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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940935 - Arte Terapia: Estética, Ética e Saber
ART THERAPY: AESTHETICS, ETHICS AND KNOWLEDGE

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
●	Geral: 
●	Capacitar o aluno a utilizar as diferentes técnicas e linguagens expressivas em Arte Terapia, ampliando assim as possibilidades metodológicas e o alcance de sua prática profissional, além de desenvolver o seu potencial criativo;
●	Específicos: 
●	Através do embasamento teórico-vivencial fornecido, aplicar os conhecimentos advindos de teorias, técnicas psicológicas e artísticas nas áreas da saúde, educação, gestão e análise institucional, trabalhando com o potencial terapêutico, pedagógico e de elaboração de conflitos e emoções contido em todas as formas de Arte;
●	Assimilar uma nova forma de estratégia metodológica a ser desenvolvida em Análise Institucional e Psicologia Comunitária, inspirada no paradigma ético e estético.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2092693 - Sergio Kodato
 
Programa Resumido
A Arte Terapia busca resgatar o potencial criativo do ser humano, tem o poder de tocar os aspectos mais inconscientes e profundos, estimulando a autonomia, transformação interna e reestruturação do ser no mundo. Através do envolvimento criativo com as várias formas de arte; como a música, o teatro, a poesia, desenhos, estórias, pintura, fotografia; é possível explorar o processo de elaboração dos conflitos e de cura, no sentido do desenvolvimento pessoal e social. Como aplicar estratégias criativas e estéticas nos vários campos da atividade humana? Como a produção simbólica pode favorecer o desenvolvimento da identidade, solucionar conflitos não resolvidos e liberar a energia criativa para a atividade vital?
 
 
 
Programa
●	Arte e Psicologia: a Dimensão Simbólica
●	Fundamentos da Arte Terapia
●	O Paradigma Ético e Estético
●	Dinâmica de Grupo e Expressões Artísticas
●	O Processo Criativo e o Atendimento Clínico
●	Expressão Corporal e Sonora-Musical
●	Mitologia Criativa e Arte Terapia
●	Recursos Expressivos e Oficinas de Criatividade
●	Arte Terapia Institucional
●	Metodologia Científica e Arte Terapia
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Expositivas, Oficinas de Expressão e Criatividade, Sessões de Dinâmica de Grupo e Seminários. Os alunos deverão ler os textos, participar ativamente das aulas, oficinas e dinâmicas de grupo e realizar uma intervenção em arte terapia, em 5 sessões de 90 minutos, em nível: individual, grupal, institucional ou comunitário.
Critério
Será avaliada a participação do aluno na disciplina, seu domínio conceitual e teórico e sua dedicação, responsabilidade e criatividade na atividade prática.
Norma de Recuperação
não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
Andrade, L. Q. (1995). Linhas teóricas em arte-terapia. In M. M. M. J. de Carvalho (Org.), A Arte Cura? Recursos artísticos em psicoterapia (pp. 39-54). Campinas, SP: Editorial Psy II.         
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Carvalho, M. M. M. J. (1995). O que é arte-terapia. In M. M. M. J. Carvalho (Org.), A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia (pp. 23-26). Campinas, SP: Editorial Psy II.        
Carvalho, M. M. M. J., & Andrade, L. Q. A. (1995). Breve histórico do uso da arte em psicoterapia. In M. M. M. J Carvalho (Org.), A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia (pp. 27-38). Campinas, SP: Editorial Psy II.         
Ciornai, S. (1995). Arte-terapia: o resgate da criatividade na vida. In M. M. M. J Carvalho (Org.), A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia (pp. 59-63). Campinas, SP: Editorial Psy II.         
Ciornai, S. (Org.) (2004). Percursos em arteterapia: arteterapia gestáltica, arte em psicoterapia, supervisão em arteterapia. São Paulo: Summus Editorial.         
Dufrenne, M. (2008). Estética e filosofia (3a ed.). São Paulo: Perspectiva.        
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Jung, C. G. (2001). Memórias, sonhos, reflexões (21a ed., A. Jaffé, Ed., D. F. Silva, trad.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.         [ Links ]
Krammer, E. (1982). Terapia através del arte en una comunidad infantil. Buenos Aires: Kapelusz.         
Naumburg, M. (1966). Dinamically oriented art therapy: Its principles and practice. Nova Iorque: Grune-Stratton.         
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Silveira, N. (2001). O mundo das imagens. São Paulo: Ática.         
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Vygotski, L. S. (1998). Psicologia da arte (P. Bezerra, trad.). São Paulo: Martins Fontes.         [ Links ]
Zanella, A. V., Da Ros, S. Z., Reis, A. C., & França, K. B. (2003). Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal. Psicologia em Estudo, 8(1), 143-150.
 

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