Geral: Fornecer oportunidade aos alunos práticas de elaboração e execução de projetos de pesquisa em sensação, percepção, cognição, processos motores, psicofísica e áreas afins e promover atividades de iniciação científica em pesquisa básica ou aplicada. Específicos: - Fornecer aos alunos orientações na escolha de temas específicos na área de interesse. - Fornecer aos alunos orientações na definição dos objetivos de um projeto de pesquisa - Fornecer aos alunos informações básicas sobre conduta ética em pesquisa com humanos. - Fornecer aos alunos orientações na escolha do método experimental e as variáveis dependentes e independentes envolvidas - Fornecer aos alunos informações básicas sobre delineamento experimental e estatísticas apropriadas. - Fornecer aos alunos instruções básicas sobre apresentação de resultados e redação científica.
Nesta disciplina serão fornecidas informações para elaboração e execução de um projeto de pesquisa em temas livres sobre sensação, percepção, cognição e áreas afins; desde a escolha do tema da pesquisa, definição dos objetivos, revisão bibliográfica, observâncias éticas, escolha do método experimental, delineamento de experimento e análise de dados, apresentação de resultados e redação de relatório científico.
- A diversidade de temas em sensação, percepção, cognição, processos motores e suas implicações em áreas básicas e aplicadas da psicologia e áreas afins. - Abordagens metodológicas de investigação: dos métodos psicofísicos e comportamentais aos métodos não invasivos das neurociências. - Conduta ética em experimentos com humanos. - Delineamento experimental e análise de dados: por que é necessário compreender fundamentos de estatística? - Redação científica: Como apresentar e relatar resultados de pesquisa.
Schiffman, H. R. (2005). Sensação e Percepção, 5.a edição, LTC Editora: Rio de Janeiro. Goldstein, E.B. & Brockmole, J.R. (2017). Sensation and Perception, 10th edition, Cengage Learning: Boston, USA. Goldstein, E.B. (2015). Cognitive Psychology: Connecting Mind, Research and Everyday Experience. Cengage Learning: Boston, USA. Lawless, H. T. (2013). Quantitative Sensory Analysis: Psychophysics, Models and Intelligent Design. Wiley Blackwell: Oxford, UK. Landeira-Fernandez, J., & Fukusima, S. S. (Eds.). (2012). Métodos em Neurociências. Barueri: Manole. Buchweit, A. & Mota, M. B. (org.) (2015). Linguagem e Cognição: Processamento, Aquisição e Cérebro. EDIPUCRS: Porto Alegre, RS. Sani, F. & Todman, J. (2006). Experimental Design and Statistics for Psychology: a first course. Blackwell Publishing : Oxford, UK. Volpato G.L. (2017). Método Lógico para Redação Científica. 2nd ed. Best Writing: Botucatu, SP. Comitê de Ética em Pesquisa SMS/SP (2004). Manual sobre Ética em Pesquisa com Seres Humanos. 2.a edição. Resolução CNS 466/2012 Norma Operacional CNS 001/2013 Resolução CFP 016/2000