Revisar e principalmente discutir com profundidade alguns tópicos importantes de matemática elementar necessários para um bom acompanhamento das disciplinas dos primeiros anos do curso. A disciplina deverá ser rica em exemplos e ministrada preferencialmente em constante diálogo com professores ministrantes das disciplinas de matemática do primeiro semestre.
Teoria básica de Conjuntos. Valor absoluto e inequações. Introdução ao estudo de funções, Modelagem com funções. Provas e demonstrações.
Formas de representar um conjunto: por extensão e compreensão. Inclusão de conjuntos, igualdade de conjunto. Operações com conjuntos: união, interseção, diferença, complementação. Equações. Valor absoluto, Inequações e desigualdades envolvendo valor absoluto. Discussões sobre o conceito de uma função e propriedades: sobrejeção, injeção e bijeção. Composição e inversa de uma função. Funções trigonométricas e suas inversas, funções exponenciais e logarítmicas, funções polinomiais. Exemplos de modelagem com funções, principalmente modelos econômicos. Provas e demonstrações via teoria de conjuntos. Contraexemplo, demonstração direta, exaustão, contraposição e demonstração por absurdo. Exemplos. Princípio da indução matemática. Introdução aos números complexos.
DO CARMO. M. P. Trigonometria e números complexos. Coleção do Professor de Matemática. SBM, 2005. HEFEZ, A. Curso de álgebra, volume 1 (coleção Matemática Universitária). Rio de Janeiro, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 2002. IEZZI, G.; MURAKAMI, C. Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. São Paulo, Atual, 2004. LIMA, E. L; CARVALHO, P. C.; WAGNER, E. & MORGADO, A. C. A matemática do Ensino Médio Vol. 1 e 3. Coleção do Professor de Matemática. SBM. 2004. LIPSCHUTZ, S. Teoria dos conjuntos. Rio de Janeiro, McGraw-Hill, 1963. POLCINO MILIES, C., PITTA COELHO, S. Números, uma introdução à matemática. 3ª edição. São Paulo, editora Edusp, 2003. STEWART, J. Precalculus: Mathematics for Calculus, 6th edition. Brooks Cole. 2011