Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940931 - Práticas de Pesquisa em Percepção e Áreas Afins
Perception Research Practices and Related Areas

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Geral:

Fornecer oportunidade aos alunos práticas de elaboração e execução de projetos de pesquisa em sensação, percepção, cognição, processos motores, psicofísica e áreas afins e promover atividades de iniciação científica em pesquisa básica ou aplicada.

Específicos: 

- Fornecer aos alunos orientações na escolha de temas específicos na área de interesse.
- Fornecer aos alunos orientações na definição dos objetivos de um projeto de pesquisa
- Fornecer aos alunos informações básicas sobre conduta ética em pesquisa com humanos.
- Fornecer aos alunos orientações na escolha do método experimental e as variáveis
  dependentes e independentes envolvidas
- Fornecer aos alunos informações básicas sobre delineamento experimental e estatísticas
  apropriadas.
- Fornecer aos alunos instruções básicas sobre apresentação de resultados e redação científica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54369 - Sergio Sheiji Fukusima
 
Programa Resumido
Nesta disciplina serão fornecidas informações para elaboração e execução de um projeto de pesquisa em temas livres sobre sensação, percepção, cognição e áreas afins; desde a escolha do tema da pesquisa, definição dos objetivos, revisão bibliográfica, observâncias éticas, escolha do método experimental, delineamento de experimento e análise de dados, apresentação de resultados e redação de relatório científico.
 
 
 
Programa
- A diversidade de temas em sensação, percepção, cognição, processos motores e suas implicações em áreas básicas e aplicadas da psicologia e áreas afins. 
- Abordagens metodológicas de investigação: dos métodos psicofísicos e comportamentais aos métodos não invasivos das neurociências. 
- Conduta ética em experimentos com humanos.
- Delineamento experimental e análise de dados: por que é necessário compreender fundamentos de estatística?
- Redação científica: Como apresentar e relatar resultados de pesquisa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, práticas em laboratório, acompanhamento periódico da evolução de projetos de pesquisa.
Critério
Apresentação oral do projeto executado e relatório de pesquisa.
Norma de Recuperação
Reformulação ou correções dos relatórios de pesquisa.
 
Bibliografia
     
Schiffman, H. R. (2005). Sensação e Percepção, 5.a edição, LTC Editora: Rio de Janeiro.
Goldstein, E.B. & Brockmole, J.R. (2017). Sensation and Perception, 10th edition, Cengage Learning: Boston, USA.
Goldstein, E.B. (2015). Cognitive Psychology: Connecting Mind, Research and Everyday Experience. Cengage Learning: Boston, USA.
Lawless, H. T. (2013). Quantitative Sensory Analysis: Psychophysics, Models and Intelligent Design. Wiley Blackwell: Oxford, UK.
Landeira-Fernandez, J., & Fukusima, S. S. (Eds.). (2012). Métodos em Neurociências. Barueri: Manole.
Buchweit, A.  & Mota, M. B. (org.) (2015). Linguagem e Cognição: Processamento, Aquisição e Cérebro. EDIPUCRS: Porto Alegre, RS.
Sani, F. & Todman, J. (2006). Experimental Design and Statistics for Psychology: a first course. Blackwell Publishing : Oxford, UK. 
Volpato G.L. (2017). Método Lógico para Redação Científica. 2nd ed. Best Writing: Botucatu, SP.
Comitê de Ética em Pesquisa SMS/SP (2004). Manual sobre Ética em Pesquisa com Seres Humanos. 2.a edição.
Resolução CNS 466/2012
Norma Operacional CNS 001/2013
Resolução CFP 016/2000
 

Clique para consultar os requisitos para 5940931

Clique para consultar o oferecimento para 5940931

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP