Lodi, J. B. (1992). A Entrevista: teoria e prática. São Paulo: Ed. Pioneira. Macedo, M.M.K; Carrasco.L.K (2005). (Con)textos de entrevista. Olhares diversos sobre a interação humana. São Paulo: Casa do Psicólogo. Tavares, M. (2002). A entrevista clínica. In: J. A. Cunha (Ed.), Psicodiagnóstico - V (5ª ed., rev. e ampl.). Porto Alegre, RS: Artmed. Complementares: Artigos recentes sobre o tema, publicados em periódicos indexados da área de Psicologia.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940771

Clique para consultar o oferecimento para 5940771

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP