Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Computação e Matemática
 
Disciplina: 5952015 - Aplicações de Análise à Economia
Analysis Applications in Economics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Dar ao aluno uma visão geral e tecnicamente correta, dos métodos e problemas matemáticos e econômicos mutuamente relacionados, formalizando os conceitos matemáticos adequadamente e dando ênfase nas aplicações dos resultados mais importantes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3200304 - Eduardo Alex Hernandez Morales
2162287 - Katia Andreia Gonçalves de Azevedo
3347893 - Michelle Fernanda Pierri Hernandez
 
Programa Resumido
Introdução ao cálculo avançado de funções de várias variáveis reais a valores reais. Funções côncavas e quase-côncavas, fórmula de Taylor, teorema da função Implícita, multiplicadores de Lagrange, otimização e aplicações à economia.
 
 
 
Programa
Funções de várias variáveis reais a valores reais: Revisão dos tópicos, via cálculos e exemplos elaborados, de limite de funções, funções contínuas, operações entre funções contínuas; funções diferenciáveis, derivada parcial, derivada direcional, gradiente, teorema do valor médio e suas aplicações, regras de derivação, regra da cadeia e aplicações. 
Introdução à otimização: funções côncavas, convexas, quase-côncavas,  quase convexas, pseudo-côncavas, pseudo-convexas e exemplos.   Fórmula de Taylor com aplicações à teoria de máximos e mínimos de funções de várias variáveis a valores reais.   Teorema da Função Implícita.  Multiplicadores de Lagrange e Lagrangeano. O problema geral de otimização, condições de ótimo local e global. Problemas de otimização com restrições de igualdade e desigualdade. 
Tópicos para seminários: teorema de Kuhn e Tucker; funções em economia; função de Cobb Douglas: história, exemplos e aplicações; teorema do envelope; exemplos e diferenças entre funções convexas, quase convexas e pseudo-convexas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e expositivas, complementadas com exercícios em sala de aula, com a orientação do professor. Viagens didáticas para empresas, bancos ou centros acadêmicos com a finalidade dos alunos observarem a utilização prática da teoria vista em aula.
Critério
As avaliações serão realizadas por meio de provas escritas (no mínimo duas), com média ponderada estipulada pelo docente. Trabalhos ou seminários poderão ser utilizados para compor a avaliação, à critério do docente.
Norma de Recuperação
Uma prova escrita dentro do prazo regimental antes do início do próximo semestre letivo. A nota da segunda avaliação será a média ponderada entre a nota da prova de recuperação (com peso 2) e a nota final da primeira avaliação (com peso 1). O estudante será aprovado se obtiver nota na segunda avaliação igual ou superior a cinco (5,0).
 
Bibliografia
     
CYSNE, R. P.; MOREIRA, H. A. Curso de Matemática para economistas, São Paulo, Editora Atlas S. A., 1997.            
DORFMAN R.; SAMUELSON, P. A.; SOLOW, R. M. Linear programming and economic analysis, New York, McGraw-Hill Company, 1958.
FUENTE, A. de la. Mathematical Methods e Models for Economists, Cambridge University Press, 2007.
LANCASTER, K. Mathematical economics, New York, Dover Publications Inc., 1968.
LIMA, E. L. Curso de análise, vol. I, Rio de Janeiro, Coleção Projeto Euclides, CNPq, 1976.
LIMA, E. L. Curso de análise, vol. II, Rio de Janeiro, Coleção Projeto Euclides, CNPq, 1981.
LIMA, E. L. Análise no espaço Rn, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1970.
SIMON, C. e BLUME, L., Matemática para Economistas, Editora ARTMED S.A., 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para 5952015

Clique para consultar o oferecimento para 5952015

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP