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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Computação e Matemática
 
Disciplina: 5952050 - Atividades de Extensão: Compartilhando Conhecimento IV
Extension Activities: Sharing Knowledge IV

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Contribuir na formação integral do estudante, estimulando sua atuação como cidadão crítico e responsável por meio de atividades de extensão que envolvam diretamente as comunidades externas à Universidade e colaborar na promoção da transformação social.
 
 
 
Programa Resumido
O estudante deverá participar de atividades de extensão, incluindo projetos, cursos ou eventos institucionais em que atuem de forma ativa. As atividades deverão envolver, preferencialmente, conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o curso
 
 
 
Programa
O estudante deverá participar de atividades de extensão, incluindo projetos, cursos ou eventos institucionais em que atuem de forma ativa, ou seja, integrem a equipe executora da ação de extensão. Dentre os projetos de extensão aceitos para a disciplina estão os seguintes:
1.	 “Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI)”
Este projeto é voltado para estudantes que queiram se preparar para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e, portanto, são estudantes talentosos que demandam por aulas de alto nível. A coordenação geral do projeto é realizada pelo Instituto Brasileiro de Matemática Aplicada (IMPA) e o principal objetivo é melhorar o desempenho dos alunos brasileiros nas olimpíadas OBMEP e OBM através de aulas em Polos que apresentem demanda e estrutura adequada para tal. Especificamente, este projeto se insere no polo do Departamento de Computação e Matemática (DCM) da FFCLRP, estabelecido a partir de 2019. 
Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão preparar e aplicar as aulas do treinamento intensivo inscritos no Polo do DCM, sob supervisão e orientação do coordenador do projeto. O material utilizado será indicado pelo coordenador do projeto e as aulas poderão ser aplicadas de forma presencial ou remota, dependendo da demanda no momento de aplicação do projeto.  
2.	“Programa OBMEP na Escola (ONE) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)” 
O programa é realizado pelo IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Conta também com o apoio do Itaú Social. Especificamente, o programa é voltado para professores de Matemática das escolas públicas e tem como objetivo contribuir para a formação de professores em Matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em suas salas de aula. Para participar do programa, o professor de escolas públicas realiza uma prova de seleção e os selecionados são contemplados com uma bolsa durante a vigência do projeto, entretanto, existe a possibilidade do professor participar como professor colaborador ou convidado e ter todo o suporte do projeto, mas não ser bolsista.
Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão participar das reuniões de preparação didática dos professores do Ensino Básico que participam do programa, assim como auxiliar os professores do Ensino Básico na aplicação das atividades em suas respectivas escolas. Essas atividades serão orientadas e acompanhadas pelo coordenador do Projeto na região de Ribeirão Preto. 
3. “Voll Ensina: Letramento Tecnológico”
Proposto pela Voll Jr, empresa júnior do curso de Matemática Aplicada a Negócios da FFCLRP/USP, em parceria com ONGs de Ribeirão Preto, esse projeto visa capacitar grupos minorizados que enfrentam barreiras de acesso ao conhecimento tecnológico, especificamente nas plataformas Excel e Google Sheets. O domínio dessas ferramentas é essencial no mercado de trabalho contemporâneo, proporcionando habilidades fundamentais para análise de dados, gestão de projetos, tomada de decisões estratégicas e finanças comportamentais. A capacitação de grupos minorizados não apenas fortalece a economia local, mas também promove a equidade social e a inclusão digital. Serão oferecidos cursos gratuitos, estruturados e acessíveis para ensinar programação em planilhas e, além disso, proporcionar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor, incentivando o crescimento pessoal e profissional dos participantes. 
Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão participar de forma ativa na adaptação do conteúdo do curso para atender às necessidades específicas da comunidade atendida; fomentar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor; promover o desenvolvimento de habilidades técnicas em programação de planilhas (Excel e Google Sheets); facilitar a compreensão dos participantes sobre análise de dados e gestão de informações; enfatizar a importância das relações interpessoais e grupais dentro das organizações; e preparar os participantes para enfrentar desafios no mercado de trabalho com confiança e competência.
    Os projetos acima considerados são coordenados e desenvolvidos por docentes do Departamento de Computação e Matemática (DCM) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Demais projetos de extensão, cursos ou eventos serão analisados pelo docente responsável pela disciplina, em conjunto com a Comissão Coordenadora do Curso. As atividades deverão envolver, preferencialmente, conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o curso
 
 
 
Avaliação
     
Método
Reuniões com o docente responsável pela disciplina para relatar o andamento das atividades.
Critério
O aluno deverá elaborar um relatório que demonstre os resultados alcançados em relação ao público participante de sua atividade de extensão, devendo conter a aprovação do docente supervisor da atividade de extensão.
Norma de Recuperação
Adequações do relatório sugeridas pelo docente responsável da disciplina, no caso do mesmo ter sido considerado insatisfatório.
 
