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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Computação e Matemática
 
Disciplina: 5953014 - Projeto de Software
Software Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Estudar e aplicar os conceitos de engenharia de sistemas computacionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2523192 - Alessandra Alaniz Macedo
5501488 - Clever Ricardo Guareis de Farias
60683 - Evandro Eduardo Seron Ruiz
 
Programa Resumido
Planejamento de Desenvolvimento de Software; Arquitetura de software; Engenharia de requisitos; Projeto Orientado a Objeto;
Padrões de Projeto; Padrões de Codificação e Implementação
 
 
 
Programa
Planejamento de Desenvolvimento de Software; Arquitetura de software; Engenharia de requisitos; Projeto Orientado a Objeto;
Padrões de Projeto; Padrões de Codificação e Implementação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas complementadas com exemplos e exercícios propostos dentro e fora de sala
Critério
Serão atribuídas notas a exercícios e/ou trabalhos práticos e provas. A nota final será calculada pela média ponderada dessas várias notas obtidas pelo aluno no decorrer do semestre.
Norma de Recuperação
Uma prova escrita dentro do prazo regimental. A nota da segunda avaliação será a média aritmética entre a nota da prova de recuperação e a nota final da primeira avaliação. O aluno será aprovado se obtiver nota na segunda avaliação igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
1. Kulak, D. and Guiney, E. Use Cases: Requirements in Context (2nd Edition). Addison-Wesley, 2003.
2. Lau, Y.-T. The Art of Objects: Object-Oriented Design and Architecture. Addison-Wesley, 2000.
3. Gamma, E., Helm, R., Johnson, R., Vlissides, J. Padrões de Projeto. Bookman, 2000.
4. Buschmann, F.,Meunier, R., Rohnert, H.,Sommerlad, P. and Stal, M. Pattern-Oriented Software Architecture Volume 1: A
System of Patterns. Wiley, 1996.
5. Metsker, S. J. Padrões de Projeto em Java. Bookman, 2004.
6. Larman, C. Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development
(3rd Edition). Prentice Hall, 2004.
7. Pressman, R. S. Engenharia de Software (6 Edição), McGraw-Hill, 2006.
8. Fowler, M. UML Distilled (3rd Edition), Addison-Wesley, 2003.
 

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