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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Computação e Matemática
 
Disciplina: 5954014 - Engenharia de Software
Software Engineering

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Propiciar conhecimento global do processo de desenvolvimento de software e mais especificamente, das várias etapas do ciclo de vida de software. Apresentar e utilizar técnicas aplicadas a cada fase deste ciclo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2523192 - Alessandra Alaniz Macedo
5501488 - Clever Ricardo Guareis de Farias
 
Programa Resumido
- Introdução a Engenharia de Software
- Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software
- Gerência de Projeto: Pessoas, Produto, Processo, Projeto e Métricas
- Análise de Sistemas
- Planejamento e Estimativas
- Análise de Requisitos 
- Casos de Uso, Diagrama de Sequência, Modelo Conceitual, Diagrama de Colaboração, Diagrama de Classes
- Projeto de Interfaces
- Web Engineering 
- Garantia de Qualidade de Software
- Gerenciamento de Configuração de Software 
- Técnicas de Teste de Software
 
 
 
Programa
1-	Introdução a Engenharia de Software: Definição, Histórico do Software, Crise do Software, Mitos e Problemas (E)
2-	Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software: Modelo Cascata, Prototipação, RAD, Modelo Incremental, Modelo Espiral, RUP, XP e Técnicas de 4a Geração (E)
3-	Gerência de Projeto: Pessoas (E)
4-	Gerência de Projeto: Produto, Processo e Projeto (E)
5-	Gerência de Projeto: Métricas (E)
6-	Análise de Sistemas (E)
7-	Planejamento e Estimativas (E)
8-	Planejamento: Gerência de Risco (E)
9-	Planejamento: Cronograma (E)
10-	Planejamento: Plano de Projeto (E)
11-	Engenharia de Sistema (E)
12-	Engenharia de Requisitos (E )
13-	Projeto de Software (E )
14-	Processo de Software  (E)
15-	Projeto de Interfaces (E)
16-	Engenharia da Web (C )
17-	Garantia de Qualidade de Software (E)
18-	Controle e garantia de qualidade de software (C) 
19-	Gerenciamento de Configuração de Software (E) 
20-	Técnicas de Teste de Software (E)
21-	Estratégias de Testes (E)
22-	Documentação (C )
23-	Manutenção (C )
24-	Reuso ( C)

Legenda: (E) Essencial e (C)  Complementar

A introdução da disciplina (conteúdos 1 e 2) são conceitos fundamentais para o processo de aquisição cognitiva de conhecimento e mudança de atitude em relação a desenvolvimento de software, uma vez que o aluno verifica o cenário histórico, as motivações, as vantagens e as iniciativas inicias para a criação da de um processo sistematizado e controlado de desenvolvimento de software, denominado Engenharia de Software.
 
Os conceitos de gerência (conteúdos 3 a 5) são fundamentais para o aluno entender (cognitivo) o funcionamento de uma empresa de software e verificar atitudes em diferentes papéis dessa empresa.
Esses conceitos de gerência são complementados com os conteúdos 6 a 12 apresentados de forma sucinta, visto que podem se desmembrar em novas disciplinas ou até mesmo áreas: análise de sistema, planejamento de software e engenharia de requisitos.

Os conceitos básicos dos conteúdos de 13, 14,15, 17, 19 20 e 21 são apresentados para aquisição do aluno (cognitivo), porém enfatiza-se o desenvolvimento de procedimentos que sustentam esses conceitos.  

Os conteúdos de 16, 18, 22, 23 e 24 são brevemente apresentados para que o aluno adquira (cognitivo) idéias básicas de cada um desses pontos conceituais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas complementadas com exemplos e exercícios propostos.
Critério
Serão atribuídas notas a provas e a exercícios e/ou trabalhos práticos. A nota final será determinada pela composição das várias notas obtidas pelo aluno no decorrer do semestre, de acordo com critérios estabelecidos pelo docente ministrante, o qual deverá dar ciência aos discentes sobre estes critérios no início do semestre.
Norma de Recuperação
Uma prova escrita dentro do prazo regimental. A nota da segunda avaliação será a média aritmética entre a nota da prova de recuperação e a nota final da primeira avaliação. O aluno será aprovado se obtiver nota na segunda avaliação igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
1.	PRESSMAN, R.; MAXIM, B. Software Engineering: A Practitioner’s Approach. 8th edition.McGraw - Hill, 2014.
2.	SOMMERVILLE, I. Software Engineering, Pearson, 2015.
3.	WAZLAWICK, R. S. Engenharia de software: teoria e prática.  Campus, 2013.
4.	LARMAN, C.; SALVADOR, L.M.A; Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientado a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.
5.	Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK), V3, IEEE, 2014.
6.	MPS.BR.  Melhoria  de  Processos  do  Software Brasileiro. Disponível em http://www.softex.br/mpsbr/ (acesso em 29/05/2020) 
 

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