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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Computação e Matemática
 
Disciplina: 5952048 - Atividades de Extensão: Compartilhando Conhecimento II
Extension Activities: Sharing Knowledge II

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Contribuir na formação integral do estudante, estimulando sua atuação como cidadão crítico e responsável por meio de atividades de extensão que envolvam diretamente as comunidades externas à Universidade e colaborar na promoção da transformação social.
 
 
 
Programa Resumido
O estudante deverá participar de atividades de extensão, incluindo projetos, cursos ou eventos institucionais em que atuem de forma ativa. As atividades deverão envolver, preferencialmente, conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o curso.
 
 
 
Programa
O estudante deverá participar de atividades de extensão, incluindo projetos, cursos ou eventos institucionais em que atuem de forma ativa, ou seja, integrem a equipe executora da ação de extensão. Dentre os projetos de extensão aceitos para a disciplina estão os seguintes:
1.	 “Apoiando o Ensino de Matemática das Escolas Públicas: quem já sabe ensina quem ainda não sabe!”
Este projeto propõe um protocolo de ensino-aprendizado dos conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental II em escolas públicas do ensino básico de Ribeirão Preto, utilizando os conceitos de Tutoria por Pares, aplicado em sala de aula de forma dinâmica; e de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), aproveitando as diferenças momentâneas de aprendizado dos alunos, ou seja, o aluno que já aprendeu um conteúdo pode ensinar o colega que ainda não aprendeu. 
Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão preparar os conteúdos, sob orientação do coordenador do projeto, e auxiliar os alunos das escolas participantes que fazem o papel dos alunos que “já sabem” na aplicação desses conteúdos. Dependendo da realidade dos alunos das escolas participantes a metodologia poderá ser alterada e os alunos desta disciplina poderão atuar como “os que já sabem”, enquanto os alunos das escolas públicas serão “os que ainda não sabem”. Neste último caso, os alunos da disciplina deverão preparar e aplicar os conteúdos.
2.	“Programa de Iniciação Científica Jr (PIC)”
O programa é realizado pelo IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Conta também com o apoio do Itaú Social. Especificamente, o PIC é um programa criado para contribuir para a formação matemática dos estudantes medalhistas e menção honrosa da OBMEP, por meio da concessão de bolsa de Iniciação Científica Júnior. Também é objetivo do PIC despertar nos jovens o gosto pela ciência, e motivá-los na escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.
 Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão participar de forma ativa do treinamento dos estudantes do PIC da região de Ribeirão Preto, que ocorre em encontros presenciais, auxiliando, sob orientação do coordenador regional do projeto, no preparo e aplicação das aulas, assim como na organização de turmas, acompanhamento de egressos e organização de evento.  
3.	 “Educação é para Todos!”
O objetivo deste projeto é colaborar para que oportunidades no ensino e no mercado de trabalho se tornem acessíveis para públicos marginalizados que muitas vezes desistem de prosseguir os estudos por falta de perspectiva. De maneira mais específica, o projeto considera inicialmente mulheres cis, trans e travestis em situação de vulnerabilidade social, acolhidas por ONGs e casas de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade em Ribeirão Preto, e busca contribuir para que elas possam retomar os estudos, tendo assim acesso a uma gama maior de oportunidades de emprego. Para atingir o objetivo proposto o projeto está dividido em três vertentes:
●	Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), uma forma rápida e eficiente de conseguir o diploma de ensino médio: preparar as mulheres (que assim desejarem) para a realização desse exame. 
●	Para as mulheres com ensino médio completo e que desejassem ingressar no ensino superior: oferecer material e apoio para o pré-vestibular de cursinhos conhecidos.
●	Cursos de empreendedorismo, educação financeira e projeto de vida, criados especificamente para essas mulheres: capacitar as mulheres, conforme a demanda.
Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão participar de forma ativa do mesmo como um todo, desde a sua divulgação, aplicação constante de questionários para as novas alunas a fim de conhecê-las mais profundamente, sobretudo no que diz respeito ao seu nível formação, até o preparo e aplicação de aulas/cursos dentro de uma das vertentes acima citadas.

    Os projetos acima considerados são coordenados e desenvolvidos por docentes do Departamento de Computação e Matemática (DCM) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Demais projetos de extensão, cursos ou eventos serão analisados pelo docente responsável pela disciplina, em conjunto com a Comissão Coordenadora do Curso. As atividades deverão envolver, preferencialmente, conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o curso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno deverá elaborar um relatório que demonstre os resultados alcançados em relação ao público participante de sua atividade de extensão, devendo conter a aprovação do docente supervisor da atividade de extensão.
Critério
O aluno deverá elaborar um relatório que demonstre os resultados alcançados em relação ao público participante de sua atividade de extensão, devendo conter a aprovação do docente supervisor da atividade de extensão.
Norma de Recuperação
Adequações do relatório sugeridas pelo docente responsável da disciplina, no caso do mesmo ter sido considerado insatisfatório.
 
