Introduzir e desenvolver estruturas computacionais (comandos e dados) para a solução de problemas usando uma linguagem de programação.
• Conceitos Básicos• Algoritmos• Sistemas de Numeração• Algoritmos Estruturados • Variáveis, constantes e tipos de dados• Estruturas de Seleção e de Repetição• Vetores• Matrizes • Introdução a Linguagem C • Variáveis, atribuições e tipos de dados C • Operadores expressões e elementos lexicais • Estruturas de Seleção e de Repetição em C• Ponteiros em C• Headers e múltiplos arquivos • Vetores e Matrizes em C• Funções em C• Estruturas em C
Conceitos introdutórios de hardware software. O conceito de fluxo de informação.Tipos de dados: escalares, multidimensionais e cadeias de caracteres. Atribuições e estruturas seqüenciais, estruturas condicionais e estruturas de repetição. Linguagem de programação e desenvolvimento de programas. Modularização de programa e funções. Passagem de parâmetro. Utilização de endereços de variáveis e do operador de deferenciação. Ensino da linguagem C.
FORBELLONE, A.L.V. ; EBERSPÄCHER, H. F. Lógica de programação, 2a. ed., São Paulo, Editora McGraw-Hill Ltda, 2000.KERNIGHAM, B. W. ; RITCHIE, D. M. A linguagem de programação padrão C ANSI, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1990.ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores -Algoritmos, Pascal e C/C++, Prentice Hall, 2003.