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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Computação e Matemática
 
Disciplina: 5955028 - Engenharia de Software
Software Engineering

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Propiciar um conhecimento global do processo de desenvolvimento de software e mais especificamente, das várias etapas do ciclo de vida de software. Apresentar e utilizar técnicas que aplicadas a cada fase deste ciclo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2523192 - Alessandra Alaniz Macedo
5501488 - Clever Ricardo Guareis de Farias
 
Programa Resumido
- Introdução a Engenharia de Software
- Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software
- Gerência de Projeto: Pessoas, Produto, Processo, Projeto e Métricas
- Análise de Sistemas
- Planejamento e Estimativas
- Análise de Requisitos
- Casos de Uso, Diagrama de Sequência, Modelo Conceitual, Diagrama de Colaboração, Diagrama de Classes
- Projeto de Interfaces
- Web Engeneering
- Garantia de Qualidade de Software
- Gerenciamento de Configuração de Software
- Técnicas de Teste de Software
 
 
 
Programa
1- Introdução a Engenharia de Software: Definição, Histórico do Software, Crise do Software, Mitos e Problemas (E)
2- Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software: Modelo Cascata, Prototipação, RAD, Modelo Incremental, Modelo
Espiral, RUP, XP e Técnicas de 4a Geração (E)
3- Gerência de Projeto: Pessoas (E)
4- Gerência de Projeto: Produto, Processo e Projeto (E)
5- Gerência de Projeto: Métricas (E)
6- Análise de Sistemas (E)
7- Planejamento e Estimativas (E)
8- Planejamento: Gerência de Risco (E)
9- Planejamento: Cronograma (E)
10- Planejamento: Plano de Projeto (E)
11- Engenharia de Sistema (E)
12- Engenharia de Requisitos (E )
13- Projeto de Software (E )
14- Processo de Software (E)
15- Projeto de Interfaces (E)
16- Engenharia da Web (C )
17- Garantia de Qualidade de Software (E)
18- Controle e garantia de qualidade de software (C)
19- Gerenciamento de Configuração de Software (E)
20- Técnicas de Teste de Software (E)
21- Estratégias de Testes (E)
22- Documentação (C )
23- Manutenção (C )
24- Reuso ( C)
Legenda: (E) Essencial e (C) Complementar
A introdução da disciplina (conteúdos 1 e 2) são conceitos fundamentais para o processo de aquisição cognitiva de conhecimento e mudança de atitude em relação a desenvolvimento de software, uma vez que o aluno verifica o cenário histórico, as motivações, as vantagens e as iniciativas inicias para a criação da de um processo sistematizado e controlado de desenvolvimento de software, denominado Engenharia de Software.
Os conceitos de gerência (conteúdos 3 a 5) são fundamentais para o aluno entender (cognitivo) o funcionamento de uma empresa de software e verificar atitudes em diferentes papéis dessa empresa.
Esses conceitos de gerência são complementados com os conteúdos 6 a 12 apresentados de forma sucinta, visto que podem se desmembrar em novas disciplinas ou até mesmo áreas: análise de sistema, planejamento de software e engenharia de requisitos.
Os conceitos básicos dos conteúdos de 13, 14,15, 17, 19 20 e 21 são apresentados para aquisição do aluno (cognitivo), porém enfatiza-se o desenvolvimento de procedimentos que sustentam esses conceitos.
Os conteúdos de 16, 18, 22, 23 e 24 são brevemente apresentados para que o aluno adquira (cognitivo) idéias básicas de cada um desses pontos conceituais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas complementadas com exemplos e exercícios propostos.
Critério
Serão atribuídas notas a exercícios e/ou trabalhos práticos e provas. A nota final será calculada pela média ponderada dessas várias notas obtidas pelo aluno no decorrer do semestre.
Norma de Recuperação
Uma prova escrita dentro do prazo regimental. A nota da segunda avaliação será a média aritmética entre a nota da prova de recuperação e a nota final da primeira avaliação. O aluno será aprovado se obtiver nota na segunda avaliação igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
PRESMAN, R.S. Engenharia de Software. 6ª Edição, Editora McGraw-Hill, 2004. LARMAN, C.; SALVADOR, L.M.A; Utilizando
UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientado a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.PFLEEGER, S.L.
Engenharia de Software, 2003. SOMMERVILLE, I.; Software Engineering, Addison-Wesley, 2003.VON MAYRHAUSER, A.;
Software Engineering: Methods and Management, Academic Press, 1990. GHEZZI, C.; JAZAYERI, M.; MANDRIOLI, D.
Fundamentals of Software Engineering, Prentice Hall, 1991. PRESSMAN, R.S. Engenharia de Software, Makron Books, 2000.
RUMBAUGH, J.; JACOBSON, I.; BOOCH, G.; The Unified Modeling Language Reference Manual, Addison-Wesley Publishing
Company, 1999. CONALLEN, J.; Building Web Applications with UML, Addison-Wesley, 1999.FOWLER, M.; SCOTT, K.; UML
Essencial, Bookman, 2000.FAIRLEY, R E. Software engineering concepts. McGraw-Hill 1987.
 

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