Bibliografia
     
Site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP: https://www5.usp.br/reitoria/pro-reitora-de-cultura-e-extensao-universitaria/
Site do Conselho Nacional de Educação - Resolução nº 7 de 18 de Dezembro de 2018 que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior:    https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Alunos de escola pública do ensino básico, estudantes medalhistas e menção honrosa da OBMEP e pessoas em situação de vulnerabilidade social acolhidas por ONGs e casas de apoio.
Objetivos da atividade
Preparar e aplicar aulas ou cursos que atendam às necessidades do grupo.
Descrição da atividade
1. “Apoiando o Ensino de Matemática das Escolas Públicas: quem já sabe ensina quem ainda não sabe!” Este projeto propõe um protocolo de ensino-aprendizado dos conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental II em escolas públicas do ensino básico de Ribeirão Preto, utilizando os conceitos de Tutoria por Pares, aplicado em sala de aula de forma dinâmica; e de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), aproveitando as diferenças momentâneas de aprendizado dos alunos, ou seja, o aluno que já aprendeu um conteúdo pode ensinar o colega que ainda não aprendeu. Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão preparar os conteúdos, sob orientação do coordenador do projeto, e auxiliar os alunos das escolas participantes que fazem o papel dos alunos que “já sabem” na aplicação desses conteúdos. Dependendo da realidade dos alunos das escolas participantes a metodologia poderá ser alterada e os alunos desta disciplina poderão atuar como “os que já sabem”, enquanto os alunos das escolas públicas serão “os que ainda não sabem”. Neste último caso, os alunos da disciplina deverão preparar e aplicar os conteúdos. 2. “Programa de Iniciação Científica Jr (PIC)” O programa é realizado pelo IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Conta também com o apoio do Itaú Social. Especificamente, o PIC é um programa criado para contribuir para a formação matemática dos estudantes medalhistas e menção honrosa da OBMEP, por meio da concessão de bolsa de Iniciação Científica Júnior. Também é objetivo do PIC despertar nos jovens o gosto pela ciência, e motivá-los na escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas. Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão participar de forma ativa do treinamento dos estudantes do PIC da região de Ribeirão Preto, que ocorre em encontros presenciais, auxiliando, sob orientação do coordenador regional do projeto, no preparo e aplicação das aulas, assim como na organização de turmas, acompanhamento de egressos e organização de evento. 3. “Educação é para Todos!” O objetivo deste projeto é colaborar para que oportunidades no ensino e no mercado de trabalho se tornem acessíveis para públicos marginalizados que muitas vezes desistem de prosseguir os estudos por falta de perspectiva. De maneira mais específica, o projeto considera inicialmente mulheres cis, trans e travestis em situação de vulnerabilidade social, acolhidas por ONGs e casas de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade em Ribeirão Preto, e busca contribuir para que elas possam retomar os estudos, tendo assim acesso a uma gama maior de oportunidades de emprego. Para atingir o objetivo proposto o projeto está dividido em três vertentes: ● Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), uma forma rápida e eficiente de conseguir o diploma de ensino médio: preparar as mulheres (que assim desejarem) para a realização desse exame. ● Para as mulheres com ensino médio completo e que desejassem ingressar no ensino superior: oferecer material e apoio para o pré-vestibular de cursinhos conhecidos. ● Cursos de empreendedorismo, educação financeira e projeto de vida, criados especificamente para essas mulheres: capacitar as mulheres, conforme a demanda. Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão participar de forma ativa do mesmo como um todo, desde a sua divulgação, aplicação constante de questionários para as novas alunas a fim de conhecê-las mais profundamente, sobretudo no que diz respeito ao seu nível formação, até o preparo e aplicação de aulas/cursos dentro de uma das vertentes acima citadas. 4. Demais projetos de extensão, cursos ou eventos serão analisados pelo docente responsável pela disciplina, em conjunto com a Comissão Coordenadora do Curso. As atividades deverão envolver, preferencialmente, conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o curso.
Indicadores de avaliação da atividade
Serão consideradas informações quantitativas como número de participantes em cada grupo. Em relação à qualidade, ao final da atividade será aplicado um trabalho prático, para que se meça quanto cada participante aprendeu, e um formulário para que cada participante possa avaliar tanto o curso quanto os aplicadores do curso.

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