Bibliografia
     
Site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP: https://www5.usp.br/reitoria/pro-reitora-de-cultura-e-extensao-universitaria/
Site do Conselho Nacional de Educação - Resolução nº 7 de 18 de Dezembro de 2018 que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior:    https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Alunos de escola pública do ensino básico, estudantes medalhistas e menção honrosa da OBMEP e pessoas em situação de vulnerabilidade social acolhidas por ONGs e casas de apoio.
Objetivos da atividade
Preparar e aplicar aulas ou cursos que atendam às necessidades do grupo.
Descrição da atividade
1. “Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI)” Este projeto é voltado para estudantes que queiram se preparar para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e, portanto, são estudantes talentosos que demandam por aulas de alto nível. A coordenação geral do projeto é realizada pelo Instituto Brasileiro de Matemática Aplicada (IMPA) e o principal objetivo é melhorar o desempenho dos alunos brasileiros nas olimpíadas OBMEP e OBM através de aulas em Polos que apresentem demanda e estrutura adequada para tal. Especificamente, este projeto se insere no polo do Departamento de Computação e Matemática (DCM) da FFCLRP, estabelecido a partir de 2019. Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão preparar e aplicar as aulas do treinamento intensivo inscritos no Polo do DCM, sob supervisão e orientação do coordenador do projeto. O material utilizado será indicado pelo coordenador do projeto e as aulas poderão ser aplicadas de forma presencial ou remota, dependendo da demanda no momento de aplicação do projeto. 2. “Programa OBMEP na Escola (ONE) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)” O programa é realizado pelo IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Conta também com o apoio do Itaú Social. Especificamente, o programa é voltado para professores de Matemática das escolas públicas e tem como objetivo contribuir para a formação de professores em Matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em suas salas de aula. Para participar do programa, o professor de escolas públicas realiza uma prova de seleção e os selecionados são contemplados com uma bolsa durante a vigência do projeto, entretanto, existe a possibilidade do professor participar como professor colaborador ou convidado e ter todo o suporte do projeto, mas não ser bolsista. Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão participar das reuniões de preparação didática dos professores do Ensino Básico que participam do programa, assim como auxiliar os professores do Ensino Básico na aplicação das atividades em suas respectivas escolas. Essas atividades serão orientadas e acompanhadas pelo coordenador do Projeto na região de Ribeirão Preto. 3. “Voll Ensina: Letramento Tecnológico” Proposto pela Voll Jr, empresa júnior do curso de Matemática Aplicada a Negócios da FFCLRP/USP, em parceria com ONGs de Ribeirão Preto, esse projeto visa capacitar grupos minorizados que enfrentam barreiras de acesso ao conhecimento tecnológico, especificamente nas plataformas Excel e Google Sheets. O domínio dessas ferramentas é essencial no mercado de trabalho contemporâneo, proporcionando habilidades fundamentais para análise de dados, gestão de projetos, tomada de decisões estratégicas e finanças comportamentais. A capacitação de grupos minorizados não apenas fortalece a economia local, mas também promove a equidade social e a inclusão digital. Serão oferecidos cursos gratuitos, estruturados e acessíveis para ensinar programação em planilhas e, além disso, proporcionar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor, incentivando o crescimento pessoal e profissional dos participantes. Os alunos desta disciplina que optarem por este projeto deverão participar de forma ativa na adaptação do conteúdo do curso para atender às necessidades específicas da comunidade atendida; fomentar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor; promover o desenvolvimento de habilidades técnicas em programação de planilhas (Excel e Google Sheets); facilitar a compreensão dos participantes sobre análise de dados e gestão de informações; enfatizar a importância das relações interpessoais e grupais dentro das organizações; e preparar os participantes para enfrentar desafios no mercado de trabalho com confiança e competência. 4. Demais projetos de extensão, cursos ou eventos serão analisados pelo docente responsável pela disciplina, em conjunto com a Comissão Coordenadora do Curso. As atividades deverão envolver, preferencialmente, conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o curso.
Indicadores de avaliação da atividade
Serão consideradas informações quantitativas como número de participantes em cada grupo. Em relação à qualidade, ao final da atividade será aplicado um trabalho prático, para que se meça quanto cada participante aprendeu, e um formulário para que cada participante possa avaliar tanto o curso quanto os aplicadores do curso.

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