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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Computação e Matemática
 
Disciplina: 5953011 - Introdução à Programação Orientada a Objetos
Introduction to Object Oriented Programming

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Introduzir os conceitos da computação orientada a objetos e seus relacionamentos com as linguagens de programação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2523192 - Alessandra Alaniz Macedo
5501488 - Clever Ricardo Guareis de Farias
60683 - Evandro Eduardo Seron Ruiz
775843 - Joaquim Cezar Felipe
1164815 - José Augusto Baranauskas
1068703 - Luiz Otavio Murta Junior
2159540 - Renato Tinós
2369711 - Ricardo Zorzetto Nicoliello Vencio
3379565 - Zhao Liang
 
Programa Resumido
Conceitos de orientação a objetos: objetos, operações, mensagens, métodos e estados; Classes e seus tipos. Construtores e finalizadores. Polimorfismo. Abstrações, generalizações, super e subclasses e instanciações. Herança - simples e múltipla e suas consequências. Ocultamento. Agregações como listas, conjuntos e arranjos. Construtores e finalizadores dinâmicos. Aplicações dos conceitos utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos.
 
 
 
Programa
Conceitos de orientação a objetos: objetos, operações, mensagens, métodos e estados; Classes e seus tipos. Construtores e finalizadores. Polimorfismo. Abstrações, generalizações, super e subclasses e instanciações. Herança - simples e múltipla e suas consequências. Ocultamento. Agregações como listas, conjuntos e arranjos. Construtores e finalizadores dinâmicos. Aplicações dos conceitos utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas complementadas com exemplos e exercícios propostos.
Critério
Serão atribuídas notas a exercícios e/ou trabalhos práticos e provas. A nota final será calculada pela média ponderada dessas várias notas obtidas pelo aluno no decorrer do semestre.
Norma de Recuperação
Uma prova escrita dentro do prazo regimental. A nota da segunda avaliação será a média aritmética entre a nota da prova de recuperação e a nota final da primeira avaliação. O aluno será aprovado se obtiver nota na segunda avaliação igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
1. DEITEL, H. M.; DEITEL, P.J.: C++: Como Programar, Prentice-Hall, Quinta Edição, 2006. 2. DEITEL, H. M.; DEITEL, P.J.: Java: Como Programar, Prentice-Hall, Sexta Edição, 2005.
3. Object-oriented modeling and design /James Rumbaugh [et al.]. Englewood Cliffs, N.J. : Prentice Hall, 1991.
4. COX, B.J. Object-Oriented Programming, Addison Wesley, 1986. (Nacional: Makron 1991).
5. COX, B J, NOVOBILSKI, A J. Object-oriented programming 2nd edition. Reading: Addison Wesley, 1991.
6. ECKEL B.: Thinking in C++, Prenticel Hall, Segunda Edição, 2000. 
7. ECKEL B.: Thinking in Java, Prenticel Hall, Segunda Edição, 2000. 
8. SATIR G.; BROWN D.: C++: The Core Language, O'Reilly, 1995. 
9. STROUSTRUP B.: A Linguagem de Programação C++, Bookman, Porto Alegre, Terceira Edição, 1999. 
10. STROUSTRUP B.: An Overview of the C++ Programming language. Handbook of Object Technology. CRC Press, 1998.
11. BUDD T. introduction to object-oriented programming. Reading, Mass.: Addison-Wesley Pub. Co., 1991.
12. KAFURA D. Object-oriented software design and construction with Java. Prentice Hall, 1999
 

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