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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940773 - Contribuições da Psicologia à Odontologia
Contributions of Psychology to Dentistry

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Aprofundar o conhecimento a respeito das concepções de pessoa que embasam o “fazer em saúde” e sobre os fatores ambientais que propiciam um melhor desenvolvimento emocional, focalizando as relações com a clínica odontológica. Discutir aspectos que podem ser trabalhados na relação profissional-paciente a fim de favorecer o desenvolvimento psicológico de crianças, adolescentes e adultos; Discutir aspectos do desenvolvimento humano e suas aplicações em Odontologia, procurando levantar e discutir problemas ligados ao relacionamento CD-paciente. 

Específicos: 
Desenvolver a capacidade de analisar as situações clínicas de forma que possa, na prática, atuar de maneira a beneficiar o paciente e a si mesmo. Levar o aluno a refletir sobre as concepções de pessoa que permeiam as práticas em saúde. Levar o aluno a conhecer aspectos do desenvolvimento a partir de uma perspectiva de ciclo vital. Levar o aluno a compreender o padrão atual de contato cirurgião dentista - paciente infantil como inserido dentro de um contexto social geral e fruto de uma evolução histórica. Levar ao aluno informações a respeito do funcionamento da personalidade individual que lhe permitam compreender as diferentes atitudes do paciente, bem como suas reações enquanto profissional. Levar o aluno a adquirir conhecimentos básicos referentes a transtornos psiquiátricos e situações de dificuldades na clinica odontológica. Levar o aluno a conhecer técnicas específicas de manejo na situação de atendimento Odontológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
173205 - Carmen Lucia Cardoso
 
Programa Resumido
Conceito de pessoa; a relação Paciente-profissional – um encontro entre pessoas; conceitos básicos em desenvolvimento e socialização; aspectos históricos da conceituação de infância; evolução de mentalidades no contato adulto – criança; contato adulto - criança práticas de educação, habilidades interpessoais, técnicas de manejo do comportamento na situação de atendimento odontológico; Teoria da personalidade; mecanismos de defesa; Problemas psiquiátricos; estresse na Odontologia; síndrome de burnout e o CD
 
 
 
Programa
Apresentação da Disciplina• Conceito de pessoa que embasa a prática clínica • A relação Paciente-profissional – um encontro entre pessoas, a subjetividade e a intersubjetividade (empatia); •Habilidades interpessoais; Os primeiros contatos: a entrevista de anamnese;• Conceitos básicos em desenvolvimento e socialização;• Aspectos históricos da conceituação de infância;  Evolução de mentalidades no contato adulto – criança;  Dimensões da educação; O manejo na situação de atendimento odontológico; Teoria  da Personalidade - um enfoque psicanalítico; Mecanismos de defesa; Contribuições de conceitos psicanalíticos para a compreensão de situações de atendimento Odontológico; Problemas psiquiátricos; Estresse na Odontologia;  A síndrome de burnout e o CD.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, Apresentação e discussão de situações clínicas; Discussão das vivências dos alunos nas atividades práticas de atendimento aos pacientes; Discussão de textos e confronto com situações reais. A disciplina contará com Leituras previamente indicadas, realização de trabalhos de campo sob supervisão, com redação de relatórios. OBSERVAÇÕES: Em função da supervisão dos trabalhos de campo e da realização de exercícios em grupos torna-se necessário que as aulas sejam realizadas em um ambiente que comporte a divisão em grupos, tal como o é o anfiteatro de aula e ainda que as turmas sejam divididas em A e B.
Critério
Os estudantes serão avaliados no conteúdo teórico através da prova (peso 5), e/ou micro avaliações levando em consideração a participação nas aulas e a realização em grupo de exercícios supervisionados (peso 2); e no desenvolvimento e apresentação de trabalhos de campo (peso 3). Nestas avaliações buscar-se-á avaliar a apropriação dos referenciais teóricos, a organização de idéias, a capacidade de síntese e clareza de expressão. A média final será calculada pela média ponderada das avaliações, sendo considerado aprovado o estudante que obtiver média final 5 (cinco) e tenha obtido 70% (setenta por cento) de frequência no conjunto de aulas que compõem a disciplina.
Norma de Recuperação
No período a ser definido pela Comissão de Graduação, será submetido a prova escrita e/ou trabalho programado.
 
Bibliografia
     
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