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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940932 - Atendimento em Aconselhamento Psicológico II
COUNSELLING PSYCHOLOGY PRACTICE II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Proporcionar a prática supervisionada de atendimento em aconselhamento psicológico de adultos no Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA), segundo os fundamentos teóricos, técnicos e éticos das propostas construcionistas sociais em Psicologia.


Específicos: 
Ao final da disciplina estágio, o aluno deve estar apto a: - Conhecer os fundamentos teóricos e técnicos das abordagens construcionistas sociais, - Compreender demandas terapêuticas e intervir clinicamente, com base nos princípios dessas práticas, - Compreender as questões técnicas e éticas envolvidas no atendimento em aconselhamento psicológico de indivíduos manejando-as adequadamente, com base no código de ética do profissional do psicólogo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3154706 - Laura Vilela e Souza
 
Programa Resumido
Aconselhamento psicológico como construção social. Teorias pós-modernas em aconselhamento psicológico. Atendimento clínico supervisionado.
 
 
 
Programa
Módulo 1. Construção social e postura terapêutica Módulo 2. Aconselhamento psicológico como construção social e Terapia de sessão única.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas teóricas para discussão da bibliografia básica indicada; - Simulações de atendimento. - Supervisão semanal para discussão das atividades práticas do estágio.
Critério
A avaliação da aprendizagem será feita ao longo de todo o desenvolvimento da disciplina-estágio, a partir dos seguintes critérios individuais de avaliação: Cumprimento de todas as atividades práticas do estágio, incluindo: - Realização dos atendimentos, de maneira a explicitar o uso dos conteúdos teóricos e técnicos desenvolvidos na disciplina; - Confecção de relatórios de atendimentos; - Trabalho final escrito, envolvendo articulação teórico-prática; - Desempenho individual nas aulas e supervisão. Desempenho ético nas atividades do estágio, conforme Código de Ética Profissional do/a Psicólogo/a, demonstrado na relação com a supervisora, com as/os clientes e demais estudantes que frequentam o CPA.
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina-estágio, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Andersen, T. (1999). Processos reflexivos. Tradução Rosa Maria Bergallo. Rio de Janeiro: Instituto Noos / ITF. 
Anderson, H. (2010). Conversação, linguagem e possibilidades: uma abordagem pós-moderna para a terapia. São Paulo: Roca. 
Bobele, M., & Slive, A. (2011). When one hour is all you have: Effective therapy for walk-in clients. Zeig: Tucker & Theisen. 
Gonçalves, M.M. & Gonçalves, O.F. (Eds.) (2001). Psicoterapia, discurso e narrativa: a construção conversacional da mudança. Coimbra: Quarteto Editora. 
Grandesso, M.A. (2012). Dizendo olá novamente: a presença de Michael White entre nós, terapeutas familiares. Nova perspectiva sistêmica, 41 (1): s/p. 
Guanaes-Lorenzi, C., Moscheta, S.., Corradi-Webster, C., & Souza, L.V. (Org). (2014). Construcionismo social: discurso, prática e produção do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Instituto Noos. 
Oliveira, G. F. ; Lion, C. M. ; Strozzi, A. G. ; Delbem, G. A. B. ; Souza, L.V (2018). Separando pessoas dos problemas: externalização em atendimento psicológico de sessão única. In: Elias et al.. (Org.). Formação profissional em psicologia: práticas comprometidas com a comunidade. 1ed. (pp. 226-238). Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia.
Rasera, E. F., & Japur, M. (2004). Desafios da aproximação do construcionismo social ao campo da psicoterapia. Estudos de Psicologia (Natal), 9(3), 431-439. 
Souza, L. V. (2018). Aconselhamento Psicológico como Construção Social. Psicologia: Ciência e Profissão, 38, 262-274.
Souza, L.V., Lion, Camila M.; Santos, A. N. M.; Figueira, M. R.; Patrício, A. A.; Cavalieri, L. (2018). Aconselhamento Psicológico Narrativo de Sessão única. In: Elias et al.. (Org.). Formação profissional em psicologia: práticas comprometidas com a comunidade. 1ed. (pp. 63-81). Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia.
White, M (2007). Mapas da prática terapia narrativa. Porto Alegre: Editora Pacarte. 
White, M., & Epston, D. (1990). Medios narrativos para fines terapéuticos. Buenos Aires: Paidós. 
Young, K., Dick, M., Herring, K., & Lee, J. (2008). From waiting lists to walk-in: Stories from a walk-in therapy clinic. Journal of Systemic Therapies, 27(4), 23-39.
 

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